Recentemente e pegando muita gente de surpresa, a Riot Games, desenvolvedora do League of Legends e demais jogos revelou seu novo campeão, Aphelios.

Aphelios já teve sua história revelada pela empresa, sua posição dentro do jogo como atirador e, agora, também suas habilidades e um pouco das mecânicas com ele no jogo, que são totalmente diferentes do que é visto hoje dentro de League of Legends.

Splash art de Aphelios

Dentro do jogo, Aphelios é um atirador com cinco armas diferentes que podem ser usadas e trocadas todas as vezes que quiser ao decorrer da partida. Cada arma faz totalmente as habilidades e a funcionalidade de Aphelios mudarem dentro de jogo; vamos começar explicando como vão funcionar as habilidades dele e depois as armas

Aphelios tem apenas três botões: Q, W e R. W alterna entre a arma principal e a secundária, dando a ele duas habilidades em uma só. Quer dizer, mais ou menos.

Cada uma das cinco armas do Aphelios tem sua própria habilidade Q na função de arma principal. Cada Q aplica ataques adicionais e efeitos com base na arma secundária. Os cinco Qs custam mana, munição e têm seu próprio Tempo de Recarga (por exemplo, você pode usar o Q, trocar de arma, e usar outro Q logo em seguida). Aphelios aprende o Q automaticamente no nível 2 e a habilidade vai se tornando cada vez mais forte ao longo da partida. Veremos o que cada Q faz na seção sobre armas abaixo.

Armas de Aphelios

A ultimate do Aphelios, Vigília do Plenilúnio, lança uma bomba lunar que explode no primeiro inimigo atingido e causa dano aos inimigos ao redor. Depois, Aphelios utiliza ataques básicos fortalecidos da arma principal contra todos os inimigos atingidos pela explosão. Ele aprende o R no nível 6 e sobe o R de nível nos níveis 11 e 16 (e tudo isso de forma automática!). Enfim, vamos às armas!

1. Calibrum, o Rifle

A Calibrum é uma arma para incomodar e causar dano a distância com seus ataques básicos de longo alcance.

Quando habilidades causam dano com Calibrum, elas marcam os inimigos atingidos. Aphelios pode clicar com o botão direito em inimigos marcados em qualquer lugar do mapa para desferir um ataque básico com sua arma secundária (ou a arma que não seja Calibrum, caso ele troque para a arma secundária antes do disparo). Esse ataque detona outras marcas próximas para causar dano adicional aos alvos marcados.

Q da Calibrum: Disparo Lunar

Faz um disparo de precisão que causa dano à primeira unidade atingida, marcando-a.

Efeito da Calibrum para Vigília do Plenilúnio

Ataques após Vigília do Plenilúnio marcam todos os inimigos atingidos. Essas marcas causam um dano ainda maior quando consumidas.

2. Severum, a Pistola-Foice

A Severum é uma arma de sustentação que cura Aphelios em uma proporção do dano causado. A sobrecura da Severum é convertida em um pequeno escudo.

Q da Severum: Chacina

Recebe Velocidade de Movimento e dispara rapidamente com a arma principal e a secundária no inimigo mais próximo, priorizando Campeões. Os disparos de Chacina são como ataques básicos, mas causam dano reduzido.

Efeito da Severum para Vigília do Plenilúnio

Vigília do Plenilúnio concede cura fixa a Aphelios.

3. Gravitum, o Canhão

A Gravitum é uma arma de utilidade que aplica uma redução de velocidade com decaimento aos inimigos.

Q da Gravitum: Eclipse

Causa dano e enraíza todos os inimigos no mapa que estiverem afetados pela redução de velocidade do Gravitum. Eclipse não utiliza a arma secundária do Aphelios.

Efeito do Gravitum para Vigília do Plenilúnio

Os ataques após Vigília do Plenilúnio aplicam uma redução de velocidade drasticamente aumentada.

4. Infernum, o Lança-Chamas

Infernum é uma arma para dano em área de ação/limpeza de tropas. Ela aumenta o dano das habilidades e dos ataques básicos, além de causar dano em forma de cone atrás dos inimigos atingidos.

Q da Infernum: Onda Sombria

Lança uma onda de chamas, causando dano aos inimigos. Depois, desfere ataques básicos em todos os inimigos atingidos com sua arma secundária.

Efeito da Infernum para Vigília do Plenilúnio

Os ataques após Vigília do Plenilúnio criam círculos que causam dano ao redor dos inimigos atingidos em vez de cones atrás deles.

5. Crescendum, o Chakram

Crescendum é uma arma de DPS de curto alcance que se comporta como um bumerangue. Quando Aphelios desfere ataques básicos com Crescendum, ele não pode atacar novamente até que a arma volte para ele, momento no qual seu ataque básico é redefinido. A Velocidade de Ataque aumenta a velocidade de deslocamento do Crescendum. Quanto mais perto Aphelios estiver de seu alvo, menor será a distância que Crescendum terá que percorrer e mais rápido Aphelios poderá atacar novamente.

Quando suas habilidades ou seus ataques subsequentes causam dano com Crescendum, criam cópias temporárias da arma para cada inimigo atingido, aumentando a força do ataque básico do Crescendum.

Q do Crescendum: Atalaia

Posiciona uma torre que atira no alvo mais próximo com sua arma secundária.

Efeito do Crescendum para Vigília do Plenilúnio

Se Vigília do Plenilúnio atingir menos de três inimigos, seus ataques após a habilidade ainda aumentam o dano dos ataques básicos de Crescendum como se tivesse atingido pelo menos três inimigos.


Subir de nível com o Aphelios também agora é totalmente novo, já que Aphelios aprende o Q e o R automaticamente. Ele usa os 18 pontos por subir de nível em atributos e não nas habilidades:

  • Dano de Ataque;
  • Velocidade de Ataque;
  • Penetração de Armadura adicional.

Aphelios também contará com uma interface dentro de jogo feita somente para ele, já que tem muita coisa para se ficar de olho enquanto joga como ele.

Não entendeu muita coisa? Vamos explicar o que cada coisa faz nessa nova interface, já que Aphelios só tem três habilidades.

  1. Passiva, explicando as armas e avanços de nível do Aphelios. A dica flutuante é tão longa quanto este artigo
  2. Arma principal do Aphelios e quantidade de munição restante
  3. Q
  4. Arma secundária do Aphelios e quantidade de munição restante. Se o Q estiver em Tempo de Recarga, o ícone também indicará o Tempo de Recarga restante
  5. A próxima arma que virá quando uma delas ficar sem munição.
  6. R

Além disso, se a arma principal estiver com dez munições ou menos, um contador de munição aparecerá do lado direito da tela para indicar quantos disparos ainda restam.

Enfim espero que tenham gostado do Aphelios! Para jogadores inicantes em League of Legends, o Aphelios vai ser um Campeão difícil de se aprender por motivos de sua mecânica de saber qual arma usar no momento certo. Lembrando que o Aphelios com as Armas dos Devotos chega a Summoner’s Rift no patch 9.24.

Bom, pessoal, espero que tenham gostado da matéria! Por hoje é só, e agradeço ao Alastair por ter me cedido este espaço para falar dessa novidade dentro desse jogo que muitos gostam. Abraços!


E aí, gostou da matéria? Quer escrever? Então se inscreva para ser um redator da Rádio J-Hero: acesse a página Trabalhe Conosco e se inscreva para redator. Estamos esperando sua ficha! =D