Olá, meus caros viajantes, prontos para os comentários sobre o episódio 7? Desde já aviso que teremos spoilers e, mesmo com a mudança de ritmo, foi também delicioso de assistir.

Sinopse

A obra conta a história de um garoto introvertido chamado Shigeo Kageyama (ou simplesmente Mob), que possui uma poderosa habilidade de telepatia. O potencial desse poder psíquico é constantemente suprimido para evitar uma catástrofe, mas se torna útil para um vidente vigarista, que explora seus serviços por uns trocados.


Após o sexto episódio extremamente emocionante, o sétimo episódio de Mob Psycho 100 III diminuiu um pouco a carga emocional, saltando uma quantidade indiscriminada de tempo no futuro para mais de um mês desde o incidente com Dimple. Com a formatura se aproximando, Tome e outros alunos do último ano de Salt Middle ficam pensando a respeito do futuro. Tome, em particular, chega a uma constatação sobre o tempo que passou no Clube de Telepatia da escola e, por considerar que está perdendo tempo, chega à decisão de que deve encerrar o clube. Tome diz aos demais que, com a formatura dela e de Kijibayashi, o clube se dissolverá por conta própria, sem que eles tenham feito nenhum progresso no sentido de fazer contato com alienígenas ou encontrar telepatas. Ela sai da sala do clube, com os olhos vermelhos de tanto chorar!

Enquanto isso, Mob está passando o tempo, e Ritsu entra em seu quarto para dizer que ele tem convidados, antes de perguntar a Mob se ele ainda pensando na ausência de Dimple. Ritsu está preocupado que ele ainda estivesse pensando sobre isso, mas Mob diz a ele que ele estava apenas distraído e sorri. Do lado de fora, os membros do Clube de Telepatia esperam, na esperança de falar com Mob sobre a possibilidade de usar seus poderes telepáticos, mas Ritsu os leva até os irmãos Shiratori, que ele conheceu durante o arco Claw da primeira temporada. Os membros do Clube de Telepatia se sentem mal com o pouco interesse e consideração que demonstraram em seu tempo no clube e queriam que Tome experimentasse a descoberta de um telepata antes de sua formatura.

Os irmãos Shiratori começam a explicar que a telepatia deles tem limitações muito rígidas. O grupo se muda para o que costumava ser o Clube de Telepatia, onde os Shiratoris continuam a explicação: eles só podem esperar enviar um sinal telepático em um raio de 500 metros; porém, com a ajuda de Mob, eles esperam aumentar esse alcance mais de três vezes. Enquanto o experimento continua, com Mob como gerador de energia, o sinal telepático atrai alguém que parece ter aparecido apenas por coincidência.

Takenaka, um colega aluno do Salt Middle e ex-membro do Clube de Telepatia que saiu muito antes de seu fim, aparece na sala do clube. Ele disse estar à procura de um lugar para ficar enquanto falta ao treino do clube de tênis e ridiculariza o grupo quando eles lhe contam o que estão tentando fazer. No entanto, como Mob e os irmãos Shiratori continuam emitindo seu sinal, isso começa a afetar aqueles que estão sintonizados, incluindo Takenaka.

Depois de pouco tempo, Takenaka pede que parem de fazer barulho, expondo sua identidade como um telepata da vida real. Ele conta sobre sua infância, quando descobriu suas habilidades e passou a usá-las para se divertir às custas de outras pessoas: ele conseguia ouvir os pensamentos das pessoas e até transmitir seus próprios pensamentos para outros, porém a habilidade passou a ser uma maldição e ele passou a buscar uma forma de fazer todas as vozes pararem. Takenaka também fala que ingressou no Clube de Telepatia de Salt Middle a sério, mas ficou desiludido devido à atitude indiferente de seus membros e às atividades banais do clube, e Mob se identifica com ele.

Mob fala com Reigen e pergunta se ele poderia levar ele e o grupo para o monte para procurar OVNIs. Reigen aceita, e o passeio mostra outro lado de Reigen quando seu medo ao volante fica visível, mas ele consegue levá-los com segurança até o local. Apesar de ligar e enviar mensagens de texto para Tome, os membros do Clube de Telepatia não conseguem falar com ela enquanto o ano novo se aproxima. Apesar de não terem conseguirem entrar em contato com ela por mais de uma semana, o grupo se surpreende ao ver que Tome conseguiu chegar ao local combinado. Tome não acredita que eles conseguiram encontrar um telepata e fica ainda mais reticente quando é Takenaka quem é apresentado a ela, mas ela não recua, pois a ideia é boa demais para ela deixar passar.

Fazendo um comparativo, Takenaka tem algumas semelhanças com Mob: duas crianças sensíveis ficam presas com um início involuntário de poderes psíquicos e ambas se tornam introspectivas para se proteger. A diferença principal é como Mob montou uma rede de apoio de amigos para si mesmo, enquanto Takenaka se isolou. Dessa forma, faz sentido, então, que Mob seja o único a estender a mão para Takenaka, compreendendo. É plausível que Takenaka tenha deixado o Clube de Telepatia quando não atendeu às suas expectativas, mas este episódio prova que a força do Clube de Telepatia está em seus membros, que se preocupam uns com os outros. Eles se preocuparam o suficiente para caminhar por toda a cidade em busca de pessoas que possam ajudá-los a realizar o sonho de Tome. E igualmente podemos ver que o valor de Takenaka não vem da força de sua telepatia, mas do fato de que ele concorda em ajudá-los.

Em termos de ritmo, este episódio foi necessário após o clímax violento da semana passada. Mob Psycho 100 conseguiu trazer um tema que é comum a todos nós em algum momento: todos nós temos pelo menos algum arrependimento sobre nossa juventude e o tempo que gastamos. Todos nós queremos levar algumas memórias duradouras para nossa vida adulta. E eu particularmente adorei o episódio ter sido sobre um bando de amigos legais tentando fazer algo sólido pela Tome. Ainda não sabemos como isso vai acabar, pois esta foi apenas uma parte da saga “invocar um OVNI por telepatia”, e, na minha opinião, seria interessante se eles conseguissem contato com um alienígena que iria destruir para sempre o relacionamento deles com o universo em geral. Um dos grandes charmes de Mob é justamente que ele consegue passear por entre seus dois gêneros, shōnen e slice of life, de modo brilhante, e o resumo do episódio 7 é sobre uma história que envolve telepatia, amizade e não sentir que você pertence a este mundo!