No Planet Lex-kun desta semana falaremos um pouco do misterioso e sombrio grupo musical ALI PROJECT (アリ・プロジェクト、蟻プロジェクト), também chamado pelos fãs de “AliPro” (アリプロ).

O grupo ALI PROJECT é uma banda japonesa ao estilo visual Japonês-Aristocrático, composta pela cantora Arika Takarano (宝野アリカ Takarano Arika, vocalista e compositora de letras) e Mikiya Katakura (片倉三起也 Katakura Mikiya, compositora de músicas, trilhas sonoras e arranjos em gerais).
 

No começo da carreira, ALI PROJECT produzia suas músicas de maneira leve e alegre, no entanto, suas músicas vem mudando nos últimos tempos, assumindo uma tonalidade sombria e mais misteriosa. A vocalista Arika explica esta mudança como uma transição, como se fosse uma transformação de Alice (Ari) Branca (白アリ, Shiro Ari) para Alice Negra (黒アリ, Kuro Ari) uma espécie de ideal formado pela própria cantora, embora tenha havido uma mudança geral para a apresentação das músicas da fase "Alice Negra", ALI PROJECT ainda que ocasionalmente, apresenta suas músicas da fase "Alice Branca" em seus shows.
 


 

Tiverem sua estreia musical em 1988 quando o grupo ainda se denominavam Ari Project (蟻プロジェクト Ari Purojekuto), com o seu 1° álbum "Gensou Teien" (幻想庭園, "Jardim Fantástico"). O álbum, mais tarde, fui  incluído no livro de Tatsumi Takayuki chamado "Filosofia do Rock Progressivo" (プログレッシヴ・ロックの哲学, Puroguresshivu Rokku no Tetsugaku), o que levou a banda a ser classificada no seu conceito geral como Rock Progressivo.
 

Quatro anos mais tarde, em 1992, elas mudaram o nome da banda (de Ari Project para ALI  PROJECT) e fizeram sua grande estreia na mídia com o single "Koi-seyo otome" (恋せよ乙女, "Apaixone-se, donzela").
 

A maioria de suas músicas foram lançadas pela Toshiba-EMI, Victor Entertainment e Tokuma Japan. A banda também é muito famosa entre fãs de animes por ter suas músicas em aberturas e encerramentos (openings/endings) de várias animes como Noir, Code Geass, Kamichama Karin, Rozen Maiden e até mais recentemente com a opening de Another, com a música Kyomu Densen. Além disso, Mikiya Katakura também trabalhou incansavelmente na trilha sonora de vários animes, entre eles Kaibutsu Oujo e Avenger.
 

  
 

A respeito do estilo visual do ALI PROJECT, apesar de utilizarem vestimentas no estilo Visual Kei nos shows e videoclipes, ALI PROJECT nunca foi tida como banda com estilo Visual Kei e sim de Rock Progressivo, entretanto, durante uma entrevista para o festival V-rock de 2011, elas afirmaram que consideram seu estilo pertencente a este movimento cultural.
 

A seguir estão citados alguns Best Singles (Melhores canções) do grupo musical ALI PROJECT:
 

04.08.2000: jamais vu

08.03.2006: Déjà vu ~THE ORIGINAL BEST 1992-1995~

26.07.2006: COLLECTION SIMPLE PLUS

04.04.2007: Rose Crucifixion (薔薇架刑Soubikakei)

10.12.2008: Poet Laureate Single Collection Plus (桂冠詩人Keikan Shijin)

13.01.2010: La Vita Romantica

25.05.2011: QUEENDOM


ALI PROJECT vem conquistando fãs por todo mundo, principalmente os otakus e otomes que adoram ouvir suas canções na sua opening ou ending do anime que estão acompanhando. O único defeito da dupla fantástica criadora do ALI PROJECT é o fato de em que seus conceito geral (inclusive vídeos clipes) pode ser considerado sombrio demais do modo em que a banda estava no auge da era Alice Branca onde a vocalista usava um estilo lolita charmosa comparada a mudança repentina para a Alice Negra dos dias atuais em que começaram a apelar para um lado mais sombrio, o que fez a banca perder uma boa parte dos fãs daquele período Branco, mas nos dias de hoje, ALI PROJECT vem recentemente ganhando novos e reconquistando antigos fãs desta grande banda de sucesso!
 

Abaixo segue uma fração das músicas do grupo ALI PROJECT em suas respectivas openings (aberturas) ou endings (encerramentos) de acordo com alguns dos anime em que a banda teve suas músicas como temas.
 

Noir – Opening (Coppelia no Hitsugi – ALI PROJECT)
 


 

 Kamichama Karin – Opening (Ankoku Tengoku – ALI PROJECT)
 


 

Linebarrels Of Iron – Opening (Kitei no Tsurugi – ALI PROJECT)
 



.Hack//Roots – Ending (National Awakening – Catharsis – ALI PROJECT)
 



Shigofumi: Letters from the Departed – Opening (Kotodama- ALI PROJECT)
 



Princess Resurrection – Ending (Hizamazuite Ashi o Oname – ALI PROJECT)
 



Sora o Kakeru Shoujo – Opening 1 (Rara Eve Shinseiki – ALI PROJECT)
 



Code Geass – Ending 1 (Yuukyou Seishunka – ALI PROJECT)
 



Code Geass R2 – Ending 2 (Waga Routashi Aku no Hana- ALI PROJECT)
 


Rozen Maiden – Opening 1 (Kinjirareta Asobi – ALI PROJECT)
 


 
Rozen Maiden (Rozen Maiden Overtüre) – Opening 3 (Seishoujo Ryouiki – ALI PROJECT)

 



Katanagatari – Opening 2 (Katana to Saya – ALI PROJECT)
 


Another – Opening (Kyoumu Densen – ALI PROJECT)