A Cultura Japonesa sempre despertou nosso interesse, principalmente depois de conhecermos esta cultura através da nossa série predileta. Por este motivo essa matéria estará falando um pouquinho desse país que tanto agrada ao público brasileiro que assim como eu são fãs dos animes e mangás da terra do sol nascente.


Para começar que tal conhecer algumas curiosidades bem interessantes? A refeição tradicional dos japoneses é composta por nove pratos diferentes, haja variedade; a palavra arigatô (arigatou) é derivada do nosso obrigado, levado pelos portugueses no século XVI. Sabiam que os estrangeiros são conhecidos por serem narigudos? Que maldade! Alguns de nós também tem narizes pequenos; Comemora-se o Dia das Crianças no dia 5 de maio, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado, andar de bicicleta é ótimo.


Japão tem superstições bem estranhas, olha só algumas: deixar um gato preto atravessar a rua na sua frente dá azar; Se matar uma aranha à noite perderá todo seu dinheiro, então tenha cuidado; Algumas crendices falam que se for deitar após comer você pode se transformar em um boi; Acabou de comprar sapatos e por ventura acabou o estragando à noite? Ache seus amuletos da sorte que isso pode lhe trazer azar.
 

Quer ficar rico? Então ache um pedaço de couro de cobra e guarde na carteira, o difícil vai ser achar mais quem sabe; Se estiver andando em um piso de tatame não pise nas bordas isso atrai azar; Se encontrar uma aranha de manhã terá sorte, se for de tarde é muito azar então procure aranhas só de manhã.

Para ter seu desejo realizado você precisa fazer a simpatia do Darumá, ele é o Bodidharma que teve os membros atrofiados por ficar muito tempo meditando, ele tem o formato de um João bobo. É vendido sem os olhos e a pessoa que compra deve formular um desejo e pintar um dos olhos, assim que o desejo for atendido pinte o segundo olho em sinal de agradecimento, aonde eu vou achar um desses aqui no Brasil?
 

O sal também tem uma história bem legal lá. Dizem que se jogar sal no próprio corpo antes de entrar em casa, logo depois de retornar de um sepultamento, afasta de si o espírito do falecido e também purifica a pessoa. O sal também é usado nas casas comerciais sendo colocado na área frontal da loja após a limpeza matinal. Os lutadores de sumô espalham sal na arena para purificar o local e a si próprio. Ele também é usado nos cultos aos deuses. E para os que desperdiçam sal cuidado tem um ditado que diz que aqueles que desperdiçam sal se tornarão cegos.
 

  


Para encerrar vou falar sobre as etiquetas japonesas, durante as refeições elas podem ser de grande ajuda. Nossos amigos japoneses costumam dizer “itadakimasu” antes de saborear o prato, é uma forma de agradecer pela refeição,então não se esqueça de dizer. Durante a refeição jamais crave os hashis em uma tigela de arroz e os deixe assim, é uma das maiores gafes que se pode cometer, pois no Japão costuma-se cravar os hashis dessa maneira para deixar no altar em oferenda aos mortos.


Passar comida de hashi em hashi para outra pessoa, pode não ter um significado bom, porque em um funeral, após o corpo ter sido cremado os parentes recolhem e passam para os outros os ossos do ente querido de hashi em hashi, então fique esperto. Um costume interessante é que eles fazem barulho ao comerem “Lamem” ou “soba”, não estranhe, pois para os japoneses sugar o macarrão fazendo barulho é normal, mas arrotar depois da refeição nem pensar.


Ao terminar a refeição sempre diga “Gochisou sama deshita”, pronuncia assim gotissô sama deshitá, essa é a forma de agradecer pela refeição e dizer que estava saboroso. Agora é só esperar um japonês te convidar para comer e seguir as dicas passo a passo que dará tudo certo.


Ate a próxima pessoal, espero que tenham gostado.