Tuzi, da Lua, diz: câmbio! Ainda tenho coisinhas para contar, algum gafanhoto continua na escuta?

Olá, jovens gafanhotos! Bem-vindos à Retrospectiva Usagi 2020! Este é o jeitinho de esta coelha comemorar o primeiro fim de ano aqui na J-Hero com vocês! Vamos ter uma lista especial com todas as matérias do Tsuki no Usagi separadas por regiões, então, caso vocês tenham perdido algum tema durante este 2020 tortuoso, este é o lugar certo para ler ou relembrar!

Sudeste Asiático

Laos

Phaya Naga: a proteção que vem das águas — Reinante do Rio Mekong, as vezes o Rei Naga pode ser um tantinho assustador!

Tailândia

Phra Aphai Mani: o incrível poema épico tailandês! — O poema épico que se tornou mitologia e encanta o imaginário dos mares da Tailândia!

Nang Mai: as senhoras das árvores — Ninfas tailandesas com a capacidade de julgar o coração de um mortal!

Vietnã

Vietnã: ascendência divina — O mito de origem do povo vietnamita! Filhos de um dragão e uma fada, e netos de deuses!

Leste Asiático

Mongólia

Mitologia mongol: o xamanismo e a divindade do fogo — A crença antiga de um povo que tem o fogo como algo sagrado!

Japão

O Céu e a Terra: os deuses da criação — Izanagi e Izanami e a criação das ilhas japonesas. Um dos mitos de origem mais conhecidos do Japão!

Ushi-Oni: o demônio guardião do folclore japonês — nem só de maldade este guardião é formado, por isso não julgue um yōkai pela cara!

Shintō: o conceito de Kami — Divindades que podem representar desde as coisas simples até as mais incríveis!

Maneki Neko: desejos de boa sorte! — Como um presente de Natal e desejos de um ano novo melhor para todos nós, aqui está uma matéria para lá de fofa e sortuda!

China

Porque tudo deve ter um início, de algum modo, em algum lugar:

A cultura milenar das mitologias no leste asiático: um olhar sobre o encontro de crenças ancestrais e filosofias — Um apanhado de ideias que nos faz questionar se existe alguma explicação para como toda mitologia asiática que conhecemos se formou.

Mitologia e taoísmo: espiritualismo, cultura e ciência em uma única filosofia — Aprendemos um pouco mais sobre o taoísmo e as raízes mitológicas dessa filosofia.

Divindades taoístas: os três puros — Nosso primeiro encontro com o panteão taoísta! Fúxī, Nǚwā e Shénnóng, as personificações dos céus!

Imperador Amarelo: o pai da nação chinesa — Algumas curiosidades sobre a divindade que uniu o povo chinês!

Panteão Chinês: O Imperador de Jade — Yù Huáng! A divindade soberana e líder do panteão chinês desde suas crenças antigas.

Jornada ao Oeste, parte 1: o caminho de um monge — A primeira parte de uma incrível aventura sobre um dos contos que mais influencia o imaginário asiático!

Jornada ao Oeste, parte 2: mídias influenciadas — Dos melhores contos vem as melhores criações! Todavia, além de Dragon Ball, o que mais podemos encontrar inspirado neste conto?

Qílín e Xièzhì: A Benevolência e A Justiça (parte 1) — Um especial sobre os seres mais incríveis da mitologia asiática! Trazendo curiosidades sobre o Qílín nessa primeira parte!

Qílín e Xièzhì: A Benevolência e A Justiça (parte 2) — Nesta segunda parte, descobrimos algumas coisas a mais sobre o Xièzhì e como ele se tornou o símbolo da justiça no leste asiático.

Qīxì: O Boiadeiro, A Tecelã e a Via Láctea que os separa — Sendo um dos quatro grandes contos do folclore chinês, Qīxì é um romance que estendeu suas raízes por toda a Ásia.

Bái Suzhēn e o conto da Cobra Branca: Parte 1 — Outro dos quatro grandes contos folclóricos da China, apreciem a primeira parte de A Lenda da Cobra Branca!

Bái Suzhēn e o conto da Cobra Branca: Parte 2 — Com reviravoltas que só uma boa história poderia ter, aqui está a segunda parte deste maravilhoso conto!

Yāoguài: um ancestral yōkai — Não importa a cultura, yōkai são assustadores em todas elas!

Leste e Sudeste Asiático em geral

Apesar de uma origem determinada, em sua maioria na China, aqui estão os mitos que são encontrados por todo leste e sudeste asiático!

O fio vermelho que une destinos — Seja no mindinho, no tornozelo ou no pulso esquerdo, na Ásia o fio vermelho terá sempre o mesmo significado: unir duas pessoas além da vida!

Astromitos, parte 1: A astrologia asiática — Astronomia e filosofia, a união que deu origem à astrologia do leste e sudeste asiático.

Astromitos, parte 2: Tigre Branco e Dragão Azul — Do Leste ao Oeste, a dominância do dragão e do tigre sobre a mitologia do céu asiático.

Astromitos, parte 3: a Tartaruga Negra e o Pássaro Vermelho — Os dois últimos deuses celestes: a Tartaruga-Serpente e o Pássaro Vermelho.

Astromitos: o horóscopo chinês — Desvendamos a tal misteriosa ligação da astronomia chinesa com o horóscopo chinês.

As nuances do zodíaco chinês — Um horóscopo singular, com aspectos diferentes do que é conhecido no Ocidente.

O conto dos doze animais do zodíaco chinês — Descobrimos aqui, qual a maneira certa de atravessar a correnteza de um rio ao ser convidado por um deus.

Feliz por ter produzido tanto!

Tuzi, da Lua, diz: Então, é isso, jovens gafanhotos! Obrigada por passarem este ano comigo e com a J-Hero! Nos vemos ano que vem, mas, como de sempre: naveguem pelas outras colunas do site, e não se esqueçam de acompanhar a programação da Rádio J-Hero! Esta que é sempre do seu jeito, do seu gosto!