Olá, jovens gafanhotos! Coelha de volta e, desta vez, iniciando o ano falando um pouco mais sobre as simbologias dos animais no calendário e horóscopo chinês. Este ano, 2022, é o ano do tigre! Mais especificamente, tigre da água, então segura o chapéu e corre! Está na hora das curiosidades!
Sobre tigres
Caso você esteja vivendo em uma caverna e não sabe o que é um tigre — o que eu espero que não seja o caso —, basicamente, segundo a Wikipédia: tigre é um mamífero carnívoro da família dos felídeos que habita o continente asiático e o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. Então, já deu para entender que o gatinho é poderoso, certo?
Agora, já que você aprendeu sobre o animal, vamos ao que interessa: as influências da imagem desse felino na mitologia e folclore chinês.
Sabemos que, além de imponente e belo, o tigre carrega um prestígio maior do que muitos outros animais dentro da cultura chinesa. Neste país, o tigre é considerado o rei das montanhas e de todos os animais, pois sua beleza e postura transmitem poder e muita coragem, algo que era muito valorizado por dinastias antigas e ainda é por muitas pessoas nos dias de hoje.
Aliás, o título de “rei das montanhas e animais” não é só figurativamente: a palavra wáng — 王 em mandarim — significa rei. O formato do caractere 王 corresponde ao símbolo que a pelagem na parte de cima da cabeça dos tigres tem.
Cultura, tradições e simbologias!
Assim como muitas coisas na China, o tigre também é um símbolo de sorte; todavia, diferente de todos os outros, sua ligação com a dita sorte vai além de um talismã de templo. Em certas áreas da China e da Ásia, o tigre é considerado uma espécie de deus da Riqueza. Cáishén Yé (財神爺) ou Cáishén (財神) é a forma personificada do deus chinês da riqueza e fortuna, e ele é muitas vezes retratado sentado em um tigre.
Além disso tudo, ele é tido como um antigo símbolo de dignidade, ferocidade, severidade, coragem e proteção. Dentro do taoísmo, é quase a personificação da energia yáng. Em alguns lugares, sua imagem é frequentemente vista adornando roupas e suas estátuas em casa para evitar danos e garantir a segurança. Tal imagem simboliza a supremacia de seu poder, pois, junto com os dragões e Qílín, também é considerado uma espécie de deus protetor dos povos asiáticos, principalmente o chinês.
Já que citamos sua relação com a energia yáng, então deixe esta coelha contar mais sobre alguns deuses tigres e a importância de suas cores!
- Tigre Amarelo: governante supremo de todos os tigres e símbolo do Sol.
- Tigre Branco: governante do outono e dos elementais do Metal.
- Tigre Azul: governante da primavera e dos elementais da Terra.
- Tigre Vermelho: governante do verão e dos elementais do Fogo.
- Tigre Preto: governante do inverno e dos elementais da Água.
De acordo com o mito, estes cinco tigres mantêm o equilíbrio das forças cósmicas e impedem que o caos entre em colapso no universo. O ultimo listado é o que está regendo o ano de 2022!
Caso a curiosidade tenha batido e queiram saber mais sobre esses elementos, as relações das cores e energias yīn yáng, é só dar uma olhadinha no meu artigo sobre taoísmo.
Outras curiosidades
A tradição asiática também considera o tigre o protetor dos mortos, e muitas vezes será visto em túmulos como uma marca de proteção, garantindo a paz para aqueles que passaram.
Na China, acredita-se que cada direção da bússola seja governada por uma criatura mítica; o Tigre Branco é o governante do Ocidente. Ele também está associado ao outono, quando desce das montanhas para as aldeias e é personificado pela constelação de Órion, que se destaca nessa estação.
Nos contos populares chineses, os tigres matam homens maus e protegem homens bons. Os talismãs de tigre são usados para afastar doenças e o mal, enquanto os bebês recebem sapatos de tigre bordados coloridos para proteção.
Fontes: Wikipédia; chinaculture.org; asianispiration.
E por hoje é só, gafanhotos! Eu encontro vocês semana que vem! Não se esqueçam de passear pelas outras matérias e fiquem atentos na programação da Rádio J-Hero! Esta que é do seu jeito, do seu gosto!