Sendo não apenas uma das nações mais inovadoras do mundo, além disso, o Japão também é um lugar onde muitas das tradições e a cultura dos antigos são conservadas até os dias de hoje.

Exemplos disso não faltam, seja a gastronomia, festivais, arte ou entretenimento.

Uma dessas tradições e costumes antigos que foram conservados é a prática de banhar-se nas famosas onsen, que nada mais são do que instalações construídas em torno de fontes termais para que as pessoas possam se banhar.

Curiosidade rápida

Uma curiosidade é que, ainda hoje, alguns banhos não permitem a entrada de pessoas com tatuagens. O motivo disso é que tatuagens não são bem vistas no Japão, porque simbolizam ligação com o crime, principalmente com a Yakuza.

Origem dos onsen

O Japão é um lugar com uma atividade vulcânica bem alta, o que criou as bases perfeitas para que o país fosse rico em águas minerais, abundantes em todo seu território.

Acredita-se que os onsen tenham sido descobertos há mais de 3 mil anos. Inicialmente reverenciados por suas propriedades terapêuticas, mais tarde se tornaram uma parte importante da cultura japonesa.

Ofurô, sentō e onsen

Outra coisa importante de se ressaltar é a diferença entre ofurô (お風呂) e onsen (温泉), que são coisas bem diferentes.

Enquanto o ofurô é uma banheira com espaço apenas para que o corpo seja bem coberto pela água quente, oferecendo um momento relaxante para quem está se banhando, onsen é um banho comunitário de águas termais.

No Japão, uma opção para quem não possui um ofurô em casa é se locomover a um banho público, os chamados sentō (銭湯), e tomar um bom banho por um preço acessível.

Normalmente, onsens são encontrados em hotéis no estilo do Japão tradicional. Você também pode encontrá-los em spas, resorts, pousadas, e ainda existem onsen particulares.

Existem mais de 25 mil fontes termais espalhadas por todo o Japão para a alegria dos japoneses que precisam de um momento relaxante depois do trabalho e dos turistas que anseiam por se conectarem com a cultura japonesa.

Conclusão

Onsens não são apenas fontes termais, mas também são um meio excelente para relaxar e colocar a saúde em dia graças aos benefícios de suas águas minerais. Sendo assim, podemos dizer que eles são verdadeiros tesouros naturais do Japão.