Baka to Test to Shoukanjuu (バカとテストと召喚獣, traduzido como Idiotas, Testes e Seres Invocados) é uma light novel feita por Kenji Inoue com ilustrações de Yui Haga. O primeiro volume da light novel da série foi lançado em 29 de Janeiro de 2007 e em 10 de fevereiro de  2011 um total de doze volumes já tinham sido lançados.


Uma adaptação em mangá feita por Mosuke Mattaku começou a ser publicada na revista Shounen Ace em 25 de Abril de 2009. Outra adaptação para mangá feita por Namo começou a ser publicada na revista online Famitsu Comic Clear em 30 de Outubro de 2009.


A adaptação em anime produzida pelo estúdio Silver Link sob a direção de Shin Ōnuma começou a ser exibida pela emissora TV Tókyo em 7 de Janeiro se encerrando em 31 de março do mesmo ano com 13 episódios. Dois OVAS intitulados como Baka to Test to Shoukanjuu: Matsuri foram lançados, um em 23 de Fevereiro de 2011 e outro em e 30 de Março de 2011. A segunda temporada do anime estreou em julho de 2011 sob o título de Baka to Test to Shoukanjuu Ni! (Idiotas, Testes e Seres Invocados 2!).



 

Sinopse:


A História gira em torno de Yoshii Akihisa, o "Idiota dentre os idiotas" do título do anime. Ele faz um teste para entrar na Academia Fumizuki, uma escola que implantou um sistema diferente para dividir seus alunos: suas classes são decididas de acordo com seu resultado em um exame realizado antes do início do ano letivo, separando-os em classes de “A” a “F”. Quanto maior for à classe, melhores serão suas instalações, portanto a classe A possui a melhor sala e a F, a pior.


Durante o ano letivo, as classes podem batalhar entre si utilizando um "sistema de invocação de “seres", onde cada aluno possui um ser, cujos pontos são baseados no resultado de seu último teste. Caso os pontos do ser chegue à zero, o aluno tem que fazer um novo exame para recuperar seus pontos. Uma batalha entre classes somente acaba quando os pontos do representante da classe chegam à zero.


Uma batalha somente pode começar com a autorização de um professor. A classe que ganhar a batalha fica com as instalações da perdedora (caso uma classe inferior perca de uma classe superior, os privilégios da inferior serão diminuídos e se uma inferior ganhar de um a superior suas instalações serão trocadas entre eles).



 

Content review:


Em Baka to Test to Shoukanjuu acompanhamos as trajetórias, batalhas, situações cômicas e principalmente as “idiotices” e trapalhadas da turma da sala F em busca de melhores aparatos escolares almejando derrotar as classes superiores assim como a sala A, a classe mais poderosa e rica de toda a escola. Nas batalhas, alem de suas notas (determinadas como pontos de força nas batalhas), o fator crítico para se obter a vitória é a estratégia tomada por cada equipe tendo como objetivo derrotar o representante da classe inimiga dentro do tempo estipulado.


Baka Test possui um ótimo enredo, uma história hilária, um básico essencial de fanservice, um excelente design gráfico com belas cores, filtros e até genérico com relação aos personagens terciários, onde ou eles são representados com apenas sua sombra colorida ao fundo do cenário ou tem seu rosto todo apagado contendo apenas a letra correspondente a sua classe; Tudo isso produzido pelo famoso estúdio Silver Link (Tasogare Otome x Amnesia, C³) em 2010-2011.


Baka Test pode ser a melhor adaptação de light novel para anime centrada no tema comédia/ecchi, onde vemos até elementos Yaoi & Yuri inserido de forma suavizada, totalmente voltados para melhorar a mesma comédia citada anteriormente. E esta série, apesar de tudo, também se caracteriza como uma comédia romântica.



 

Final details:


Nesta coluna foram feitos apenas alguns comentários sobre está obra, não contando absolutamente nada do anime, e sim abordando os detalhes e o enredo do anime. Baka Test é aquela série que vem com a intenção de descontrair e divertir o telespectador, os famosos clichês que dão o toque final na série como “a cereja do bolo” e também com uma ótima staff, inclusive a excêntrica voz do protagonista Yoshii Akihisa produzida pelo famos seiyuu (dublador) Shimomo Hiro.


A seguir vocês ficam com a opening (Perfect-area complete!) e a ending (Baka go Home) da 1° temporada de Baka Test e também a opening da 2° temporada (Kimi+Nazo+Watashi JUMP!!):