Tuzi, da Lua, diz: Olá, jovens gafanhotos! A Coelha está de volta para falar sobre criaturas legais do folclore tailandês: as senhoras das árvores, Nang Mai!

Senhoras das árvores

Nang Mai são criaturas originárias do folclore tailandês. Podem ser classificadas como espírito ou fantasmas, pois a crença nestes seres é muito grande na Tailândia. Todavia, também são conhecidas como uma espécie de fadas — neste caso, ninfas — por sua conexão com as florestas e zonas selvagens.

Nang Mai são criaturas protetoras do meio-ambiente. Sendo assim, é considerado desrespeito cortar as árvores nas quais elas podem estar residindo. Por conta disso, oferendas e preces são oferecidas a estes seres para que eles permitam o corte e derrubada dessas árvores.

Sendo seres que estão conectados a espécies específicas de árvores, cada Nang Mai pode apresentar uma característica física própria, assim como uma personalidade ligada a árvore.

Como forma de demonstrar respeito por esses seres, fitas de seda coloridas são amarradas aos galhos ou troncos. Dessa forma, as fitas servem de alerta para outras pessoas que ali habitam Nang Mai.

Poucas Nang Mai têm um templo dedicado a elas, mas alguns existem espalhados pela Tailândia, assim como no Laos e no Camboja. Entretanto, doces, incensos e flores são comumente oferecidos a elas sob os pés de suas árvores ou troncos cortados como forma de respeito ou pedido de proteção.

Dentro da mitologia tailandesa, as Nang Mai mais conhecidas são: Nang Tani e Nang Ta-Khian.

Senhora das bananeiras selvagens

Nang Tani — em tradução direta: Senhora da Bananeira — é um espírito, ou ninfa, que reside nas bananeiras selvagens da Tailândia, do Laos e do Camboja.

É caracterizada como uma jovem usando roupas tradicionais tailandesas na cor verde. Nang Tani é retratada muitas vezes como uma bela jovem com cabelos negros e de personalidade gentil e brincalhona.

Ela tanto pode ajudar viajantes ou pessoas perdidas quanto confundi-las por diversão. Para com monges, ela se mostra sempre gentil, podendo oferecer a eles comida e até mesmo os protegendo em suas peregrinações.

Outra característica dela muito presente em seus contos é seu enfado em relação a homens. Principalmente os hostis a mulheres. Nang Tani muitas vezes é retratada como uma protetora de pessoas que têm uma personalidade parecida com a sua. Por conta disso, amuletos de proteção que se referem a ela são usados como forma de presentes.

Senhora das Hopea odorata

Nang Ta-Khian — em tradução direta: Senhora da Hopea odorata ou Ta-Khian — é um espírito, ou ninfa, que reside nas árvores da espécie Hopea odorata da Tailândia, do Laos, do Vietnã e do Camboja.

Esta árvore é encontrada em Bangladesh, Camboja, Índia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã. Ameaçada de extinção, pode atingir até 45 metros de altura, e sua madeira é muito valorizada para construção de casas e templos.

Assim como Nang Tani, Nang Ta-Khian também leva características da árvore que protege em sua personalidade. Se mostra um ser sábio de personalidade serena, capaz de julgar e punir pessoas imorais ou com más intenções.

Caracterizada como uma bela jovem de olhos e cabelos escuros, suas vestimentas também são a tradicional tailandesa, as cores variando entre o vermelho e o marrom.

A árvore na qual habita é muito desejada para construções. Caso ela seja derrubada sem sua permissão, Nang Ta-Khian será capaz de seguir a madeira. Ela irá assombrar a casa ou objeto no qual sua árvore se transformou.

Por conta disso, cerimônias realizadas por monges são feitas antes de derrubá-las, pois assim como Nang Tani, Nang Ta-Khian têm apreço pelos monges e atendem seus pedidos.

Cultura popular

Assim como diversas outras crenças do folclore e mitologia tailandesa, Nang Mai também foram temas de filmes de terror. Há diversas filmagens, entre curtas e longa-metrages, assim como doramas e animações com essa temática.

Tanto nos contos orais, de pequenos povoados, quanto os escritos, como em novels, Nang Mai podem ser retratadas como espíritos assustadores e vingativos.

Tuzi, da Lua, diz: E por hoje é só, jovens gafanhotos! Em breve estarei de volta, mas por agora, aventurem-se nas matérias novas da J-Hero! E fiquem ligados na programação da Rádio J-Hero, essa que é sempre do seu jeito, do seu gosto!