Produzido e publicado pela Natsume, Pocky & Rocky é um jogo lançado em 1992 para o Super Nintendo Entertainment System. É a continuação do clássico de arcade, KiKi KaiKai, também desenvolvido pelo mesmo estúdio e lançado em 1986.

A história tem como protagonista Pocky, uma jovem sacerdotisa que, junto ao seu companheiro, Rocky, são os responsáveis por aquietar os espíritos malignos, yōkai, e manter a paz no templo xintoísta onde vivem.

Ao decorrer da trama, o jogador vai se deparar com os mais diversos elementos da cultura xintoísta e outros pertencentes à mitologia japonesa. São numerosas as criaturas místicas presentes no jogo; dentre elas, é possível encontrar figuras icônicas como gashadokuro, kappa, oni e os yūrei.

A forma como Pocky & Rocky trata de maneira caricaturizada e divertida, porém de forma respeitosa, elementos de cunho espiritual e místico é singular. A comédia e a comicidade não dependem de qualquer ataque ácido à cultura ou sequer expor algo ao ridículo, e isso a faz preciosa.

Durante as últimas quatro décadas, nossa sociedade passou por uma metamorfose profunda. A intolerância religiosa perdeu espaço e passou a ser reconhecida como um comportamento horrendo e inadmissível. Movimentos insurgentes de várias crenças por todo o mundo mostram constante descontentamento com o modo que são retratados através das mídias e exigem respeito com suas práticas religiosas. Bons exemplos são o vodu e o xamanismo, que constantemente são retratados como movimentos obscuros e malignos na trama de inúmeros jogos, mas na verdade são culturas centenárias que carregam uma grande bagagem histórica consigo.

O xintoísmo é uma crença ancestral com elementos remetentes à pré-história do Japão. Sendo essa uma prática espiritual milenar, sofreu modificações com o contato com outras filosofias, tais como o budismo e o taoísmo. É comumente representado pelo símbolo de um portão vermelho, e seu kanji, shin (神), significa deus. A prática do xintoismo é comum em todo o Japão, e várias práticas pertencentes a essa filosofia estão presente no dia a dia dos japoneses, mesmo que não sejam xintoístas.

É comum jogos usarem símbolos ou práticas religiosas em suas tramas. Desde o primeiro Castlevania (1986) a God of War (2018), os roteiros envolvem crenças e filosofias das mais diversas culturas em prol do entretenimento e da diversão do jogador. Todavia, é necessário atentar-se às abordagens e perspectivas que vão ser entregues ao jogador, uma vez que os jogos são objetos formadores de opinião.

É impossível falar de Pocky Rocky sem falar sobre respeito pluricultural às crenças e práticas espirituais de todo o mundo. O combate à intolerância religiosa é crucial e deve ser feito através de todas as formas de mídia, inclusive nos videogames.