Um mangá pouco conhecido, sem muitas vendas, com pouco crédito e cancelado por tal. Uma história, seja ela um clichê, seja ela original. Lições, pensamentos e conceitos. Tudo se misturando em ondas alternadas de mistério e terror. Waizu-Kun está de volta, hora de pensar, de ser e de mudar. Be Different. Think Different. Sem mais delongas:

Em minha busca por mangás e animes cancelados, eu acabei sendo conduzido a uma lista peculiar. Nela, estavam listados nomes de obras que haviam recentemente sido canceladas. Uma dessas obras era nada menos que Kiben Gakuha, Yotsuya Senpai no Kaidan.

Kiben Gakuha, Yotsuya Senpai no Kaidan conta a história de uma garota chamada Makoto Hinano. Em meio a uma série de ataques, feita por um serial killer, a melhor amiga de Makoto acaba desaparecendo. Temendo que ela tenha sido mais uma das vítimas do assassino, Makoto tenta descobrir mais sobre o caso.

Em sua busca por mais informações sobre o desaparecimento de sua amiga, ela acaba por descobrir um antigo rumor em sua escola. De acordo com o rumor, dentro da escola, havia um estudante do terceiro ano que possuía a conveniente habilidade de solucionar qualquer mistério.

Makoto pensa, então, que encontrou uma solução para seus problemas. Contudo, antes de tomar uma atitude, ela é informada que o misterioso estudante, a qual todos se referiam como Yotsuya Senpai, cobrava um preço para ajudar: Uma história de terror. Essa estranha peculiaridade retardou a tomada de decisão de Makoto.

Não obstante, paralelamente aos casos de desaparecimentos e assassinatos, começa a circular uma lenda. Essa lenda fala sobre uma boneca defeituosa que, devido a um erro de fabricação, teria três pernas. Por sua imperfeição a boneca teria sido menosprezada e descartada, perdendo todos os seus membros no processo.

Ressentida pela forma que havia sido tratada, a boneca teria jurado vingança. Sendo assim, durante a noite, a boneca saía em busca de novos membros, para substituir aqueles que havia perdido. A forma como essa lenda se espalhava e sua similaridade com os recentes casos de homicídio, foram o impulso final que Makoto precisava para buscar a ajuda de Yotsuya.

Este mangá de natureza incerta conseguiu despertar em mim o que poucos conseguiram. Para os que se interessaram, o mangá foi cancelado por sua impopularidade entre os leitores da revista na qual estava sendo publicado. Porém, eu, Waizu-Kun, recomendo a todos que o leiam.

A história em si é dividida em várias outras menores, com seus respectivos fins, sendo que cada capítulo é o começo e o fim do mangá. Esse resumo que acabo de passar não passa de uma pequeniníssima parte do início de Kiben Gakuha e não faz, de forma alguma, jus ao seu conteúdo total.

Agora que o resumo da história já foi apresentado, hora de Be Different. Meus queridos leitores, abram suas mentes e atentem-se aos pormenores da vida. Vamos analisar os elementos filosóficos e conceituais de Kiben Gakuha, Yotsuya Senpai no Kaidan.

Assim como espero que vocês estejam se sentido, eu, ao acabar de ler a sinopse deste mangá, senti uma empatia muito grande por ele, sendo assim, tratei logo de lê-lo. Não foi minha surpresa, caros leitores, quando, logo na primeira página do mangá, eu precisei pensar durante muito tempo para chegar a um sentido para as primeiras duas frases.

As mentiras são verdades?

As verdades são mentiras?

Waizu-Kun, isto não é apenas uma frase que qualquer idiota poderia fazer e postar no Facebook?” Talvez, meus caros leitores. Contudo a verdadeira inteligência pode estar oculta nas minúcias da estupidez. O que vocês acham? Pensem. São mentiras, verdades? São verdades, mentiras?

A linha tênue que une verdade e mentira pode ser facilmente rompida, meus caros. A verdade pode ser para um, o que é uma mentira para outro. Tudo depende de seu modo de pensar. Alguém que acredita ter uma informação como verdadeira será fiel a esse conceito. E mesmo que o seu conceito esteja incorreto, continuará sendo uma verdade para ele, pois é o que ele acredita que é.

Uma mentira é subjetiva e a verdade é parcial.  Meias verdades são verdades ou mentiras disfarçadas? O querer, caros amigos, o querer é o que move a verdade e a mentira, o querer que seja verdade, o querer acreditar, o querer crer que conhece a realidade. Quando na verdade podemos ser manipulados de forma tão enfadonha e repetitiva sem nem mesmo notarmos.

Kiben Gakuha foi uma grande surpresa para mim, assim como tenho certeza que será a vocês, estimados leitores.  Alguém com uma mentalidade imparcial pode não conseguir tirar nenhum significado disto que venho escrevendo. Mas, como já disse, verdadeiros sábios conseguem tirar a sabedoria oculta na idiotice. Na minha idiotice, espero que tenham encontrado sua parcela de sabedoria.

Agora é a vez de vocês. Tentem ler Kiben Gakuha, procurem nele outros conceitos e tentem tirar suas próprias conclusões deles. Exercitem suas capacidades analíticas, pensem no que falamos aqui hoje.

Comentem o que acharam da matéria de hoje. Comentem suas opiniões sobre o que foi tratado aqui hoje. Comentem outros conceitos que acharam no mangá, deixem suas sugestões de novas matérias. Pois esta coluna só tem uma finalidade: ser feita para vocês.

Espero-vos em uma nova matéria. Donde eu hei de trazer novo entretenimento mental a todos vocês, meus amados leitores. Vamos nos unir e mudar, vamos pensar, vamos agir diferentemente do comum, do senso comum, vamos ser o que queremos ser, meus amigos.

Aqui é Waizu-Kun, saindo de cena.