Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi shiranai wa Mada. (nós não sabemos o nome da flor que vimos aquele dia) light novel escrita diretamente para animação com o scripit de Okada Mari (vampire knight, toradora) com 11 episódios ao todo,  produzido pelo estudio A-1 pictures com a mesma equipe de toradora e direção de Tatsuyuki Nagai (Toradora, Kimikiss pure rouge e honey and clover).
 

Sinopse:
 

Motivados por um acontecimento triste do passado, Seis amigos de infância crescem e de repente tomam rumos diferentes na vida e passam a se tratar como completos desconhecidos. Mas o retorno de um desses amigos vai fazer o tempo voltar a se mexer de novo de onde ele parou. Yadomi Jinta se tornou um Hikikomori (pessoa que se exclui da vida social) , que vive praticamente o tempo todo dentro de casa apenas jogando games, não quer mais ir para a escola ou muito menos ter que lidar com outras pessoas. Um acontecimento faz com que ele volte a interagir com o resto do mundo e vá procurar os outros amigos de infância, é a amiga de infância que morreu em um acidente, Honma Meiko, conhecida por todos os seus antigos amigos por “Menma”. Tudo por causa de um desejo que ela precisava que fosse realizado, mais para isso, todos os amigos precisam estar juntos novamente.
 

Brain storm: 
 

– Nessa história não se pode definir realmente um protagonista, e sim os 6 personagens principais, Yadomi Jinta (Jintan), Honma Meiko (Menma), Anjō Naruko (Anaru), Matsuyuki Atsumu (Yukiatsu), Tsurumi Chiriko (Tsuruko), Hisakawa Tetsudō (Poppo), todos importantes no contexto da história.
– Os detalhes técnicos chegam a perfeição nessa grande obra, tanto a trilha sonora quanto o visual do anime são incríveis e envolventes.
– Toda a história é mostrada em tons de drama e ao mesmo tempo apreensão, o que facilita o envolvimento do fã.
– O drama vivido por seus protagonistas é algo muito emocionante e que marca quem entende o verdadeiro significado ao fim dá história.
 

Latter View:
 

Vários significados podem ser tirados dessa obra, mais o que melhor representa sem sombra de duvida é que a verdadeira amizade sobrevive ao tempo, e espera retomar aqueles dias prazerosos que se passaram. Muitos outros sentidos podem ser citados. A negação da vida social combinando com um estilo de vida sem sentido e sem alternativas se não houver força de vontade nos faz pensar que tudo o que somos ou conquistamos vem do verdadeiro desejo de seguir a vida e fazer ela prazerosa, buscando o amor, ou apenas sendo surpreendido por ele. Uma fantástica obra cheia de drama, romance, amizade e o verdadeiro espirito de união que faz a vida ser um pouco menos dramática.
 

Opening Ano Hana