Saudações, leitores. Nesta semana, vamos prosseguir falando dos tipos de personagens que frequentemente encontramos em nossas histórias favoritas. Se você ainda não leu a primeira parte, publicada na última semana, sugiro que o faça assim que terminar a leitura de hoje. Sem mais delongas, vamos falar dos sombras, os personagens que são o oposto do herói e estão ali para atrapalhar ele e fazer sua vida um pouco mais difícil e trabalhosa, ainda que nem sempre se deem conta disso.

O que os “sombras” fazem

Antes de falarmos sobre o arquétipo de hoje, eu apenas gostaria de falar que sim, eu sei que “sombra” é um termo esquisito. Mas você vai ver que, apesar disso, é fácil de entendê-los. Os sombras são a “pedra no sapato” do herói, a “mosca na sopa” que atrapalha os planos dele, sejam lá quais forem esses planos. Mais do que isso, um sombra, além de ser, basicamente, qualquer um que atrapalhe e se oponha ao herói, pode ser qualquer coisa que atrapalhe e se oponha ao herói. Ou seja, um sombra não precisa ser uma pessoa, podendo aparecer como algum problema físico, alguma ferida emocional etc. De qualquer forma, o tipo mais conhecido de sombra é justamente o personagem antagonista, que está lá para atrapalhar o herói em sua jornada. É importante destacar que o antagonista nem sempre atrapalha de maneira intencional, podendo atrasar o progresso do herói de maneira involuntária ou até mesmo enquanto tenta ajudá-lo.

Um exemplo de antagonismo (involuntário, inclusive) é o de Atsumu “Yukiatsu” Matsuyuki, de AnoHana. Um dos amigos de Menma, Matsuyuki, em determinado momento, atrapalha a vida de Jinta Yadomi, da própria Meiko e do resto do pessoal, que tentavam, naquele momento, entender melhor sobre as supostas aparições de Menma. Basta lembrarmos do episódio em que ele se “fantasia” de Menma e confunde toda a turma. E como o antagonismo, da mesma maneira que todos os outros arquétipos, não é totalmente fixo e inflexível, o próprio Matsuyuki não age como antagonista durante todo o anime, mudando sua postura e se tornando um aliado à causa de Meiko.

Aliás, se você reparar na imagem destacada da coluna (ali no começo, pessoal) verá que é justamente Yukiatsu quem está mais distante no quadro, além de ser o único que está de costas para nós. Isso ajuda a ilustrar a postura dele em vários episódios.

Yukiatsu foi um dos que mais tiveram dificuldade em se relacionar com o espírito de Menma, fazendo as coisas se tornarem mais difíceis para a turma.

Características de um antagonista

Falando um pouco mais sobre o tipo mais conhecido de sombra, temos que um antagonista possui crenças que são diretamente opostas às crenças do protagonista, vendo o mundo e a vida de maneira “invertida” em relação ao herói. Além disso, sempre que herói e antagonista se encontram, essas diferenças entre visões se mostram claras e, muitas vezes, vemos um conflito direto nascendo dessa divergência.

Também é comum que um antagonista possua uma fraqueza que é justamente a força do herói, o que acentua o fato de o antagonista ser o oposto dele. Usando uma cena do cotidiano como exemplo, se o herói é alguém sempre disposto a realizar suas tarefas diárias, o antagonista pode ser alguém extremamente preguiçoso que vai tentar fazer com que o herói deixe suas tarefas para mais tarde ou sequer as faça/termine.


Por hoje é só, meu queridos. Espero que tenham gostado do nosso papo desta semana. Na próxima quarta-feira, continuaremos nossa conversa sobre os principais tipos de personagens aqui na rádio que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye!