O lámen é um prato originário do Japão e muito reverenciado pela sua simplicidade. Durante os últimos anos, ultrapassou as fronteiras do Japão, tornando-se um verdadeiro fenômeno culinário global.
Hoje, o lámen se tornou bem conhecido principalmente por conta da popularização dos animes, fazendo assim com que as pessoas tivessem mais interesse em conhecer a cultura do Japão e, inevitavelmente, chegando ao prato.
O lámen
O lámen é composto de quatro ingredientes básicos: macarrão, caldo, coberturas e temperos.
Diferentemente, o macarrão é feito de farinha de trigo, água e kansui (água mineral alcalina), variando de comprimento, espessura e textura dependendo da região onde é feito.
O caldo é a alma do lámen. Geralmente é acompanhado com tonkatsu (carne de porco) e shōyu (molho de soja).
As coberturas dão mais sabor à refeição, servidas com barriga de porco assada, ovo cozido marinado, algas marinhas, broto de bambu e cebolinha.
Para finalizar com chave de ouro, se tempera o prato com molho shōyu, missô ou simplesmente sal, dando um toque final de sabor.
Uma breve história do lámen
Parece contraditório, mas as raízes do lámen remontam à China pois foi somente no final do século XIX que o prato chegou ao Japão, principalmente através de imigrantes chineses.
Com este novo choque cultural, o lámen evoluiu e se adaptou ao gosto e às preferências dos japoneses, assim se tornando um prato típico da cultura japonesa.
Após a Segunda Guerra Mundial, quando o país passava por tempos difíceis, o lámen surgiu como uma refeição bem acessível, principalmente durante o período de escassez de alimentos.
O lámen no Japão e no Brasil
O lámen é um prato bastante famoso no Japão, por isso você pode encontrá-lo na grande maioria dos restaurantes do país, principalmente nos estabelecimentos de bairro.
No Brasil, o lámen geralmente é encontrado em restaurantes especializados na culinária japonesa.
Além disso, os ingredientes podem ser encontrados livremente no país afora. Desse modo, qualquer pessoa pode preparar uma boa tigela de lámen em casa, mesmo que alguns desses ingredientes possam não ter a qualidade dos encontrados somente no Japão.
Cup Noodles
E falando em qualidade, não podemos nos esquecer de comentar um pouco sobre os Cup Noodles, um “lámen” instantâneo bem prático e rápido de ser preparado.
No ano de 1966, Andō Momofuku, fundador da empresa alimentícia japonesa Nissin, fez uma visita aos Estados Unidos e percebeu que os americanos comiam uma espécie de Chicken Lámen em copos descartáveis.
A partir dessa experiência, ele teve a ideia de criar um lámen dentro de um copo e que pudesse ser consumido de forma bem mais prática.
Três minutos e pronto!
O lámen tem sua origem primordial da China, mas com o tempo veio a se tornar um prato típico da cultura japonesa e dela surgindo muitas variações do original.
Sua popularidade tanto no Japão quanto Brasil é um fato inegável e, no território nacional, principalmente entre as pessoas que são apaixonadas pelo Japão.
E finalmente, para que você tenha uma ideia do peso do lámen na sua rotina, saiba que até mesmo quem não se interessa pela cultura japonesa pode acabar consumindo por acaso um lámen instantâneo (Cup Noodles) por causa da sua praticidade, sem ao menos saber qual é sua origem.