Com tradução literal de “canção do Ano-Novo”, Oshōgatsu no Uta (お正月の歌) é a música mais tradicional da cultura japonesa para a virada de ano. Sua criação remonta ao Período Edo e continua sendo cantada pelas famílias mesmo atualmente.

A música fala sobre brincadeiras e jogos comuns no dia a dia das crianças durante essa época mais festiva (em que as crianças estão de férias) como pipa, pião e jogos tradicionais.

Tradições de Ano-Novo do Japão

Além da música Oshōgatsu no Uta, como todos os países, o Japão também possui tradições próprias para a virada de ano. Na terra do Sol nascente, o evento dura ainda mais do que aqui no ocidente: as comemorações começam no dia 31 de dezembro e só param no dia 3 de janeiro.

Contagem de dez segundos lá são 108 badaladas

Diferente daqui, onde contamos os dez segundos antes da virada, os japoneses contam com 108 badaladas dos sinos em templos. O costume vem do ritual budista Joya no Kane, que representa a purificação dos homens, já que as badaladas são para renegar os 108 desejos mundanos (segundo o budismo).

As promessas de Ano-Novo vem em emas

Já viu as plaquinhas penduradas em santuários? São as emas, placas de oração em que as pessoas escrevem seus desejos para o próximo ano.

Neste período são vendidos em santuários os hamaya, amuletos em formato de flecha que as crianças adoram. O objeto vem dos samurais e, na tradução, literal significa demônio destruindo flecha — mas convenhamos que o samurai perdeu essa briga, já que foi o demônio que destruiu a flecha, não é mesmo?

Toshikoshi soba em vez de arroz com lentilha

Para ter mais longevidade, é preciso comer toshikoshi soba, que significa literalmente macarrão de passagem do ano.

Outra comida de Ano-Novo é o mochi, um bolinho de arroz preparado em um ritual chamado de mochitsuki para que o novo ano traga boa sorte e alegria. Os mochis, nesta época, decoram diversos objetos da casa e até mesmo carros.

Já vale aperfeiçoar a sua receita para fazer o seu toshikoshi soba na próxima virada!

O primeiro nascer do sol: hatsuhinode

No primeiro dia do ano, os japoneses fazem o hatsushinode: acordam bem cedo e vão até um lugar especial para ver o primeiro nascer do Sol de um novo ano. Segundo as crenças culturais, é neste momento que as divindades visitam o plano terreno para abençoar as pessoas com alegria, boas energias e sorte.

Curiosamente, essa é uma das tradições mais bonitas do Ano-Novo da Terra do Sol Nascente…


Qual o seu costume de Ano-Novo? Conte pra gente nos comentários!