Essa semana no Open your Mind iremos mudar de foco, normalmente falamos de animes que não são muito comentados entre os otakus, comentarei sobre um mangá que está entre os meus favoritos e que também não é muito citado.


Apesar de já ser licenciado no Brasil, esse mangá não possui um público muito grande conhecido, um shoujo polêmico, com temática bem diferente do usual, estaremos conhecendo a história de amor entre dois irmãos, separados por uma guerra entre anjos e demônios, onde os verdadeiros vilões não são quem deveriam ser.


E será que existe vilões nessa história? Conheça Angel Sanctuary e a aventura de nosso protagonista Setsuna para trazer a sua irmã, Sarah, de volta à vida e para os seus braços.


Angel Sanctuary possui 20 volumes (40 no Brasil) e foi escrito por Kaori Yuki e publicado na revista Hana to Yume de 1995-2001 da editora Hakusensha, em nosso país ela foi licenciada pela Panini que optou por dividi-lo ao meio em suas publicações.


Alem disso a obra deu origem a três episódios em OVA's, feitos pela Bandai Visual em 2000 e dirigido por Kiyoko Sayama. Estes foram feitos para ser uma introdução a história, porém não possuem a mesma qualidade e se tornam confusos ao colocar muito conteúdo em poucos minutos.
 

  


Introdução


Para entender os acontecimentos que ocorrem com o nosso protagonista, temos que compreender o mundo e o seu contexto dentro da obra. A Terra ou Assiah é o local onde os humanos vivem, destruindo e poluindo sem saber da presença de outros seres. O segundo local ou mundo existente é o Inferno (Gehenna) é o local onde existem os demônios e os anjos caídos, por último temos o Céu, local dos guerreiros celestiais e das criaturas divinas.


Esse contexto é igual a crença cristã e por isso não deve ser difícil de entender. Porém vamos as diferenças que existem nessa obra, Assiah é o espelho de Gehenna, então se a Terra está sendo poluída e destruída, isso afeta e destrói os demônios em Gehenna, por causa disso, os anjos do Céu se aproveitaram da situação e atacaram os habitantes de Gehenna, iniciando uma guerra sem precedentes.


Essa atitude dos anjos, feita enquanto o seu criador estava adormecido, tornou-os corrompidos, e usando a justiça começaram um massacre contra os demônios. Um dos principais guerreiros do Céu, Alexiel, percebendo a situação, revolta-se contra os anjos e fica do lado dos demônios para protegê-los, por considerá-los mais dignos e puros


No final dessa guerra Alexiel é capturada e julgada por traição, mas antes disso sela o seu irmão, Rosiel, no interior da Terra (Assiah) a pedido do mesmo que estava prestes a ter a sua mente apodrecida. Com isso Alexiel quebra a sua espada sagrada Nanatsusaya (Santa Espada de Deus) e é punida com a pior punição de todas: seu corpo e alma são separados.


Enquanto o seu corpo foi congelado e selado, a sua alma foi condenada a reencarnar em humanos os quais terão vidas sofridas, cheias de dores física e emocionais, com destinos trágicos e cruéis.


Desenrolando…
 

Mudô Setsuna é um rapaz de 17 anos que vive se metendo em brigas, tem os pais separados e secretamente, e mesmo sempre negando, possui uma irmã o qual possui sentimentos, Mudô Sarah, por tal razão ele se mantém afastado dela, por acreditar e saber que a sociedade não aceitaria o seu amor, mantendo isso oculto também da própria irmã.

Entre essa própria crise que ele vive, e sabendo que os seus sentimentos, foram a razão de seus pais se separarem e manterem a sua irmã longe dele. Ele acaba descobrindo ser a reencarnação do Anjo chamado Alexiel, e ao conhecer dois demônios, Kurai e Aracne, descobre que é o único que pode acabar com essa guerra sem fim entre o céu e o inferno.

Mas por que ele ajudaria dois demônios? Do mesmo modo que os demônios desejam a reencarnação de Alexiel para acabar com a guerra, o Céu vê a existência de Setsuna como um perigo para os seus planos e querem eliminá-lo. Ao tentar fazer isso, eles acabam matando Sarah, levando Setsuna ao desespero extremo.

Desse ponto em diante, começa a busca de Setsuna pela alma de Sarah, partindo para o inferno e para onde for necessário para conseguir que a sua irmã e grande amor volte a vida. Mas para isso ele terá que enfrentar muitos inimigos pela frente e consequentemente entrará na guerra que ele tanto queria evitar, mudando e muito os planos tanto do céu quanto do inferno.
 

            


Opinião Final


Angel Sanctuary não é uma história qualquer, o protagonista não quer salvar a Terra, muito menos proteger os seus habitantes. Ele quer salvar a irmã por quem nutri sentimentos e é correspondido. Incesto talvez? Com certeza, mas essa é umas das polêmicas que dão sabor a obra.


Alem de incesto, ela coloca uma visão diferente da habitual de quem são os demônios ou os anjos, e demonstrando que isso é uma questão de cada ser e não do local do qual vieram, do mesmo modo traz polêmica ao discutir a homossexualidade, quando a personagem Aracne demonstra os seus medos e inseguranças e pergunta os motivos de ter nascido como nasceu. Lembrando que a obra é de 1995, e não era um tema tão "aberto" como atualmente.


Porém do que se trata essa obra? Ela fala de amor, de vida e de morte, do certo e do errado, ela demonstra e faz você pensar no que realmente importa para você, ao mesmo tempo, nos traz uma história de fundo complexa, com enredos secundários maravilhosos e um encaixe perfeito entre as histórias.


Cada personagem por mais "desimportante" que ele pareça, ele não é, pois ele tem um sentido e uma importância dentro da história. Em resumo, Angel Sanctuary é para você se apaixonar, para você pensar e acima de tudo, para você ler, se entreter e adorar.


Abaixo você confere a abertura do OVA, porém a dica que fica é: leia o mangá!