História

Como a Rádio J-Hero foi fundada e como chegou ao que é hoje?

Em meados de 2004 e 2005, um jovem de 16 anos chamado Rubens Junior era o que poderíamos chamar de otaku, baixando e assistindo animes por horas e horas. Virou fã de músicas japonesas por causa das aberturas e encerramentos dos animes.

Certo dia, Rubens conheceu uma antiga web-rádio em um dos sites que frequentava. A rádio tocava músicas de animes, o que de imediato cativou a atenção do jovem, tornando-se assim ouvinte e fã da mesma. Rubens quis fazer parte da equipe daquela web-rádio e rapidamente se inscreveu para uma das vagas de locutor.

Dentro de certo tempo, seu pedido foi aceito e Rubens entrou para a equipe passando a ser conhecido pelo nickname de Kisuke (referencia ao personagem Kisuke UraharaLink externo, de BleachLink externo).

Kisuke iniciou seu treinamento para locutor e realizou seu objetivo, mas infelizmente, poucas semanas após integrar a equipe e iniciar seus treinamentos, aquela web-rádio passou por uma fase turbulenta e chegou a fechar as portas. Ele ficou arrasado de saber que a web-rádio havia sido fechada por motivos de brigas.

Em meados de 2005 e 2006, Kisuke começou a sonhar em criar uma web-rádio e chamá-la de Japan Fire. Como não tinha nenhum conhecimento nem ajuda, ele nunca conseguiu dar início ao projeto e acabou desistindo.

A criação da Rádio Japan Extreme

Em 2007, Kisuke passou a frequentar o chat de uma web-rádio concorrente. No bate-papo, fez amizade com duas pessoas: seus nicknames eram PH e Shiro, amigos que também compartilhavam do mesmo sonho, o de montar uma web-rádio própria.

Depois de pensarem muito a respeito, em 2007, os três amigos se uniram e fundaram a Rádio Japan Extreme, marcando o início de um grande projeto que conseguiu unir uma equipe de mais de 20 pessoas.

Por não terem a experiência necessária, a Japan Extreme nunca ultrapassou a barreira do amadorismo. Sempre surgiam problemas, e a união dos três amigos se desfez até que Kisuke foi o único deles a continuar com o projeto.

O Nascimento da Rádio J-Hero

Por se ver sozinho na administração e ter uma equipe em formação, Kisuke decidiu reestruturar a organização, desta vez com mais conhecimento e experiência. Então, decidiu dar um novo nome à Japan Extreme.

Na época, Kisuke era fã do anime NarutoLink externoe, ao assistir o episódio 19 do anime (em que o personagem Naruto é reconhecido como herói ao final), teve a inspiração: em sua cabeça vieram as palavras “herói japonês”.

Assim, Kisuke renomeou a até então Japan Extreme para J-Hero (abreviatura para Japan Hero). Uma semana depois de escolher o novo nome, isto é, em 13 de novembro de 2008, ele registrou o domínio radiojhero.com, dando origem á Rádio J-Hero, com o slogan “A sua rádio de j-music”.

Na primeira formação da Rádio J-Hero, a equipe era constituída por alguns dos seguintes membros: Sayuri, Chocolove, Nah, Tomoyo, Mario-kun, Coragem, Aka-chan, Azulão, Sagui, Le sete, Shadow, Alface, D6, Drixy, Haru, Nanda, dentre outros (desculpas por não lembrarmos de todos).

A primeira logomarca da Rádio J-Hero foi criada pela designer Sayuri:

Primeira logomarca Rádio J-Hero
Logomarca Rádio J-Hero, de 2008 a 2010.

O início foi bem simples, com poucos ouvintes e pouca divulgação, pois a rádio, por ser nova, não era conhecida.

A parceria entre Kisuke e Lexus

Devido a conflitos na equipe, a Rádio J-Hero quase faliu no inicio de 2010. Vários membros haviam deixado a equipe, trazendo um dos piores momentos desde a sua fundação.

Sem esperanças de como resolver a questão, Kisuke propôs uma sociedade ao seu amigo Lexus (Duane Mafra), amigo que havia sido da equipe J-Hero no ano de 2009.

Lexus aceita o convite, dando início a uma nova estrutura para a J-Hero. Novas formas de gerenciamento e novas ferramentas de TI são adotadas; regras, normas e planejamentos são criados; tudo sob uma nova administração, focando na eficiência e na comunicação interna.

Uma nova logomarca é criada, com o novo (e atual) slogan: “Do seu Jeito, Do seu Gosto!”

Segunda logomarca Rádio J-Hero
Logomarca Rádio J-Hero, de 2010 a 2013.

Dos membros antigos, apenas Coragem (Victor Bravo) permaneceu. Por decisão de Lexus e Kisuke, ele assume o posto de administrador de recrutamento, tornando-se um grande aliado para o recomeço.

Em 29 de abril de 2010, Lexus e Coragem iniciam o novo recrutamento de locutores. Os primeiros a integrarem a equipe foram: Vash, Gaby-chan, Yenky-kun, Pikachull, Kazuki, Garug, Hypnos, Cherry-Misa, Ryu, Tsuna, dentre outros…

Kisuke se desliga, Lexus assume a Rádio J-Hero

No final de 2011, Kisuke passou por sérios problemas pessoais, tomando a difícil decisão de abandonar a Rádio J-Hero. Foi doloroso desistir de sua obra, deixar tudo para trás, mas ele sabia que, deixando toda a responsabilidade nas mãos de Lexus, a obra seria mantida sob um bom gerenciamento.

Em 2013, a J-Hero mudou de imagem e passou a adotar sua terceira logomarca, que, com muito trabalho, projetou uma grande evolução na existência da Rádio J-Hero até os tempos atuais.

Terceira logomarca Rádio J-Hero
Logomarca Rádio J-Hero, de 2013 a 2018.

Primeira década de J-Hero

Em novembro de 2018, a Rádio J-Hero completa sua primeira década de existência. Em comemoração, o site e a logomarca passam por nova reformulação, ficando mais leves e modernos. O site, pela primeira vez, passa a ter experiência sob medida para celulares, tablets e outros dispositivos da era pós-PC. 「AMF」, conhecido de outras web-rádios, contribuiu significativamente com esse processo.

Pessoas Importantes para nossa História

Alguns que deixaram e outros que ainda deixam seus nomes marcados na história da Rádio J-Hero são: Well, Aru, Eduino, Kotaro, Musa-sama, Yuri-kun, Roberto-kun, Milla-chan, Midnight, Kenpachi, Nah, Gzin-kun, Ash, Teruko, Mury-chan, Perdiido, Aranha, Rabbit, Diva-chan, Maxx, dentre outros…

Pessoas que valem lembrar: Nagatoo, Loki, Tatsumi, Felipe-kun, Ahri, Kel, Myrmidon, Ammon, Luc, Nanda-chan, Caio Yukki, Suko, Leon Fox, Urahara, Maka, Argonaut, Lex-kun, Ichi-Nii, Soul, Nakay, Yagami, Miu-chan, Map, Dini-Chan, Janelas, dentre outros que fizeram e ainda fazem parte…

A Rádio J-Hero agradece a todos que fizeram e fazem parte desta história!

Mesmo aqueles que não foram citados contribuíram direta ou indiretamente para a existência deste grande projeto na web. Infelizmente existem aqueles que saíram pela porta dos fundos, mas que saibam, mesmo com alguma reclamação, que agradecemos pelas horas, dias, semanas, meses e anos em que acreditaram na existência desta instituição.

Nostalgia

Voltar ao topo