Olá, meus caros viajantes! Recentemente demos uma triste notícia sobre a ilustradora de Tokyo Mew Mew, e hoje resolvi falar um pouco sobre a obra! Tokyo Mew Mew é uma série que muitas pessoas devem lembrar, tendo sido exibida no Brasil com o nome de As Super Gatinhas pelos canais Cartoon Network e Boomerang. Apesar de o anime ter sido bastante descaracterizado, existe uma fanbase que curtiu a série na infância e aguarda a vinda para o Brasil. O mangá foi serializado no Japão entre os anos 2000 e 2003 na revista Nakayoshi, da Kōdansha.

Sinopse

Ichigo Momomiya é uma garota comum, um pouco estranha e apaixonada pelo garoto mais popular de sua escola: Masaya Aoyama. Enquanto ela finalmente encontra coragem para lhe oferecer um encontro, ele concorda em acompanhá-la a uma exposição sobre os animais do Livro Vermelho, uma espécie de coleção de espécies ameaçadas de extinção. Após esse encontro, a jovem começa a se comportar de maneira estranha. Na verdade, ela agora age, apesar de si mesma, … como um gato.

Ryō Shirogane, uma adolescente talentosa, a ensinará quando ela foi escolhida para defender o mundo; seu DNA sofreu uma mutação com o de um dos animais do Livro Vermelho, o Gato Iriomote, o que lhe dá superpoderes e também o dever de proteger a Terra contra uma ameaça alienígena ainda desconhecida. Ela agora terá que reconciliar a vida normal com que tanto sonha com as lutas regulares contra monstros e a busca por seus quatro companheiros de equipe que ela nada conhece, além de enfrentar uma série de tormentos sentimentais!

Após o sucesso da franquia de Sailor Moon, a equipe de garotas mágicas se tornou popular, sendo referência em quase todos os mangás em que garotas normais ganham superpoderes para salvar o mundo. Desse modo, o nicho foi ganhando popularidade, e Tokyo Mew Mew é um exemplo disso, não sendo um exagero classificar como o segundo mais importante do gênero garotas mágicas, muito pelo fator nostalgia.

Ao contrário de muitas outras histórias de garotas mágicas, o poder de Ichigo e suas amigos é resultado de um acidente. O foco do mangá está no presente e no que os Mew Mews (em especial Ichigo) precisam fazer com seus novos poderes. Mas, um das coisas que particularmente eu não gosto da história é a falta de um elemento chave: a história de amadurecimento. Ichigo não amadurece, a protagonista no Capítulo 1 ainda é a mesma pessoa no final (e sim, talvez eu esteja exigindo muito de uma história cujo público alvo definitivamente não sou eu 😂)! Outro ponto que acho importante ressaltar é que a história de Ichigo se concentra mais em como sua identidade secreta afeta seu relacionamento com Masaya do que sua vida em geral… então, de certa forma, eu curto a história, mas não curto muito a execução da mesma.

Eu fico muito frustrada quando uma personagem principal feminina, que tem tanto potencial como heroína, acaba cruzando a linha de ter uma queda por um garoto para ter prioridades realmente ruins! Eu não me importaria com o interesse amoroso se não tivesse cenas em que isso é levado muito mais em consideração, mas temos momentos em que ela atende o telefone durante a batalha apenas para falar com sua paixão ou quando ela tenta salvar o mundo muito rapidamente porque ele está esperando por ela e ela não que aborrecê-lo por estar atrasada… Ou seja, ela está muito mais preocupada em ser pontual em seu encontro com um garoto que nem é tão carismático que salvar o mundo. Sem falar que tem um momento em que Ichigo pensa que seu DNA se transformou permanentemente e, em vez de se preocupar com seus amigos, sua família, como as coisas podem nunca mais ser da mesma maneira, seu primeiro pensamento foi:

Talvez eu fique presa assim para sempre. Então eu nunca serei a namorada dele.

E as outras quatro garotas do Mew Mew? Quase não se tem informações sobre elas, e elas só aparecem mais quando Ichigo quer reclamar ou precisa de ajuda nas batalhas, que, aliás, são bem curtas, mas acho compreensível! Em resumo: tem personagens fofos, arte fofa, um romance que não acho tão fofo assim e um enredo ok. Eu devo voltar aqui para falar sobre o anime que será lançado este ano, baseado na obra. O vídeo abaixo também traz uma prévia da música de abertura, Cat!!shite SuperGirls, interpretada por Smewhite: