Neear, faaar, wherever you aree

I beliiieve that the heart does go oooonnn” ♫♪ ops não é isso…

Mas as pessoas apaixonadas sabem bem o que eu estou falando. Semana passada no dia 12 (mais precisamente na sexta-feira!) foi comemorado o dia dos namorados aqui nas terras tupiniquins.

Bom, como vocês já devem ter percebido, essa matéria está um pouquinho atrasada… :p Mas eu queria dividir os conhecimentos de hoje com todos vocês. Isso mesmo, a matéria de hoje não é voltada somente aos casais que acompanham a J-Hero e sim a todos, solteiros, divorciados, viúvos, enrolados, namorados e por aí vai…

Preparados para uma viagem romântica? (Solteiros, eu sei que o inverno is coming, mas essa matéria não vai deixá-los tristes, então podem ler a vontade…) Então peguem um lanche, ou um jantarzinho a luz de velas (não me perguntem como vocês farão para levar esse jantar… rs) e coloquem os cintos, pois hoje iremos ao Japão!

Decolando…

Mais um ano e mais uma vez no dia dos namorados as redes sociais ficaram cheias de casais se homenageando pelo dia que é conhecido mundialmente pelas as cartas de amor e as declarações de diversas formas, românticas ou não…

 

Mas como surgiu essa data que é o pavor de quem ainda não encontrou a tampa de sua panela?

Bom, para a maioria dos países, e também para o Japão, o dia dos namorados é, normalmente, comemorado no dia 14 de fevereiro, por ser também a data de São Valentim, conhecido como o santo dos namorados.

A história de Valentim surgiu em Roma, onde ele viveu (provavelmente, já que até a igreja não sabe se sua história é realmente verdade) no século III a.C., mas o imperador dessa época, o Cláudio II, achava que soldados solteiros eram melhores e, por isso, proibia casamentos em seu reino.

E Valentim discordava disso, portanto, fazia celebrações matrimoniais escondidas, até que tudo foi descoberto, e ele levado à prisão. Enquanto preso, ele conhece uma garota, filha de um carcereiro, se apaixona por ela e eles mantêm um relacionamento secreto.

Mas os seus dias estavam contados, e um dia antes de sua morte ele envia à moça uma mensagem assinando “de seu Valentim”, se tornando o primeiro cartão do dia dos namorados.

 

Mas e aqui no Brasil onde a data é comemorada no dia 12 de junho?

Bem, por aqui a origem do dia dos namorados não foi tão romântica assim…

A data surgiu por que as lojas Clipper percebeu, em 1948, que o mês junho era um mês ruim para as vendas, havendo quedas desastrosas por que não existia nenhuma data para aquecer o mercado.

Então eles pensaram e decidiram copiar a ideia do Valentine’s Day e junto com o publicitário João Dória escolheram o dia 12. Mas a data não foi escolhida aleatoriamente, aqui no Brasil o santo casamenteiro não é o São Valentim, mas sim o coitadinho do Santo Antônio, e seu dia é comemorado no dia 13 de junho, um dia depois do dia escolhido para ser o dos namorados.

 

Tá você já falou do dia dos namorados no mundo e no Brasil, mas eu estou aqui é para saber do Japão. Afinal como o Japão comemora o dia dos namorados?

O dia dos namorados no Japão tem uma origem super parecida com a do Brasil. Sim, não é romântica também, é tudo por dinheiro! 🙁

Como eles não são cristãos, eles não acreditam em santos e em muitas coisas dessas religiões. No Japão, como já disse anteriormente, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, mas esse não é só para namorados não…

No Japão quem levou a data foi a confeitaria Morozoff, situada na cidade de Kobe, no ano de 1936, mas foi só em 1958 que a data se popularizou com as lojas Isetan. Mas diferente do Brasil, no Japão não é comum as pessoas enviarem cartas de amor, comprar pelúcias e flores… Lá, o principal é o chocolate.

No dia 14 de fevereiro é comum várias mulheres comprarem um monte de chocolates para presentear amigos, colegas de trabalho, ou de classe, familiares e amigas. Isso mesmo que você leu, lá a data não se restringe somente aos namorados, todos os homens que as mulheres conhecem ganham chocolates, e sim, nessa data somente as mulheres presenteiam.

Lá para não haver confusões os chocolates são divididos em:

Giri Choco (o chocolate “obrigatório”) esse é o chocolate mais comum, e as mulheres devem presentear todos os homens que elas conhecem (ou os que elas possuem maior afinidade) com eles. Chefes, amigos, colegas, todos ganham, mesmo não tendo nenhum laço mais especial.

Honmei Choco (o chocolate do amor verdadeiro) esse é o chocolate que deve ser dado ao homem que as mulheres estão apaixonadas. Muitas delas utilizam esse chocolate para se declararem e tomam um grande cuidado para diferenciar esse chocolate do giri choco. Para que esse fique mais especial, muitas japonesas fazem os seus próprios honmei chocos, há até programas de tvs especiais para ensiná-las a fazê-los.

Há também o Family Choco (o chocolate da família) esse deve ser dado a todos os homens da família, então pais, irmãos, filhos, maridos ganham.

E também existe o Tomo Choco (o chocolate da amizade) em que as meninas presenteiam suas amigas e amigos, para demonstrarem o carinho que possuem para com esses…

Que injustiça só as meninas serem obrigadas a darem chocolates! Calma, nesse dia realmente são somente elas quem presenteiam, mas um mês depois, no dia 14 de março é a vez dos homens “devolverem” os presentes. Esse dia é conhecido com White Day, onde todas as mulheres, que os homens conhecem, recebem chocolates brancos em forma de agradecimento e também para se declararem também, por que não?

E mais recentemente surgiu no Japão o Gyaku Choco (o chocolate reverso) onde tanto as mulheres como os homens se presenteiam no dia dos namorados. Legal, não!?

 

…Pousando

Estamos chegando ao fim de mais uma viagem, mas deixam aí nos comentários, se vocês presenteariam todos seus conhecidos no dia dos namorados e o que vocês acham do Valentine’s Day japonês. Ah, quero ver os solteiros me contando também o que acham do dia dos namorados japonês. Lá pelo menos vocês não se sentem sozinhos, né?

Até a próxima matéria! O/