As bandas de rock e pop japonesas costumam ganhar muita atenção, mas, como a maioria dos países, o Japão também conta com outras influências musicais.

Hoje você conhecerá um pouco mais sobre o estilo reggae e alguns artistas da terra do sol nascente que vale a pena conhecer!

Breve história do reggae

O estilo surgiu na Jamaica nos anos 1960 e se difundiu pelo mundo inteiro através de Bob Marley na década de 1970.

O reggae misturava dois estilos culturais da ilha caribenha, o ska e o rocksteady, com uma melodia pacífica e dançante. Como o estilo surgiu em meio a grupos marginalizados da zona oeste de Kingston (Jamaica), é comum que as letras falem sobre direitos e paz.

O reggae chega ao Japão

Não demorou para que o reggae chegasse ao Japão: Bob Marley incluiu o país na turnê Babylon by Bus no final dos anos 1970. O DJ japonês RANKIN’ TAXI, nos anos 1990, começou uma equipe para difundir o gênero. Anos depois, ele até mesmo criou sua própria gravadora.

Foi apenas na década de 1990 que o estilo ganhou notoriedade entre os japoneses. Em Yokohama, começaram a ocorrer festas em que apenas se tocava reggae, e alguns DJs foram aos poucos adicionando as músicas jamaicanas em seus repertórios.

Mas, como você já aprendeu quando leu sobre os débuts no Japão, os japoneses preferem consumir músicas em sua própria língua, e, aos poucos, artistas de reggae japoneses foram surgindo.

Atualmente, o reggae é tão famoso no Japão que diversos artistas do estilo já assinaram com gravadoras como a Sony ou a Avex, e as festas que ocorriam em Yokohama para 100 pessoas agora dão espaço para festivais com 10 ou 20 mil pessoas.

Conheça alguns artistas

MINMI

Artista e produtora, MINMI começou sua carreira em 1996. Escrevendo, arranjando e produzindo as suas próprias músicas, ela inclusive produziu a base riddim, instrumental utilizada em vários estilos de reggae, não só no Japão.

Além do estrondoso sucesso entre o público japonês, foi convidada também para se apresentar em festivais em Trinidad e Tobago e ganhou vários concursos.

MOOMIN

Para os românticos de plantão, MOOMIN é um artista solo mais focado em reggae romântico com uma voz doce e melodiosa. Começou sua carreira em 1991 e no ano seguinte viajou para a Jamaica, onde aprendeu ainda mais sobre o estilo.

Atualmente grava alguns singles para a Universal, mas tem a própria gravadora chamada Overheat.

MIGHTY CROWN

A primeira banda de reggae da lista. A MIGHTY CROWN surgiu em Yokohama, local de disseminação do estilo no Japão, em 1991. É a banda mais influente do reggae japonês e já se apresentaram em lugares como Caribe, Estados Unidos e Europa.

Foram os únicos artistas japoneses a ganharem o World Clash — premiação para artistas do reggae (1999) —, o que fez com que o reggae japonês explodisse e novos artistas surgissem. Vendo essa oportunidade, a banda criou a própria gravadora, que conta com artistas como Fire Ball, Papa B e Jing Teng.

Aproveite para sentir a vibe do show desses caras!

PUSHIM

A rainha do reggae japonês, PUSHIM começou sua carreira em 1999, e por mais que conte com outros estilos em seus álbuns, ela se destacou no cenário do reggae. Além de estar presente em diversos eventos do estilo, PUSHIM faz diversas parcerias com artistas, inclusive jamaicanos, com sua voz poderosa.

Outros nomes

DRY & HEAVY – Grupo importante de dub reggae no Japão.

HOME GROWN – Grupo de reggae com seis membros.

Lecca – Artista com um estilo muito característico.


Agora quando te perguntarem se você conhece algum artista de reggae japonês, você tem várias respostas! Mas me conta nos comentários: tem algum estilo que você gostaria de saber mais?