Olá, meus caros viajantes, prontos para o terror psicológico? Hoje irei comentar sobre a terceira temporada de Mob Psycho 100 e seu quinto episódio, com spoilers (leia por sua conta e risco).

Sinopse

A obra conta a história de um garoto introvertido chamado Shigeo Kageyama (ou simplesmente Mob), que possui uma poderosa habilidade de telepatia. O potencial desse poder psíquico é constantemente suprimido para evitar uma catástrofe, mas se torna útil para um vidente vigarista, que explora seus serviços por uns trocados


Este episódio é essencialmente de ação, e a animação segue sendo espetacular. A luta é mostrada com com ângulos e velocidade, diferentes níveis de poder e táticas, mas ela é icônica pelo nível pessoal que ela tem: não apenas porque os amigos e familiares de Mob sofreram lavagem cerebral, mas porque quem fez a lavagem cerebral também é amigo de Mob!

Dimple é um personagem interessante em termos de alianças. Após sua primeira derrota para Mob na primeira temporada, ele lutou ao lado de Mob, embora por motivos pessoais, e agora, vendo eles lutando, dá para sentir o conflito interno de ambas as partes. Porém, uma das coisas que não gostei muito desse episódio foi em termos de desenvolvimento e personagem, pois Mob vinha numa crescente, e isso é totalmente ignorado aqui.

Outro aspecto que quero ressaltar sobre esse episódio é sobre a construção que One (o criador e autor do material original) tem sobre cultos. Não sei se a escrita dele advém de alguma experiência pessoal, mas ele consegue exprimir precisamente a mentalidade de quem se envolve em um culto e continua lá, achei bem contundente essa abordagem. O episódio consegue ampliar o que que já havia trazido sobre táticas de liderança, como lavagem cerebral e outros esquemas de controle antiéticos, e embora Dimple tente se justificar, não há justificativas. Dimple sempre teve como objetivo se tornar um ser supremo devido à sua ganância; ele ficou observando, traçando um plano e esperou a oportunidade perfeita para colocar em prática!

À medida que a batalha prossegue, Dimple é forçado a assumir uma forma superpoderosa com um corpo dourado que ele chama de “God Dimple”. Não é a primeira vez que Dimple tenta fazer algo deste estilo. Anteriormente, Dimple fundou um culto que era centrado no riso, conhecido como o culto LOL, tomando posse de uma pessoa e construiu um número suficiente de seguidores. Dimple usou máscaras amaldiçoadas que forçavam o usuário a rir, o que facilitava para ele influenciá-los ainda mais. Aqui, ele utiliza algo parecido pois pois parte de sua influência sobre as pessoas de Seasoning City era que eles tinham que entrar em contato com o brócolis para serem influenciados. Da última vez, isso quase acaba com Dimple sendo exorcizado, então não há garantia de que ambos os personagens vão sair vivos desta vez.

A animação e trilha sonora combinaram perfeitamente, e o ritmo do episódio, que evidencia esse confronto entre dois amigos que se tornaram inimigos, deve tornar tudo muito interessante. No geral, o episódio 5 de Mob Psycho 100 III foi excelente, e estou ansiosa para ver como vai terminar!