Desenvolvido pela Success (Success Corporation), Cotton: Fantastic Night Dreams é um rail shooter lançado em 1991 exclusivamente para arcades em território japonês. O jogo conta a história de uma jovem bruxa chamada Cotton e sua fada companheira; ambas partem em uma perigosa jornada em busca de um objeto místico conhecido como Willow Candy.

O sucesso do jogo rendeu uma franquia que semeou títulos nos mais diversos consoles (destaque para Panorama Cotton, desenvolvido pela Success, para o Mega Drive em 1994), e recentemente recebeu versões para PlayStation 4 e Nintendo Switch (2021), que são consideradas como um reboot do jogo original.

Reboot de Cotton: Fantastic Night Dreams para Nintendo Switch – Créditos Imagem: Lucas Lomar

Invasão cultural – América vs. Japão

Ao analisar Cotton: Fantastic Night Dreams, não é difícil deduzir que houve uma grande inspiração nos antigos contos fadas e bruxas da cultura americana. Há uma diversidade de elementos que remetem às histórias fantásticas originarias do folclore americano.

Dessa forma, fica evidente que há influencia da cultura americana sobre o processo criativo dos desenvolvedores. As lendas sobre bruxaria tradicionais do próprio Japão foram deixadas de lado para dar lugar as histórias contadas na América.

A antiga prática do Onmyōdō

O Onmyōdō (陰陽道) é uma cosmologia esotérica tradicional do Japão. Essa prática é o produto de ciência natural e ocultismo. Tem como bases principais a ancestral filosofia chinesa Wǔ Xíng e Yīn Yáng. Proximo ao virar o século VI, o Onmyōdō foi introduzido na cultura japonesa como uma prática de adivinhação.

Com o passar do tempo, o Onmyōdō teve contato com as filosofias taoístas, budistas e xintoístas, e resultante desse processo foi o Onmyōdō dos dias atuais.

Sob o controle do governo imperial, o Onmyōdō era praticado por membros da corte até cerca do final do século XIX. Após este período, tornou-se proibido, como superstição. Todavia, as restrições a essa pratica foram abolidas no inicio do século XX e, a partir de 2006, deixou-se de ser ilegal o estudo e o ensino do Onmyōdō.

Assim como na filosofia Yīn Yáng, o Onmyōdō segue os princípios dos cinco elementos (fogo, terra, metal, vento e água) e alguns princípios da astronomia primitiva. Os praticantes de Onmyōdō são conhecidos como onmyōji (陰陽師) e afirmam poder elaborar previsões do futuro através de seus estudos.

Nos tempos antigos, havia uma constante presença de onmyōjis na corte imperial, visto que suas funções, como místicos reais, eram declaradas de suma importância para os governantes. A tarefas dos onmyōjis eram das mais diversas, tais como prever o destino dos cortesãos, espantar espíritos malignos e até mesmo abençoar terras para que haja sucesso em uma futura colheita da safra ali semeada.

Preservação e valorização da memória

Há um processo de apagamento da memória japonesa através da americanização na área do desenvolvimento de jogos. Tem se tornado frequente autores deixarem de lado o uso de elementos oriundos da cultura tradicional japonesa para dar espaço às histórias holywoodianas baseadas em contos fantásticos da América e/ou Europa.

Esse processo de americanização faz com que jogos como: Cotton: Fantastic Night Dreams deixem de ter individualidade em suas plots e, como resultado, passam a fazer parte de uma mesmice.