Olá, jovens gafanhotos! Pensando neste mês dos namorados, resolvi trazer um pequeno compilado para os curiosos que, assim como eu, gostam de saber como são comemoradas certas datas pelo oriente! Então, pegue suas flores e caixas de chocolate e vamos desvendar o Dia dos Namorados por alguns países asiáticos!

No Brasil, temos o costume de comemorar o Dia dos Namorados em 12 de junho. Contudo, devido à contínua facilidade em conhecer mais sobre o exterior, alguns também gostam de comemorar esse evento no dia 14 de fevereiro, o Valentine’s Day.

Alguns amantes da cultura asiática também tentam incorporar as diferentes datas dessa comemoração no seu dia a dia, pois alguns países do leste e sudeste da Ásia tem seus dias próprios para comemorar isso — alguns até mais do que outros. Então, vamos começar nossas descobertas pelo país mais presente no nosso mundo otaku!

Japão

A maioria de nós otaku, com o tempo, aprendemos que no Japão há dois dias para se comemorar o Dia nos Namorados: Valentine’s Day e White Day.

O dia 14 de fevereiro, Valentine’s Day, é uma data que foi agregada ao país devido à globalização e popularização dos EUA no Japão. Neste dia, é comum que jovens e adultas distribuam os famosos chocolates da amizade, assim como suas confissões.

Por volta de 1970, muitas empresas começaram a incentivar as mulheres jovens e adultas a confessarem seus sentimentos através de presentes — principalmente chocolates. Essa data acabou por ganhar um valor muito importante, pois, por ser um país onde o poder dos homens prevalece, era muito difícil para um mulher conseguir assumir seus sentimentos para alguém.

Poucos anos depois, o White Day foi inventado. Com o objetivo de dar a chance dos homens retribuírem os sentimentos e, principalmente, os presentes ganhados anteriormente, foi estabelecido a comemoração do White Day um mês depois do Valentine’s Day. Neste dia, os homens dão presentes com a cor branca para aquelas que anteriormente os presentearam seguindo o mesmo padrão.

Em si, ambas as datas tem um papel mais comercial, porém, devido ao sucesso que atingiram, acabaram por ser assimiladas por países como China e Coreia do Sul.

Chocolate: o presente perfeito!

Tanto no Valentine’s Day quanto no White Day, a cultura de entrega de chocolates é muito importante. Por conta disso, há diversos tipos de chocolate para pessoas e situações diferentes:

チョコ (Giri choco) – Também chamado de chocolate obrigatório. Ele é normalmente entregue a chefes, colegas de trabalho, amigos e homens com quem se tem contato regular.

ほんめいチョコ (Honmei choco) – Esse é o chocolate para o amor verdadeiro. As mulheres entregam esse chocolate para o homem pelo qual estão apaixonadas. Caso não estejam namorando, o presente serve como uma declaração.

ファミリーチョコ (Family choco) – Chocolate dado a familiares.

ともチョコ (Tomo choco) – Chocolate dado a amigos.

ぎゃくチョコ (Gyaku choco) – Algo como “chocolate reverso”. Um costume recente, que é quando um homem dá um presente a uma mulher.

Fonte: aulasdejapones.com.br

Natal

Por mais estranho que possa parecer para os países do ocidente, principalmente os de maioria cristã, a comemoração do Natal é vista como uma data romântica a se passar mais com as pessoas pelas quais temos sentimentos do que com a família. Isso se dá em grande parte por esses países promoverem o evento dessa forma, tanto pelas decorações quanto por sua comercialidade.

Como as religiões cristãs não têm influência nesses países, a comemoração acabou por se adaptar ao gosto deles, mudando algumas “tradições” e adequando outras. As decorações são trabalhadas para criar uma situação mágica para o público, principalmente para um momento perfeito de confissões e romance. Presentes são distribuídos para amigos e namorados apenas, e o alimento típico é o bolo natalino.

Para momentos com a família, existem datas tradicionais próprias como, por exemplo, o Ano-Novo Chinês.


E por hoje é só, jovens gafanhotos! Em breve retorno com mais Dias dos Namorados em outros lugares do nosso querido leste e sudeste asiático!