No Planet Lex-kun desta semana estarei falando um pouco a respeito de um jogo online que está se tornando uma febre entre os otakus e otomes, estaremos falando do jogo chamado OSU!


Requisitos mínimos:
 

•1GHz + Processor
•512mb + RAM
•Microsoft .NET Framework
•Mouse e teclado (opcional)
•Para obter classificações é necessária a conexão com a internet
 

O que é o OSU!?
 

OSU! é um jogo rítmico baseado no game "Osu! Tatakae! Ouendan" e a sequência "Elite Beat Agents" para Nintendo DS, onde o desafio é ver quem tem mais ritmo e consegue acertar o tempo nas batidas da música.
 

Ele é controlado apenas pelo mouse (e teclado) e todos os cliques e movimentos precisam ser feitos de modo preciso na tela, o que soma pontos para seu jogador. Se você gosta de games musicais que requerem raciocínio rápido como Guitar Hero, o OSU! é uma boa opção!
 

  


Introdução básica:
 

OSU! é um jogo single player (jogador solo) online que consiste em jogar uma música seguindo seu ritmo ao estilo do famoso Guitar Hero. Desde 2007, o OSU! vem ganhando sua fama no mundo otaku por ter mais músicas japonesas jogáveis, como nossas tão aclamadas openings & endings de animes.
 

Você pode jogar no modo offline (sem rank) e online (com rank) onde a cada música jogada com sucesso você ganha uma determinada pontuação, sobe níveis, eleva seu rank atual e desbloqueia conquistas, além de que no modo online você pode acessar a opção “Multi”, assim podendo jogar em uma sala (pública ou privada) contra seus amigos.
 

O jogo em si é deverás leve, sendo aproximadamente 131 mb (instalado), e cada beatmap (música disponível para você jogar em um formato especifico que jogo reconhece) na faixa de 4 mb, portanto o jogo acaba não pesando nada na memória do computador.
 

A seguir será passado parte da maioria das funções e modos de jogo que se pode encontrar no OSU!
 

        


Introdução avançada:
 

A) Sistema de pontos:
 

O jogo baseia-se em 2 sistemas:
 

1° – Precisão: (aparece em %) é o que dá o Rank ao mapa (D, C, B, A, S, SS)
 

O objetivo é acertar a nota no momento exato, ou seja, dependendo de sua performance, vocês podem adquirir estas pontuações no calor da música:
 

"0" : Falharam na batida.
"50" : Não acertaram no ritmo.
"100" : Falharam por pouco.
"300": Perfeito.
 

O que importa é fazer os cliques certos nos tempos certos para obter sempre os "300" pontos.
 

2° – Não falhar nas notas: (aparece o número de notas consecutivas que conseguiram clicar sem falhar)
 

Por exemplo, uma música tem 400 notas, á medida que vão acertando aparece um multiplicador, isto é,  se tiverem 107 acertos fica um multiplicador de "107x ", se acertarem sempre até à 399° nota vão ter na ultima batida um multiplicador de "400x".
 

B ) Tipos de batidas: (tem um tutorial no inicio do jogo)
 

C) Modos: 
 

Existem modos que facilitam e que complicam a jogabilidade. Se passarem o mouse na aba Mod Selection aparece uma janela com cada modo e sua função:
 

Mod’s com dificuldade reduzida:
 

Easy: As notas do jogo ficam maiores.
No fail: Mesmo atingindo o limite de erros esta opção lhe permite continuar até o fim.
Half time: Deixa a música com metade da velocidade.
 

Mod’s com dificuldade adicional:

Hard Rock: As notas do jogo ficam menores.
Double Time: Dobra a velocidade da música.
Hidden: Oculta o arco de tempo das notas.
Flashlight: Escurece a tela, dificultando a visão ampla do mapa.
 

Detalhe: Mod’s com dificuldade reduzida te dão menos pontuação final, por outro lado, Mod’s com dificuldade adicional te dão uma pontuação muito maior que a comum. Ainda existem os Mod's especiais, porém não citarei eles desta vez.
 

D) Tipos especiais de jogo:
Existe tipos especiais de jogo dentro do OSU! além da opção tradicional, estes são o Taiko e Catch the beat!
 

Taiko:
Baseia-se em acertar as notas nas batidas que passam na linha podendo se jogar com o mouse ou o teclado, sendo mais aconselhável o teclado.
 

Catch the beat!:
Consiste em andar com um bonequinho com o prato em cima da cabeça e tenta apanhar todas as frutas que estão caindo.
 

Achivements:
Achivements (conquistas) são como medalhas conquistadas pelos jogadores que conseguem fazer determinada façanha. Mas estas conquistas estão bloqueadas e escondidas  e cabe ao próprio jogador descobrir o que ele precisa fazer a fim de desbloquear a conquista!
 

Por fim vos digo, o OSU! é um jogo que se aprende a jogar com o tempo, por isso não se preocupem em querer fazer os mapas difíceis no inicio, comecem por fazer bons ranks (B, A,S, ou até SS) nos mapas fáceis (1 estrela) pois com o tempo vocês vão avançando e expandindo suas habilidades, além de que conforme você for obtendo experiência e aprendendo mais sobre o jogo você também pode criar seus próprios beatmaps jogáveis!
 

O meu nick-name no OSU! se encontra como Lex-kun mesmo. Agora, vocês ficam com um vídeo play do OSU! com a opening de Haiyore! Nyaruko-san (meu primeiro contato com este jogo). Confiram a seguir: