Olá, meus caros viajantes, prontos para o terror psicológico? Hoje irei comentar sobre Mob Psycho 100 e seu novo episódio, com spoilers (de leve)!

Sinopse

A obra conta a história de um garoto introvertido chamado Shigeo Kageyama (ou simplesmente Mob), que possui uma poderosa habilidade de telepatia. O potencial desse poder psíquico é constantemente suprimido para evitar uma catástrofe, mas se torna útil para um vidente vigarista, que explora seus serviços por uns trocados.


O episódio 3 nos deu muito sobre o que refletir: foi um episódio experimental e alegre, mantendo todos os valores centrais do programa. O episódio 4 se baseou na enorme reviravolta que tivemos no final do episódio anterior e também explicou algumas coisas que não faziam muito sentido até agora. Se eu fosse definir em uma palavra só o humor deste episódio, escolheria paranoia. Foi bem enfatizado o sentimento de medo e isolamento de Mob à medida que seus amigos e familiares se tornam estranhos — um contraponto ao episódio anterior, no qual ele estava como centro das atenções. A direção do episódio caprichou no assustador: estando à espreita no escuro, aparecendo diretamente na frente da câmera ou falando docemente através de seus muitos seguidores, a presença de Psycho Helmet toma quase todas as cenas, sendo um horror psicológico.

Esta semana foi um indicativo de mudança de tom na série para uma narrativa mais sombria e intensa. Foi um episódio que extrapolou os limites do desconfortável, sendo uma profunda exploração da psique humana através da mente de um introvertido que fracassou. Mob foi espetacular neste episódio! O crescimento do personagem é notável: ele não é mais o personagem tímido que conhecíamos, ele evoluiu bastante para alguém que toma suas próprias decisões e sabe o que é certo e o que não é. Ele se propõe a realizar algo imenso no episódio 4 da terceira temporada de Mob Psycho 100 e está lidando de forma admirável. Mob é um garoto forte, independentemente de quaisquer poderes psíquicos que tenha.

A grande reviravolta neste episódio, com Dimple sendo o fundador do culto Psycho Helmet, é bastante clara, principalmente se considerarmos a cena pós-créditos do primeiro episódio e considerando que ele saiu do último episódio após discutir com Mob. Porém, embora seja previsível quem é o vilão e seus planos – pois ele os declara abertamente –, Mob Psycho 100 ainda consegue nos deixar tensos, pois ainda temos que ver até onde Dimple irá pelo poder! O que nos leva a outro questionamento: como Dimple tentará lutar contra Mob? Ele sabe que não pode derrotar o garoto com poder psíquico, então creio eu que ele vai tentar minar a confiança de Mob, assim como ele tentou com o Reigen, mas ainda é uma grande mistério.

Analisando a parte temática de Mob, o retrato que foi esboçado neste episódio de mentalidades e manipulações de cultos vem em um momento propício dado o assassinato de Shinzō Abe, e imagino que o público no Japão esteja especialmente receptivo a essa mensagem agora. Tenho convicção de que muitos espaços prejudiciais começaram como grupos discretos, que se uniram por interesses comuns, mas sem dúvidas grupos isolados podem se tornar terrenos de alimentação para manipuladores como Dimple/Psycho Helmet. Um culto, por definição, não é feito apenas por uma pessoa, mas uma única pessoa errada no lugar errado pode causar danos inimagináveis. Um ponto forte da escrita de Mob é que, se você olhar atentamente, encontrará o tipo exato de pessoa que o anime está retratando em nosso mundo. Você consegue ver como algumas pessoas se apaixonariam realisticamente por esse tipo de líder, e o pensamento é extremamente perturbador.

Não poderia deixar de citar o Naoto Uchida, que fez os storyboards, dirigiu e contribuiu para a direção de animação. Ele tem créditos nas duas primeiras temporadas, mas esta é primeira vez dirigindo um episódio da série, e eu realmente quero elogiá-lo por criar uma atmosfera tão coesa e envolvente. Seja lá para onde for este arco, Uchida definitivamente conseguiu isto: amedrontar com um glóbulo de ectoplasma verde com bochechas rosadas! Todos os personagens desempenharam seus papéis com perfeição, de Reigen a Ritsu, de Hanazawa a Mob. A atmosfera estava muito bem estruturada, e a mistura de comédia e horror foi incrível, deliciosamente assustadora e exatamente o que eu desejava como uma continuação do episódio anterior.


O episódio 5 de Mob Psycho 100 III estreia na Crunchyroll em 2 de novembro.