Olá, meus amores, tudo bem? Hoje nosso trem-bala tem convidado, o Haydaru, e juntos iremos falar sobre nossas impressões a respeito do ato 2 de Arcane! E se você não conferiu nossa primeira review, não deixe de lê-la.

Sinopse oficial

Em meio ao conflito entre as cidades-gêmeas de Piltover e Zaun, duas irmãs lutam em lados opostos de uma guerra entre tecnologias mágicas e convicções incompatíveis.

Haydaru

O ato 2 começa mostrando o avanço de alguns anos, e vemos que Piltover evoluiu bastante depois da descoberta da nova tecnologia Hextec, enquanto Zaun continua pobre e esquecida. Vemos a corrupção que está por trás da elite de Piltover, que só pensa em poder e lucro, não ligando para a destruição que essa tecnologia pode causar. Até mesmo Jayce, que foi o criador dessa tecnologia, já começa a se corromper sob influência de uma conselheira (Mel) que visa somente o poder.

Vicky

É o 200º aniversário da fundação da Piltover, e, nos anos que antecederam esta importante data, a descoberta da Hextec por Jayce e Viktor trouxe uma época de prosperidade e crescimento para a cidade. Porém, enquanto a cidade prospera, Zaun sofre sob o radar daqueles que a vigiam. Agora com Silco governando, a situação fica ainda pior à medida que ele inunda as ruas com sua droga Shimmer. Tanto em Piltover quanto em Zaun, o sistema está prestes a ser desafiado…

Haydaru

Com a morte de Vander, Zaun caiu nas maos de Silco, que agora controla tudo e espalha sua droga por toda a cidade. Com o aparecimento da personagem Jinx no segundo ato, percebemos que ela está completamente desequilibrada, tendo visões e escutando vozes depois do ocorrido com sua familia nos primeiros episódios, o que a deixa fora de controle, causando o caos por onde passa.Vi, que estava em uma prisão, foi encontrada e libertada por Caitlyn, que está investigando um atentado cometido por Jinx em Piltover, levando as duas personagens a Zaun em busca de respostas.

Vicky

Nos anos entre o primeiro e o segundo ato, Caitlyn se tornou uma oficial dedicada, que almeja tornar as coisas melhores para Piltover e Zaun. Vendo que o crime e a corrupção não são solucionados pelo xerife Marcus de Piltover, Caitlyn inicia uma investigação por conta própria depois que um tiroteio em um dos Hexgates de Piltover não recebe a atenção que merece. Isso a coloca em contato com Vi, que tem estado no sistema prisional de Piltover desde que Marcus a levou cativa no final do primeiro ato.

Conforme a dupla (Vi e Caitlyn) passa por áreas novas e antigas em Zaun, tudo parece diferente, embora pouco tenha mudado na estrutura da cidade. Mas é notável a diferença de atitudes, atmosfera e energia depois do falecimento de Vander. É uma narrativa visual muito intensa que combina com diversos momentos que parecem reflexos espelhados de cenas do capítulo anterior.

Haydaru

Já no lado de Piltover, a história se concentra em Jayce, enquanto ele ocupa seu novo lugar de destaque na sociedade. Porém, a narrativa é um pouco mais leve, pois gira em torno da política e da intriga dos ricos. O lado Piltover da história também traz uma pergunta pertinente: o que eles vão fazer com o Viktor? Vemos o declínio de sua saúde, e por isso o cientista luta com as regras e restrições da cidade que o impedem de seguir adiante em suas pesquisas. Ele sente que está ficando sem tempo e que o mundo o impede de suas tentativas de salvar-se. Esse tipo de narrativa parece caminhar para uma história de origem supervilão, que se utiliza de uma doença crônica para justificar a vilania (o que não acho tão interessante).

Vicky

Acredito que a sentença de morte para a parceria de Viktor e Jayce foi a hesitação de Jayce, no Dia do Progresso, em revelar a nova pedra preciosa da Hextec. O fato de Viktor se envolver com Singed deve agradar a base de fãs de League of Legends, já que houve uma grande especulação online se Singed estava presente ou se seu personagem havia se fundido com o de Silco por questões narrativas. Um adendo que faço: tem uma cena de Jayce mantendo relações sexuais com Mel, e entendo que faz sentido mostrar que o relacionamento deles estava em um patamar diferente, mas vi como desnecessário gastar três minutos com isso, e foi meio desconfortável.

Haydaru

No final do ato 2, vemos o reencontro das personagens Jinx e Vi. E que cena, meus amigos, pois Jinx acreditava que sua irmã estava morta, uma das mentiras contadas por Silco. Vi, que também pensava que Jinx estava morta, ficou muito surpresa ao descobrir que ela estava ao lado de Silco, que a manipulava se aproveitando de sua mente instável. Vimos também Viktor se aliando a Singed, outro campeão de League of legends inserido em Arcane, o que abre um grande leque de possibilidades para o ato final.

Vicky

O estilo visual que impressionou os espectadores no ato 1 é reforçado no ato 2. Isso é particularmente verdadeiro no que diz respeito a Powder, que passou anos atormentada pela culpa e sentimentos de abandono; Silco fez de tudo para manipular a mente da protagonista para seus próprios ganhos. A forma com que o design visual entrega a expressão emocional da personagem, bem como a captura da maneira fragmentada como Powder percebe seu mundo nesses momentos, é surreal. A qualidade da animação de Arcane é incrível. As cenas de ação tiveram alguns ângulos muito criativos que os produtores escolheram para representar os personagens. O Hextec azul e o Shimmer vermelho trazem um bom contraste com os poderes do “Bem” e do “Mal” no universo, que também correspondem as cores da Vi e da Jinx.

Haydaru

A qualidade da animação não caiu nem um pouco, ela conseguiu ficar ainda mais fluida nas cenas de ação, melhorando os episódios. E também a palheta de cores utilizada nessa série é uma coisa impressionante de se ver! Vários easter eggs novos aparecem com um Poro que segue o personagem Heimerdinger por todos os lados, e também um livro sobre o personagem Teemo (um dos campeões de League of Legends) que pertence à filha de Marcus, um dos pacificadores. Novamente a trilha sonora esta impecável, utilizando efeitos sonoros incríveis e a banda Imagine Dragons sendo inserida nesse segundo ato, com uma parte do clipe da música de abertura de Arcane no meio do episódio.

Vicky

Já falei anteriormente no primeiro ato sobre a música, então só acrescento que as OSTs e os temas das inserções são ótimos e também contribuem muito para o clima da história. A respeito de como a narrativa vem sendo construída, em seu livro de 1979, Roteiro: Os Fundamentos do Roteiro, Syd Field definiu o principal modelo de ficção narrativa que a maioria das formas de mídia utiliza, que ele chamou de estrutura de três atos, com os três atos sendo chamados de The Setup, The Confrontation e The Resolution. Acho que Arcane segue bem esse modelo: ao invés de entregar uma história completa, que se encaixa em uma narrativa maior, somos preparados para o que vai vir, e embora eu tenha gostado mais do primeiro ato, ainda tem muito o que se amar neste ato intermediário.

Haydaru

Concluindo o ato 2: tudo continua muito bonito, a animação impecável juntamente com a trilha sonora e o desenvolvimento dos personagens, tudo isso prende a gente na série e nos deixa querendo mais. O final desse ato tem uma carga emocional gigantesca com as duas irmãs se reencontrando depois de vários anos, e eu estou muito ansioso para o ato final e as surpresas que vamos ter!

Vicky

Em resumo: os personagens são muito bem trabalhados, e é muito bom vê-los se debatendo em suas histórias. Estou ansiosa para ver o que o final da próxima semana trará para o mundo de Arcane, onde as peças estão “definidas”, mas ainda há alguns mistérios que não foram revelados. E vocês, o que acharam?


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com.