Light Novels World - Bakemonogatari
A arte de Vofan e o roteiro mágico de Nishio exposta em mais uma crítica...
Light novel escrita por Nishio Ishin (xxxHolic e Medaka Box) com ilustrações de Vofan. Bakemonogatari é a segunda novel de várias com final denominado “monogatari” (Kizumonogatari,Nisemonogatari, Nekomonogatari entre outros), todos publicados pela mesma editora, Kodansha. Foi produzido um anime pelo estúdio Shaft (Negima, Rec) que contém 12 episódios e 3 OVAs.
Sinopse:
A história de Bakemonogatari gira em torno de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano que é um “quase” vampiro, pois passou por um tratamento para voltar a ser humano. Um dia, uma colega de classe chamada Hitagi Senjougahara, que nunca fala com ninguém pela sua personalidade única, cai das escadas e para nos braços de Araragi. Ele descobre que Hitagi quase não pesa nada contradizendo as leis da física. Após ter sido ameaçado por ela, Araragi não se assusta e oferece ajuda a ela, e a apresenta a Meme Oshino, um homem estranho de meia idade que o ajudou a parar de ser um vampiro completo.
Essa história vai passando por arcos, e a cada arco uma personagem diferente com problemas com certas e peculiares “Aparições”. E cabe a Araragi a missão de ajudá-las.
Brain Storm:
- Nessa obra o autor prioriza o andamento do romance central, mesmo a história passando por vários arcos.
- Todo desenvolvimento da obra é extremamente cauteloso e explicativo, isso para o fã não se perder.
- A linguagem e o roteiro são espetaculares, diálogos às vezes demorados, mais com muito conteúdo e humor, tornando a história que por muitas vezes pode ser dramática e sombria, algo prazeroso de se assistir.
- A história só cabe aos personagens destacados, e mesmo sendo uma cidade e uma escola os locais do enredo, não se vê nenhum outro personagem e muitas vezes apenas alguma sombra ou a própria realidade para destacar algo.
- Todos os detalhes de áudio e coloração não podem ser descritos tão facilmente como espetacular, a ARTE de Vofan (ilustrador) é sublime, um dos melhores em quesito técnico, e fluindo ainda mais com uma trilha sonora e dublagem divinas.
Latter View:
Todo o conjunto de Bakemonogatari, desde o roteiro, ao cenário, faz essa uma das melhores novels já escritas e demonstradas através de um anime. História envolvente e misteriosa pelo passado, traços divinos e expressões infantis juntas, só engrandecendo a parte cômica, típica de todos os light novels. Por fim pode se dizer que a vida cotidiana vivida sem problemas segue um caminho reto e sem desvios, todas as garotas principais dessa história se envolveram com problemas, não apenas com stress excessivo mais também com problemas amorosos e a busca pelo caminho de casa, onde lá, talvez, se encontre a tão esperada felicidade, nisso o autor coloca magicamente os mitos japoneses e asiáticos, com o verdadeiro intuito da “escapada” rumo a felicidade, apenas uma mera ilusão, e através disso que o protagonista se mostra capaz de guia-las para um caminho de paz.
Confira a opening.