Olá, leitores queridos do meu coração. Como estão? Sentiram saudades da coluna? Eu também! No nosso texto especial desta semana é a vez de os arautos terem suas funções explicadas. Mas o que seria um arauto? É de comer? É de vestir? É de passar na cabeça na hora do banho? Nada disso. Vamos ver que este arquétipo, apesar do nome estranho, é bem fácil de se entender. Ah, e antes que eu me esqueça: vocês já leram as partes anteriores? Não? Tudo bem! Você pode ler a parte 1, a parte 2, a parte 3 e a parte 4 assim que você terminar a parte de hoje. E aí, animados para o texto desta semana? Aposto que sim! Então, sem mais delongas, bora para o que interessa, pois desta vez vamos fazer a alegria dos dorameiros e dorameiras de plantão.

O que são os arautos

Os arautos são aqueles personagens ou elementos que aparecem bem no começo da história e anunciam/iniciam as mudanças a serem retratadas na vida do protagonista. É, por exemplo, a pessoa que trás as notícias mais bombásticas: “Ei, João. Seu cachorro sumiu e seu quarto pegou fogo. Agora você deve embarcar em uma aventura épica para salvar o universo de alienígenas malignos da quarta dimensão”. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra arauto tem como um dos significados:

Oficial das monarquias medievais que era encarregado de missões secretas, de declarações de guerra ou de paz, de fazer anúncios solenes e de transmitir outras mensagens.

Acho que deu para entender, né? Viram como é fácil de entender o que é um arauto? Apesar disso, um arauto não precisa ser uma pessoa, podendo ser um objeto, um acontecimento etc. Ele só precisa dar esse “empurrão” inicial para que a história comece a se desenrolar.

Um bom e conhecido arauto na cultura pop oriental dos últimos tempos é o chamado Vendedor, da série Round 6. É aquele charmoso e bem-vestido homem que introduz todo aquele esquema de jogos sinistro e sádico através daquela brincadeira com os cartões de papel, conhecida como ddakji (딱지). A partir do momento em que se encontram com o Vendedor, a vida de Seong Gi-hun e dos outros integrantes do jogo muda drasticamente.

O personagem Vendedor, interpretado pelo ator Gong Yoo, é um exemplo bem atual de arauto.

Agora vamos ver um exemplo de arauto que não é uma pessoa, mas, sim, um evento de grandes proporções que muda a vida dos personagens de uma vez por todas. Lembram do primeiro episódio de All of Us Are Dead quando a Kim Hyeon-ju, a primeira aluna do colégio Hyosan a ser contaminada pelo vírus, aparece na sala de aula em péssimo estado e é levada para a enfermaria da escola, sendo esse o primeiro de muitos e muitos casos de alunos virando zumbis? Pois é, esse evento traz “elementos de arauto” em si porque é a partir dali que a vida de Lee Cheong-san e seus amigos começa a virar de cabeça para baixo. Você pode estar se perguntando: “Ok, mas a história sobre o vírus começou antes disso, não é?”. Sim, nós já estávamos vendo que algo de errado não estava certo quanto a isso, mas a vida dos protagonistas e da maioria dos estudantes permaneceu a mesma até a Hyeon-ju aparecer infectada. Digamos que “a bomba ainda não havia estourado”.

Tadinha da Hyeon-ju, deve ter tido um trabalhão pra explicar pra mãe dela o que aconteceu na escola naquele dia…

Com isso, encerramos nosso papo de hoje sobre modelos comuns de personagens. Espero que tenham gostado do resultado, pessoal. Nos vemos na próxima semana aqui, na rádio que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye.