Minha coluna de estréia será dedicada a uma serie, a uma não mais varias series juntas, a coluna Henshin de hoje dedica suas linhas aos TOKUSATSUS produções japonesas com efeitos especiais.
 

Gostaria de abrir a coluna dizendo o que é um Tokusatsu, bom é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" que quer dizer “filme de efeitos especiais” antigamente tudo que tinha efeito especial era considerado um tokusatsu, mais ao passar dos anos foram surgindo categorias que atualmente são divididas em seis (Sentai ou Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kyodai Hero).
 

Falar um pouco de cada já é pouco, afinal existem series que deixaram marcas que até hoje refletem nos corações de seus fãs. Então quero lhe apresentar:
 

Super Sentais
 


 

Google V marcou muita gente, eu pelo menos não tive a oportunidade de assistir na época, afinal a serie foi lançada em 1989 (nem tinha nascido ainda). Mais representou muito bem os seus sucessores. Os super sentais geralmente eram historias aonde 5 jovens ganhavam poderes especiais para defender a terra das forças malignas e quando tudo parecia perdido eis que aparecia o 6º elemento (o 6º integrante só começa aparecer algumas series mais na frente na franquia Kyoryu Sentai Zyuranger com o ranger verde, ganhando também sua versão America mais conhecida por todos como POWER RANGERS). O marco dos sentais sempre foi às cores (vermelho, azul, amarelo, preto, rosa… E por ai vai) e os tão sonhados “Mechas” (robôs gigantes) que juntos formavam um poder indestrutível. Hoje os Super Sentais estão comemorando seu aniversário de 35 anos da franquia com a serie Kaizoku Sentai Gokaiger (muito bom por sinal, quem puder assistir não vai se arrepender), a nova franquia reúne todos os seus antecessores marcando mais uma vez a historia dos tokusatsus.
 


 

Estou tentando não me estender muito, mais é quase impossível. Próximo!
 

Metal Hero
 

    
 

Bom é impossível falar de metal hero sem falar de JASPION, esse serie marcou muita gente, eu, por exemplo, tenho todos os episódios gravados em DVD em qualidade perfeita (desculpa o/), mais enfim.
 

Metal hero que surgiu em 1982 era basicamente a história de um jovem que usava uma roupa metálica na busca incansável de estabelecer a paz na terra, antes de Jaspion tiveram outras franquias muito marcantes “Os Xerifes Espaciais” (Gavan, Sharivan e Shaider) que deram muita base para a serie Jaspion que foi um ultra sucesso no Brasil. Uma pena que o gênero venha a desaparecer em 1998 com a FRAQUISSIMA produção de 2 series infantis (Robotack e Kabutack) que fez a serie sair totalmente do rumo que tivera no começo.
 


 

 

Kamen Rider
 


 

Criado em 1969 a franquia Kamen Rider era caracterizada por um jovem de armadura em forma de gafanhoto e sua moto, se você pegar o primeiro Rider vai ver que todos diziam uma só frase e que os acompanha até hoje (Kamen Rider Fouze/2011), Henshin! Essa frase marcou não só minha vida mais a de muitos que curtiram Kamen Rider Black e o Rx logo em seguida na Rede Manchete.
 

Bom, essa franquia é tão boa quanto as super sentais, inclusive ela teve suas produções atualizadas como a nova serie de kamen rider que envolve a temática do tempo/espaço (muito boa também, quem poder assistir, faça o favor). Kamen Rider de inicio era mangá, aonde os personagens eram frios, solitários e rejeitados pela sociedade apesar de protege-la. Os primeiros Riders, da “Era shõwa” (Kamem Rider, Kamen Rider 1 e ZX) eram jovens cyborgues, já um pouco mais pra frente ( Black, Rx, Shin, ZO e J) eram humanos remodelados, alguns anos depois a franquia já sentia a necessidade de acompanhar a evolução e o crescimento do mercado criando Riders humanos dando inicio a serie Kamen Rider Kuuga essa fase passou a ser conhecida como geração “Era heisei”.
 


 

E pra fechar o pacotão de informações de hoje…
 

Ultraman
 

              
 

Galerinha, pra falar de Ultraman tinha que ser dele, Tiga. A serie Ultraman Tiga foi uma das que foram exibidas no Brasil, junto com elas algumas antecessores como Ultraman, Seven e Jack.
 

A franquia Ultraman começou 1966 e contava a história de uma super família que fugira de sua galáxia por conta das forças malignas e que para recuperar a paz na terra teria mais pra isso era preciso achar um hospedeiro humano que fosse de coração puro, sem maldades e que aceitasse carregar esse fardo de proteger seu planeta contra as forças alienígenas. A serie Ultra teve fim há pouco tempo em 2007 pela falta de recurso e pelo rastro de segmentação que não estava sendo mais seguido (contexto da história, embromação), mesmo com fim de novas histórias e personagens foram lançados alguns filmes para refrescar a memória de muitos fãs, quem quiser conferir alguns desses filmes é só ir à Americanas mais perto da sua casa e procurar na sessão dos DVDs são dois filmes “Ultraman – The Next e Ultraman Tiga a odisséia final” eu já tenho os 2 muito bons por sinal (super indicado).
 


 

Bem galerinha espero que vocês tenham aprendido um pouco sobre tokusatsu tentei resumir o máximo possível, uma pena, por mim falaria mais coisas. Enfim, quem tiver a oportunidade de assistir algum tenho certeza que iram se encantar com esse maravilhoso universo.
 

Henshin pra vocês.