Saudações, queridos leitores. Como passaram a semana? Vamos continuar com nossas conversas sobre personagens. Ainda não viu a parte 1, a parte 2 ou a parte 3? Sem problemas! Você pode fazer isso assim que acabar o texto de hoje. Hoje falaremos sobre aqueles personagens que são verdadeiros guias para os heróis. Aqueles que são um dos grandes responsáveis pelo crescimento do protagonista em sua jornada. Aqueles que são grandes fontes de sabedoria e conhecimento, auxiliandos os mocinhos e mocinhas nos momentos mais complicados. Aqueles que dão a coragem necessária para os personagens principais superarem qualquer desafio e barreira que possam se colocar em sua frente. Hoje falaremos sobre os indispensáveis mentores.

Mentores: o que são e o que fazem

Os chamados “mentores” nada mais são que aqueles personagens que servem como mestres para os heróis. O mentor ajudará o herói a ter a sabedoria e a força necessárias para se levantar após uma derrota e continuar sua trajetória. Sabe aquela frase ou conselho cirurgicamente preciso que um professor ou um velhinho sábio dá para o protagonista bem no começo do anime ou do filme e que vem à mente do herói precisamente em um momento de dificuldade, serve perfeitamente para aquela situação e o ajuda a sair daquela dificuldade? Pois é, é tipo isso.

Um bom mentor também ajudará o protagonista a estar preparado para as dificuldades e adversidades que certamente aparecerão durante sua longa e árdua jornada em busca de seus objetivos. Um bom exemplo de mentor é o nosso querido Mestre Kame.

Além de um dos personagens mais pervertidos de Dragon Ball, ele também é um dos que mais ajudam Goku, em especial na fase clássica do mangá/anime. Basta nos lembrarmos do treinamento rigoroso pelo qual Goku e Kuririn passaram com o Mestre Kame enquanto eram apenas crianças. De carregar caixas de leite a encontrar uma Esfera do Dragão no meio da selva, muitos foram os obstáculos que o Mestre os fez atravessar, tudo com o intuito de treiná-los e aperfeiçoá-los – e deu certo! Tô neste momento em que o saiyajin mais poderoso de todos começou a realmente polir seus poderes e que Kuririn iniciou seu caminho como o humano mais poderoso de Dragon Ball, um dos únicos capazes de usar seu ki de maneira eficiente.

É isso o que um bom mentor faz. Ele cuida, auxilia, orienta, passa parte de sua sabedoria. Como uma bússola para o perdido ou uma lanterna na escuridão das incertezas que as aventuras trazem aos heróis, o mentor está lá para fornecer a ajuda necessária, ainda que isso faça com que os protagonistas passem por momentos turbulentos e difíceis (o próprio treinamento do Mestre Kame foi árduo e trabalhoso, mas certamente trouxe resultados que são vistos até hoje, nas partes mais recentes de Dragon Ball).

Mestre Kame e seus pupilos.

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado do nosso quarto capítulo dessa série de textos especiais sobre os arquétipos de personagens. Nos vemos na próxima semana, leitores, aqui na rádio que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye!