O Open your Mind dessa semana está dentro de um mundo de mistérios, romance e fantasia de deixar qualquer otome sorrindo com o amor ideal. Mas se você pensa que só elas vão gostar se engana! Fushigi Yuugi é um anime que traz equilibrio na ação, comédia e aventura. Então, saiba mais sobre os mistérios de um livro, um mundo e um destino. Confira Fushigi Yuugi!
 


 

Introdução
 

Fushigi Yuugi (Jogo Misterioso) surgiu como um mangá criado pela conhecida mangaká Yuu Watase e publicado no Japão de 1992 a 1995, sendo transformado no mesmo ano de sua finalização em um anime exibido até 1996, foco dessa analise.
 

A franquia de Fushigi Yuugi é a obra mais famosa de Yuu Watase, foram feitos o anime com 52 episodios e 3 ovas sendo o primeiro de 3 episodios, outro de 6 episodios e a terceira ova de 4 episodios.
 

Fushigi Yugi inicia-se de maneira bem comum, estudantes colegias, Miaka e Yui são melhores amiga, enquanto Miaka é a garota atrapalhada, comilona que nunca tira notas boas, Yui é a menina inteligente que é admirada por todos.
 

Miaka estava prestes a fazer uma exame de admissão para um colégio de elite, se esforçando ao máximo para passar, ela resolve ir para a Biblioteca da cidade junto com Yui para que ambas possam estudar. Quando Miaka vai comprar uma bebida para ela avista uma ave vermelha, semelhante a fenix, sem entender como, ela se sente empelida a persegui-la e segue a grande ave até uma sala proibida (entrada não permitida).
 

Ela entra e procura pela ave, enquanto isso, Yui preocupada vai atrás da amiga e quando as duas se encontram, um estranho livro cai sobre elas, o nome dele “O universo dos Quatro Deuses” escrito em chinês antigo. Yui começa a lê-lo e ambas são transportadas para dentro do livro. A partir desse ponto as amigas estariam separadas por um bom tempo e o rumo do destino as separariam e ao mesmo tempo, farão com que elas se enfrentem.
 

Desenrolando
 

Duas garotas vivendo em um mundo estranho lutando para voltarem ao seu mundo de origem, pode parecer simples, mas Fushigi Yuugi não é assim. Logo após cairem na China Antiga (dentro do livro), elas são abordadas por bandidos e Tamahome, um jovem rapaz aparece para salvá-las, pedindo em troca dinheiro pelo “salvamento”. Enquanto Miaka tenta convencer o rapaz que não possui dinheiro e tenta descobrir onde estão, Yui é envolvida por uma luz vermelha e é levada de volta ao mundo real.

Miaka sem saber onde Yui foi parar, acredita que Tamahome a sequestrou e procura o rapaz que foi embora após saber que ela não tinha como pagar. Enquanto isso, Yui continua lendo o livro no mundo real e descobre que Miaka se tornou uma personagem do livro que “se escrevia” sozinho (por mágica).

A história de Fushigi Yuugi pode ser dividida em ciclos, inicialmente Miaka procura por Tamahome e conforme os acontecimentos vão ocorrendo ela descobre que é uma garota lendária através de Hotohori, imperador de Konan (país do Deus Suzaku).
 

O peso da salvação do país está nos ombros de Miaka, a sacerdotiza de Suzaku, a ave que ela havia visto no mundo real. Somente ela pode invocar Suzaku e fazer três pedidos, trazendo paz para todo o país.
 

Mas como uma simples garota se torna Suzaku no Miko? Para isso, ela precisa reunir as 7 Estrelas de Suzaku, 7 guerreiros que estão espalhados pelo país e alguns não sabem da sua situação como guerreiros destinados a proteger Miaka em sua missão.
 

Enquanto Miaka tenta encontrar os seus guerreiros, sentimentos vão surgindo, assim como problemas, pois os outros países não deixaram que Miaka consiga realizar o ritual e trazer paz para Konan, assim como voltar para casa.
 

Para poder entender Fushigi Yuugi é necessário prestar atenção a lógica do livro misterioso. Em determinado momento Miaka fica doente e precisa retornar para casa, com a ajuda do seus guerreiros ela consegue, mas promete voltar. Ela poderia reencontrar a amiga Yui certo? Errado, Yui é levada pelo livro no momento em que Miaka volta.

Como reverter os efeitos do livro? Para Miaka é realizando o ritual e fazendo os seus pedidos. Mas Yui que se apaixona por Tamahome não quer voltar ao mundo real sem ele e sendo manipulada por um dos personagens se torna a principal inimiga de Miaka, a sacerdotisa de Seiryu.
 

              
 

Opinião Final
 

Fushigi Yuugi é um anime que fala das relações humanas, Miaka cria amizades, mas ao mesmo tempo não abandona as antigas. Ela busca desesperadamente fazer Yui entender que não a traiu, mas também não pode abandonar o seu dever com Hotorohi e o país de Konan. Ao mesmo tempo o seu amor por Tamahome cresce e é correspondido. Em meio a guerra que é travada para ver quem consegue realizar o ritual primeiro, Yui ou Miaka, as relações humanas ganham destaque entre as batalhas.
 

Os personagens são profundos, trazem carisma e antipatia, como não odiar Yui que faz de tudo para separar Tamahome e Miaka? Ou odiar como Yui não vê o quanto Miaka se esforça por ela? Conforme nós conhecemos a vida de cada guerreiro, cada sofrimento, você vai entendendo como a personalidade de cada um se forma e passa a questionar quem são os verdadeiros vilões ou vilão e esse vilão definitivamente não é Yui, mas alguém por trás dela que explora as suas fraquezas e sentimentos e a coloca contra a sua melhor amiga, Miaka.
 

Fushigi Yuugi não é um anime complicado, mas tem um universo que lhe cativa, você se torna apaixonado por ele e os quinquenta e poucos episódios passam rapidamente, os momentos de comédia ou amor, as mortes e desencontros fazem você ansiar ainda mais pelo final que é feito de maneira exemplar sem os ditos “finais” horríveis que ocorrem em muitas adaptações.
 

Seguindo a mesma linha que Inu Yasha, essa obra fala de amor sem deixar os outros elementos apagados. Para quem curte animes recheados de amor, comédia e fantasia, Fushigi Yuugi é um anime que não vai se arrepender de assistir.