Tuzi, da Lua, diz: Olá, jovens gafanhotos! Hoje esta coelha foi instruída a perguntar: vamos falar sobre mongóis?! Nossa aventura sobre as mitologias da Ásia oriental nos leva para o extremo norte do leste asiático: a Mongólia! Vamos descobrir um pouco mais sobre esse país de cultura singular e mitologia incrível!

As crenças das estepes até o deserto

Um país de estepes extensas tendo ao norte a Sibéria, ao sul o deserto de Gobi e depois a China, a Mongólia, desde seus primeiros povos, tem uma população de nômades e seminômades.

Todavia, assim como a China, também foi ocupada por dinastias e impérios, até unirem-se em um povo único, sobre a liderança de Genghis Khan.

Por volta do século XVI e XVII, o budismo tibetano fez sua entrada e também teve sua filosofia e crença assimilada. Dessa forma, foi criada uma vertente ao mesclar a cultura e crença original com a prática e filosofia budista.

Hoje em dia, o budismo adaptado à cultura mongol é a religião prevalente. Em seguida, há os abstinentes de religião, então o xamanismo tradicional e depois uma porcentagem muito baixa de religiões cristãs.

Xamanismo mongol

A princípio, os povos antigos nômades tiveram muita influência de outros povos com os quais tinham contato a medida que mudavam seu território. Dentre essas influências estão os turcos.

Sendo assim, muito da mitologia, crença e cultura foi trocada entre essas interações e assimiladas de cada lado. Por conta disso, os povos mongóis desenvolveram sua própria crença religiosa, conhecida hoje em dia como xamanismo mongol.

xamã mongol

Primeiramente, dentre as divindades mais cultuadas e conhecidas, está a do fogo: Ut İyäse. Romanizado para Od iyesi, Ut İyäse é uma divindade elemental do fogo.

Para os povos mongóis em geral, mas principalmente para os nômades, o fogo tem uma importância mística muito grande. Por conta disso, este elemento primordial pode ser personificado em outras divindades xamânicas.

Uma dessas divindades é Ot Ene, conhecida como a deusa “mãe do fogo” ou “rainha do fogo”, assim como também é considerada a deusa do casamento, das uniões, do lar, e da lareira ou fogueira. E, mesmo sendo a personificação feminina do elemental Ut İyäse, também é considerada filha de Yer Tanrı, a deusa da criação, da terra e da fertilidade.

Ot Ene

Além disso, os animais também têm um destaque importante na crença antiga e no xamanismo mongol. Dentre os animais mais cultuados estão os lobos, cavalos, carneiros e dragões.

Tuzi, da Lua, diz: E por hoje é só, jovens gafanhotos! Espero que tenham curtido! Em breve estarei de volta; por agora, busquem conhecimento e entretenimento através das outras matérias da J-Hero! Portanto, não se esqueçam de acompanhar a programação da Rádio J-Hero, esta que é sempre do seu jeito, do seu gosto!