Olá, estamos de volta! Eu a Vicky vamos trazer nossa opinião sobre uma série que estreou ontem: Arcane. Sem mais delongas, vamos às nossas primeiras impressões!
Vicky
Arcane é uma série animada ambientada no universo de League of Legends (mais conhecido como LoL) A série foi anunciada na celebração do décimo aniversário do jogo em 2019, mas devido à pandemia de COVID-19, foi adiada para novembro de 2021. A série é dirigida por Pascal Charrue e Jerome Combe, ao lado de Arnaud Delord, do diretor do videoclipe de Enemy, interpretado por Imagine Dragons e J.I.D.
Sinopse oficial
Em meio ao conflito entre as cidades-gêmeas de Piltover e Zaun, duas irmãs lutam em lados opostos de uma guerra entre tecnologias mágicas e convicções incompatíveis.
Haydaru
Vamos começar dizendo que a Riot acertou!
Arcane traz uma história com vários temas simbólicos em qualquer cultura: família, política, preconceito, briga de classes sociais, entre outros.
Em apenas três episódios, a série mostrou tudo isso e muito mais. Adorei ver o começo das histórias de vários campeões do League of Legends sendo contadas e de maneira tão autêntica e visceral. Arcane traz uma animação bem madura com violência e vários outros temas bem adultos sendo trabalhados.
Vicky
Um dos pontos que acho importante ressaltar é que, embora eu não tenha jogado muito League of Legends — e, devido a isso, não estou muito ciente do enredo do jogo —, a animação feita não impede que se consiga compreender a história, o que pode atrair um novo público, e não apenas os fãs do jogo.
A série foi animada com o estilo que é bem característico da Netflix, com a retratação de muitos detalhes e expressões, e eu considero essa animação como sendo fantástica, especialmente na parte de retratação das magias.
Haydaru
O estilo de animação usado em Arcane muitas vezes dá a impressão que estamos vendo uma pintura em movimento, um belo exemplo de como usar o 3D. Ouso dizer que é a melhor animação que eu vi até hoje na Netflix: várias cenas da animação me deram vontade de usar como papel de parede no meu computador!
Vicky
A série, que se encontra disponível na Netflix, é dividida em três atos, cada um contendo três episódios. O primeiro ato foi ao ar ontem, 6 de novembro, com o restante indo ao ar todos os sábados, até 20 de novembro (esperem nossas reviews semanais).
A história segue duas irmãs, Vi e Powder, que vivem em um gueto nas periferias da cidade brilhante e próspera de Piltover, que tem um lado escuro, de forma literal. Do outro lado de um rio largo está a Cidade Baixa…
Haydaru
A animação conta a história de Vi e Jinx quando ainda eram jovens e mostra os acontecimentos que as transformaram no que conhecemos hoje no Lolzinho. Foram lançados somente três episódios até o momento, porém fomos bombardeados com vários caminhos e escolhas das personagens. Arcane também conta a história de Piltover e Zaun.
Em Piltover, os piltovenses acreditam que estão no ápice do desenvolvimento com sua cidade muito desenvolvida e tecnológica, vivendo uma vida boa e farta. Já Zaun, o “esgoto”, fica localizada logo abaixo de Piltover; seus moradores vivem na miséria e violência lutando para sobreviver em meio à sujeira.
É desse lugar que vem o grupo formado por quatro jovens que são apresentados logo nos primeiros minutos de animação. O centro das atenções desse grupo está no relacionamento das irmãs Violet (Vi) e Powder (Jinx). As irmãs crescem como órfãs na Cidade Baixa, mas seguem caminhos opostos após a infância.
Arcane explica como elas se separaram e quais as razões para que esse laço tenha sido cortado. Nesses três episódios vemos a construção das personalidades das protagonistas ao mesmo tempo em que somos apresentados a personagens importantíssimos e que dão um peso para o desenvolvimento de toda a história.
Vicky
As histórias das duas cidades são familiares à maioria dos torcedores da Liga. Mas, enquanto a versão do jogo é uma dicotomia mais simples entre a “boa” Piltover versus a “má” Zaun, Arcane nos mostra outro panorama mais complexo: Piltover controlou a Cidade Baixa por anos, forçando seus líderes a acordos de proteção desvantajosos, exercendo um imenso poder policial como para manter sua população mais pobre “nas rédeas”. As décadas de maus-tratos ajudaram a empurrar os descontentes cidadãos da Cidade Baixa em direção ao misterioso Silco, que prometeu transformar a cidade de Zaun e fará de tudo para ganhar poder sobre Piltover.
Haydaru
Durante os primeiros três episódios, o história se concentra as duas duplas separadas entre Piltover e Zaun: as irmãs, Vi e Jinx, e os parceiros científicos Jayce e Viktor. Esses últimos são gênios científicos que lançam a cidade de Piltover no futuro, com suas invenções. Mas, embora sejam parceiros, fica nítido que ainda estão divididos sobre o quanto estão dispostos a arriscar a segurança pública em nome da ciência, e essa divergência de opinião é usada para explicar as ideologias por trás de Piltover e Zaun, o que possivelmente permitirá que posteriormente se aprofundem nas filosofias que dirigem esses locais. Todos os quatro citados são campeões de League of Legends, e cada uma de suas histórias reflete nitidamente as cidades que habitam.
Vicky
Entre esses pares estão outras histórias de rostos reconhecíveis como Caitlyn, Ekko e Heimerdinger, bem como novos rostos como Vander, Mel, Mylo e o vilão mencionado anteriormente, Silco. De forma geral, há uma boa variedade de personagens que têm seus papéis na trama e se encaixam bem no universo retratado.
Alerta de spoiler a seguir! Melhor pular caso ainda não tenha visto a série.
Falando mais especificamente do primeiro episódio, logo na primeira cena, Vi e sua irmã encontram os cadáveres de seus pais nos destroços de um violento confronto entre os moradores da Cidade Baixa e os policiais de Piltover. E a história segue em um bom ritmo após esse início sombrio, dando seguimento quando somos levados adiante por alguns anos, enquanto Vi, Powder e dois outros órfãos entram sorrateiramente em Piltover para fazer um assalto no mínimo ousado. As coisas começam a dar errado a partir daí, dando início a uma série de acontecimentos que são uma reação em cadeia.
Haydaru
No episódio 2, a história introduz Jayce, Viktor e vários outros campeões notáveis da Liga como citei anteriormente. Cegos pela ambição, esses dois acadêmicos de Piltover vão trabalhar para dominar o poder da magia por meio da ciência. É um empreendimento perigoso que atrairá a ira do governante de Piltover, liderado pelo peculiar Heimerdinger, uma criatura minúscula que ostenta um monóculo.
Não vou discorrer muito sobre o terceiro episódio, para não estragar a experiência de vocês assistindo, mas posso adiantar que o episódio funciona bem, devido ao quão bem Arcane desenvolve seus personagens. As sequências de batalha também são excelentes, misturando câmera lenta e um uso maravilhoso de múltiplas perspectivas.
Vicky
Se você não é um fã de League of Legends, Arcane ainda é algo que eu recomendaria que você assista. Não é sobrecarregado por histórias complicadas ou multiversos da linha do tempo. Arcane não é sobre os campeões de League of Legends, mas sobre quem eles costumavam ser, refletindo muitas histórias de origem de super-heróis (a exemplo de Batman Begins). Mas, na contramão de muitos desses filmes, existe também uma humanidade em Arcane que o torna particularmente envolvente e cativante.
Haydaru
Os fãs com olhares mais atentos notarão diversos easter eggs que vão dar aquele gostinho para quem gosta de League of Legends. Isso se estende também para a trilha sonora, que tem o típico toque épico e novamente traz referências para os fãs do jogo.
A escolha de Imagine Dragons para a música de abertura da animação caiu como uma luva e trouxe uma certa nostalgia, já que a banda tem outros trabalhos com o LoL no campo dos esports.
Arcane é um salto para todo esse universo que a Riot criou ao longo dos 12 anos, mostra a maturidade para tocar em temas complexos ao mesmo tempo em que entrega aos seus fãs uma profundidade para os seus personagens e uma parte desse universo.
Vicky
Sou suspeita para falar da trilha sonora pois sou imensamente apaixonada pro Imagine Dragons, então vou deixar um vídeo com a música para vocês apreciarem:
Haydaru
Resumindo tudo: eu adorei os três primeiros episódios com essa animação e trilha sonora impecáveis, e estou ansioso para as próximas semanas e os seis episódios restantes para ver onde essa história vai nos levar e quais os personagens que ainda vão aparecer para nos surpreender. Confiram o trailer oficial da obra:
Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com
.