Depois de aprender os ensinamentos básicos da dobra de água, Aang e seus companheiros partem rumo ao Reino da Terra, em busca de um mestre deste elemento, para que ele possa ensinar a dominá-lo. O grupo esperava que o próprio rei daquela nação pudesse ser o professor de Aang, mas não contavam com a captura dele pela Nação do Fogo.

Aang então precisa achar outro mestre de dobra de Terra. No meio de sua viagem, ele encontra Toph, uma dobradora que é cega, porém, muito talentosa. Ela foge de sua família para acompanhar o grupo do Avatar e ser sua professora, trazendo também mais problemas para o grupo.

Por outro lado, o príncipe Zuko e o General Iroh passam a ser tratados como foragidos pela Nação do Fogo. A missão de capturar o Avatar fica a cargo da princesa Azula, a irmã de Zuko. Junto com duas hábeis guerreiras, ela passa a perseguir Aang e seu grupo.

O Reino da Terra

É o maior em extensão territorial do mundo. As cidades mais importantes são Ba Sing Se, a capital do Reino, e Omashu. Há ainda a cidade de Gaoling, uma aldeia que apresenta um comércio bastante desenvolvido. Por último, destaca-se a Ilha de Kyoshi, uma tribo de valentes guerreiras que são seguidoras da antiga Avatar Kyoshi.

A dobra de Terra

Os movimentos da dobra de terra são baseados no estilo Hung Gar do Kung-Fu. Esse estilo se baseia em uma postura rígida e em movimentos de animais, representando um imenso poder e uma grande habilidade com o terreno em que se encontram.

Entre os golpes mais utilizados estão tremores e lançamentos de rochas que estes levantam ao pisar no chão. Também podem abrir crateras que engolem seus inimigos ou produzir paredes de pedra que servem como uma grande defesa.

Curiosidades

A dobra de Terra foi aprendida por Toph ao “observar” as toupeiras-texugo.

É o elemento oposto ao Ar, portanto, o mais difícil para Aang aprender, visto que era originalmente um nômade do Ar.

A dobra de Terra possui variações interessantes, como a dobra de areia, a dobra de metal (que é extremamente difícil), a dobra de cristais (visto que esses apresentam minerais) e a dobra de magma, que não foi mostrada no desenho.

Sua estação é a primavera, quando a maioria dos dobradores de terra nascem. Eles também ficam mais fortes nesta época.

E não se esqueçam que nesta segunda, às 22h, este será o tema do Divolts News, com o DJ Nakano! Não percam e até a próxima semana com a última parte desta sequência de matérias, o Livro III – Fogo!