Fala pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje vou falar um pouco sobre uma das coisas que mais amo no universo oriental. Estou falando claro de Tokusatsu! Quem me conhece das antigas sabe o carinho que tenho sobre este universo e hoje resolvi falar um pouco sobre este universo alguns amam (aqui me incluo) e outros nem tanto. Sem falar que costumamos associar o termo Tokusatsu muito as Power Rangers. Porém, tokusatsu vai muito além de "apenas" Power Rangers.

E eu começo essa minha matéria de hoje falando em polêmica…

Esta semana enquanto preparava esta matéria me deparei com um dos inúmeros blogs que falam sobre o assunto e me deparei com um pequeno parágrafo que é controverso em sua essência… leiam:

"Não tem como negar, mesmo quem diz odiar, só não gosta por não conhecer…"

Até este presente momento concordo. Só não gosta quem não conhece este universo ou digo ainda quem não entende este universo. Mas ai vem a contraversão…

"…ou por achar que é coisa de criança! Mas tokusatsu nem sempre é feito para criança… a maioria é feita para adultos!"

Eis a questão. Essa informação não procede. Tokusatsu no Japão é sim coisa feita para crianças! A faixa etária de quem consome isto na terra do sol nascente é entre os 4 e 7 anos (7 anos no máximo viu). E o exemplo disso está em Kamen Rider Ex-Aid que é o mais colorido dentre todos. Isto porque por lá é feito para o público infantil independente de roteiro que na sua maioria é bem complexo. E isto é feito meus queridos pasmem… para venda de produtos (brinquedos). Por isso são criados.

Mas isso é costume dos orientais. As crianças de lá tem a formação bem diferente das nossas! Isso se chama cultura. Cada povo tem a sua. E isso temos que respeitar. Não precisamos gostar e em alguns casos nem aceitar, mas temos que respeitar. E isso me faz lembrar do ultimo texto que fiz sobre o episódio polêmico de Solbrain (link aqui se você não leu). Pra eles passou como normal. Pra nós nem tanto como vemos no texto. Se não leu confira depois.

Bom, como fã de tokusatsu desde moleque, mesmo contrariando alguns, porque o texto acima até parece que estou me contradizendo quando digo que gosto, mas acho necessário que saibamos o que estamos consumindo. Por isso, que comecei logo com a polêmica… sim, Tokusatsu é feito para crianças mesmo. E isso vale para Power Rangers também heim!!!

Agora no tocante as histórias… estas sim não tem NADA PARA CRIANÇAS. Isso concordo. Cito aqui o exemplo de Kamen Rider Amazon que ataca seus inimigos de maneira muito violenta e quase todos os seus golpes tiram sangue do inimigo. Mas vamos por etapas, hoje pretendo falar sobre os tipos de tokusatsus…

Primeiro vamos definir a palavra tokusatsu…sei que muuitos sabem o que quer dizer, aqui mesmo na rádio tem uma matéria sobre o assunto, mas vou repetir aqui porque sou daqueles que acreditam que quando se repete nunca se esquece. (lembre-se dos desenhos do sbt… quanto mais passam, mais nos lembramos…Chaves que o diga)

Vamos à boa e velha Wikipedia… "Tokusatsu: é uma expressão japonesa "tokushu satsuei" que traduzida ao pé da letra é como "filmes de efeitos especiais". Antigamente este termo englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Hoje, tornou-se sinônimo de filmes e/ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante enfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras."

Como exemplo cito aqui Godzilla, King Kong e como seriados temos National Kid, Ultraman, Spectreman e muitos outros.

E como disse hoje vou falar sobre os gêneros que são divididos atualmente o Tokusatsu. As séries se dividem em grupos ou franquias, nas quais cada uma possui sua característica única sendo:

 

SENTAI/Super Sentai

Criada por Shotaro Ishinomori no ano de 1975 e produzida pela Toei Company, este gênero de tokusatsu perdura até os dias de hoje. São as séries dos heróis formados por três a cinco personagens principais (guerreiros), cada um com uma respectiva cor que tem seus significados na trama e que defendem o planeta Terra das forças do mal. Estas podem ser alienígenas vindos das mais oriundas partes do universo, ou oriundos da própria Terra vindos de um outro tempo. E aqui vai uma curiosidade… Até 1979, essa franquia de tokusatsu era conhecida apenas como Sentai porque não possuíam nenhuma espécie de veículos especiais. Mas depois das duas primeiras Goranger e JAKQ, apareceram os carros e aeronaves que se transformavam em robôs gigantes, passando assim a se chamar Super Sentai. Exemplo que mais marcou a vida de nós brasileiros foi Changeman (a primeira equipe a passar por aqui), depois veio as outras como Flashman, Google V e Maskman.

 

METAL HERO

Mais uma vez a Toei Company nos apresenta com este belíssimo gênero. Foram produzidas a partir do ano de 1982 com Uchuu Keiji Gyaban que foi até 1998, com o Robotack. Esta franquia é dividida de maneira oficial em várias fases: a primeira e mais bem-sucedida da franquia até hoje no Japão é a trilogia Uchuu Keiji (traduzido é Detetives Especiais ou Policiais do Espaço) e aqui a premissa era um jovem policial da Terra que era treinado no espaço para tornar-se um policial da Terra treinado no espaço para tornar-se um policial espacial com uma poderosa armadura metálica e pilotando uma nave de combate, retornava à Terra para enfrentar alguma sociedade ou clã maligno que almejava conquistar o universo. Esta trilogia era formada por Gyaban (Gaban), Sharivan e Shaider. Mais tarde veio mais duas séries que apresentavam a mesma premissa, porém da "família" dos Policiais de Aço: Jaspion, Spielvan. Aqui pessoal destaco Jaspion que apesar de não ter sido a primeira produzida, foi a primeira a passar aqui no Brasil conquistando uma legião de fãs (estou nesta).

E depois veio as menos famosas, vamos dizer assim, que adotaram temas distintos das demais. São elas Metalder, um andróide que é reativado pelo seu criador muitos anos depois da segunda guerra mundial para combater os remanescentes comandados por um imperador multimilionário. Jiraya (que por aqui fez um sucesso enorme também) que é um aprendiz de ninja que ganha uma armadura e uma poderosa espada ninja e combate uma legião de criminosos humanos. E por fim temos Jiban um policial que morre no cumprimento do dever e é transformado em um ciborgue para que sua vida fosse salva, passando a combater uma organização de monstros biotecnológicos. Aqui uma curiosidade: Jiban foi sim oficialmente e claramente inspirado em Robocop.

Foi então que veio a segunda trilogia dentro do gênero metal hero, são os chamados Rescue Heroes, composta das séries Winspector, Solbrain e Exceedraft. Lá pela terra do sol nascente ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto.

No entanto, devido as constantes reformulações neste gênero, a Toei decidiu por encerrar a produção do gênero. Por aqui, no nosso Brasil, foi este gênero que teve mais séries exibidas, desde Giban até Solbrain. Ppassaram: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Metalder, Jeraya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Agora vou falar sobre outra franquia Tokusatsu que pra mim é a melhor do gênero. Estou falando da franquia KAMEN RIDER.

 

KAMEN RIDER

Mais uma vez a Toei Company, mas com a a parceria da Ishimori Pruduction, criado pelo já falecido mangaka Shotaro Ishinomori, foi produzido claro que pela Toei Company com o total de 98 episódios, tendo durado quase dois anos. Mais precisamente de 3 de abril de 1971 a 10 de fevereiro de 1973. Foi adaptado para a TV tendo diversas versões que acabou por gerar uma franquia própria que é produzida até os dias de hoje.

Os Kamen Riders têm uma característica comum. São super-heróis com uma armadura em forma de gafanhoto e todos eles possuem uma moto. Isso é o básico presente em todos os Kamen Riders. Era um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um monstro. Isso pelo menos era o que acontecia nos mangás. Porém nas séries da TV os Kamen Riders tiveram o seu conceito mudado. Tudo claro pensando na sua popularidade entre os pequeninos (crianças). Afinal, elas quem consumiriam os brinquedos e os demais produtos que movem a franquia até os dias de hoje.

No Brasil, no entanto, somente Kamen Rider Black e sua continuação o Kamen Rider Black RX foram exibidas. As demais conhecemos graças aos serviços de streaming. Salvo aqui a versão americanizada chamada Kamen Rider Dragon Knight (baseada em Kamen Rider Riyuuki) que passou na extinta TV GLOBINHO.

Vou falar agora um pouco sobre outra franquia muito famosa por aqui. Falarei pouco porque pretendo trazer uma matéria em breve sobre ela muito bacana. Vou falar sobre o ULTRAMAN.

 

ULTRAMAN

Produzido pela Tsuburaya Productions, a franquia conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros ultra e seus inimigos possuem o tamanho gigante. No entanto vale lembrar aqui que nem todas as séries do gênero possuem seres ultra, como a pioneira Ultra Q do ano de 1966 e o seu remake de 2004 chamado Ultra Q – Dark Fantasy.

No Brasil, foram exibidas Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga.

 

HENSHIN HERO

Pessoal, se você fizer uma pesquisa no Google por Henshin Hero você irá se deparar com Ultraman, Kamen Rider, Lion Man, entre outros. Isso porque Henshin significa ao pé da letra Transformar, mudar de forma. Bom Henshin Hero é um dos únicos gêneros independentes da produtora, o termo Henshin Hero é usado para todas as demais séries que não se encaixam em nenhuma das outras citadas não fazendo parte de nenhuma franquia. Possui alguns sub-generos, como "Super Heroines", "Classic Heroes", "Other Heroes" dentre outros.

No Brasil tivemos algumas séries deste gênero: National Kind (Toei Company), Kaiketsu Lion Man (P-Productions), Fuun Lion Man (P-Productions), Machine Man (Toei Company), Bicrossers (Toei Company), Cybercops (Toho), Patrine (Toei Company) e Madan Senki Ryukendo (Takara).

E agora, por fim, mas não menos importante o Kyodai Hero.

 

KYODAI HERO

Neste gênero de franquia vão todos aqueles que aparecem heróis gigantes que NÃO FAZEM PARTE DA FAMÍLIA ULTRA. A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois veio o Ultraman.

Eu tenho um carinho especial sobre duas dessas séries que deixarei para o final. Esse gênero teve realmente um boom gigantesco na década de 70 o que abriu caminho para diversos outros do gênero como Redman, Silver Kamen Rider Giant, dentre outros. Mas foi extinta no inicio dos anos 80. Por aqui tivemos o prazer de conhecer Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.

Como disse eu tenho um carinho especial sobre Vingadores do Espaço e Espectreman porque essas duas eu lembro do meu pai que me colocava em seu colo e assistia junto comigo. Depois usava pedaços de antena (espinha de peixe) que se assemelhava na minha cabeça né, aos foguetes que os vingadores viravam. Eu realmente gosto muito desta lembrança.

Até hoje meu pai ainda assiste Spectreman e Vingadores do Espaço comigo.

E é isso pessoal, hoje a matéria foi um pouquinho maior do que  a habitual mas com conteúdo muito legal e importante para os amantes de Tokusatsu e para você que não conhece o gênero mas sempre teve curiosidade de conhecer, agora você sabe um pouquinho deste universo antes de iniciar sua aventura por ele.

Eu recomendo e muito. Diversão garantida é o que não falta em Tokusatsu. Tanto os clássicos quanto os mais recentes também. E eu vou ficando por aqui. Até nosso próximo encontro aqui no TsukasaSpace na Rádio J-Hero. Até mais.