Hoje, dia 14 de fevereiro, é comemorado o Dia de São Valentim (Dia dos Namorados), sendo uma tradição de muitos países. Como já falamos anteriormente sobre as origens da data e já temos postagens mostrando como a mesma é comemorada no Japão e na Coreia, hoje eu resolvi trazer como A Terra dos Sorrisos (Tailândia) comemora essa data, então nosso trem hoje embarca nessa aventura!

De certo modo, o Dia de São Valentim na Tailândia parece muito familiar aos moldes dos Estados Unidos e da Europa, mas em uma escala de celebração e importância bem maior. Corações costumam ocupar os espaços públicos e vitrines de lojas. Muitas pessoas vão pela manhã, cedinho, para o distrito de Bang Rak, em Bangkok – que significa povoado do amor em tailândes – para obter certidões de casamento. As autoridades municipais tailandesas tiveram que criar um cartório temporário em um hotel para celebrar os casamentos, já que os pedidos eram tantos, que não poderiam ser atendidos nos pequenos cartórios oficiais.

Nessa época, os casais reservam tempo para comerem juntos uma deliciosa refeição em um belo cenário, e as empresas locais transformam as paisagens, colocando decorações em forma de coração para celebrar o dia O destaque vai para a região de Trang, que é muito conhecida pelas suas ilhas e praias paradisíacas – e quase sem a presença de turistas internacionais.

Todos os anos, a Trang oferece um serviço de casamento realizado inteiramente debaixo d’água com equipamentos de mergulho, mas com todos os enfeites! E não para por aí! Para os que preferem as montanhas, um resort perto de Pachinburi apresenta um cenário bucólico, como na imagem logo mais. Em Khon Kaen, uma grande cidade no nordeste da Tailândia, a polícia montou postos de controle para impedir motoristas que infringem a lei de carros e motocicletas: o detalhe é que, em vez de bilhetes ou avisos de multa, os infratores recebem rosas, e quem anda de moto sem capacete recebe um capacete grátis.

A cultura da Tailândia, que em geral é mais conservadora, se choca com a mentalidade mais aberta de sua capital, Bangkok: muitos adolescentes na capital comemoram o dia “perdendo” a virgindade. As autoridades tentam reprimir essa prática nos últimos anos, à medida que os problemas sociais vão se acumulando: taxas explosivas de transmissão da AIDS e gravidez de menores de idade. Apesar disso, as tradições ocidentais do Dia de São Valentim misturaram-se com as tradições e contrastes culturais do País e continuam sendo uma alegre celebração da vida, afeição e amor duradouro.