Os amantes de terror ou simplesmente de animes, já devem ter visto alguma vez esta flor. Presente principalmente em histórias relacionadas ao outro mundo (inferno) ou suspense. Muito vista no anime Jigoku Shoujo (Hell Girl ou Donzela do Inferno), é da Higanbana que iremos falar hoje. Higanbana é a flor símbolo do equinócio de outono. Pronuncia-se "Rigã-baná". Ao todo são 30 variedades da flor. Também são chamadas de Manjushage (pronuncia-se Mandyuu shaguê). É uma espécie de lírio. Em português, lírio-aranha (spider lily).
 

Flor que é um importante símbolo budista. Para os japoneses, essa flor simboliza que a noite se torna maior que o dia. Simboliza o fim de nossa existência, o esfriar, a despedida, o esquecimento.
 

Mas o significado não é ruim. Te explico: veja quantos aspectos na sua vida você quer terminar, quer esquecer, encerrar. Coisas que você deseja que não mais se repitam.  Seja um amor complicado, uma dívida, um grave problema, um trauma. Esta flor também significa o término de algo que não é bom em sua vida.
 


 

Além disso, a Higanbana é sinônimo de "memórias perdidas, abandono" e é símbolo de morte. Higan também é um termo budista para designar o "outro mundo" ou "mundo além" que é o mundo que está além do rio que separa o mundo dos vivos do "Outro mundo".
 

Quando a flor de Higan se abre, as folhas caem, o caule fica liso. E ao cair à flor, surgem novamente as folhas da planta. Um constante nascer e renascer. Este fenômeno inspirou várias lendas, dentre elas uma muito interessante, sobre um amor impossível entre dois elfos.
 

Conta-se que há muito tempo atrás viveram dois elfos: Manju, que tinha o dever de proteger a flor, e Saka, que tinha a missão de guardar as folhas. Curiosos, eles desafiaram seu destino de guardar a planta sagrada, e planejaram se encontrar. Foi paixão à primeira vista! Mas deus, exasperado pela desobediência dos dois, separou o casal, e lançou-lhes uma maldição para puni-los: As flores de Manju jamais encontrariam as folhas de Saka novamente.
 

Dizem que quando o casal se encontrou após a morte, no Jigoku (inferno), juraram se encontrar depois da reencarnação. Porém, eles jamais conseguiram manter a promessa.
 

Por conta disso, um poema antigo diz que "as flores morrem por amor às folhas, e as folhas morrem por amor às flores".
 

À beira do rio há umas flores bem bonitas.
Como esses lírios.
Essas flores vermelhas se chamam Higanbana.
Flor que marca a chegada do outono.
Dias que se tornarão gradativamente mais frios e curtos…
Porque uma flor tão bonita para simbolizar a partida?
Porque o outro mundo também há de ser belo e perfumado…
A flor (alma) que se abre em plenitude, sem as folhas (vida na Terra).
Os budistas dizem que um grande rio divide o mundo dos vivos e dos que já se foram.
Por isso há tantas flores de Higanbana na beira dos rios.
O mundo do Higan (o mundo espiritual) é tido como o mais perfeito e belo.
Enquanto que o mundo do Kogan (o mundo físico que vivemos),
É tido como o mundo da evolução e sofrimento.
E por aqui hoje é dia de visitar os que já se foram,
Lembrar com carinho de nossos antepassados.
Levar flores, orações, meditação.
Almas que já se tornaram uma flor de Higan,
Em beleza plena no outro lado da existência.