Light novel escrita por Nishio Ishin (xxxHolic e Medaka Box) com ilustrações de VofanBakemonogatari é a segunda  novel de várias com final denominado “monogatari” (Kizumonogatari,Nisemonogatari, Nekomonogatari entre outros), todos publicados pela mesma editora, Kodansha. Foi produzido um anime pelo estúdio Shaft (NegimaRec) que contém 12 episódios e OVAs.
 

Sinopse:
 

A história de Bakemonogatari gira em torno de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano que é um “quase” vampiro, pois passou por um tratamento para voltar a ser humano. Um dia, uma colega de classe chamada Hitagi Senjougahara, que nunca fala com ninguém pela sua personalidade única, cai das escadas e para nos braços de Araragi. Ele descobre que Hitagi quase não pesa nada contradizendo as leis da física. Após ter sido ameaçado por ela, Araragi não se assusta e oferece ajuda a ela, e a apresenta a Meme Oshino, um homem estranho de meia idade que o ajudou a parar de ser um vampiro completo.
 

Essa história vai passando por arcos, e a cada arco uma personagem diferente com problemas com certas e peculiares “Aparições”. E cabe a Araragi a missão de ajudá-las. 
 

Brain Storm:
 

– Nessa obra o autor prioriza o andamento do romance central, mesmo a história passando por vários arcos.
– Todo desenvolvimento da obra é extremamente cauteloso e explicativo, isso para o fã não se perder.
– A linguagem e o roteiro são espetaculares, diálogos às vezes demorados, mais com muito conteúdo e humor, tornando a história que por muitas vezes pode ser dramática e sombria, algo prazeroso de se assistir.
– A história só cabe aos personagens destacados, e mesmo sendo uma cidade e uma escola os locais do enredo, não se vê nenhum outro personagem e muitas vezes apenas alguma sombra ou a própria realidade para destacar algo.
– Todos os detalhes de áudio e coloração não podem ser descritos tão facilmente como espetacular, a ARTE de Vofan (ilustrador) é sublime, um dos melhores em quesito técnico, e fluindo ainda mais com uma trilha sonora e dublagem divinas. 
 

Latter View:
 

Todo o conjunto de Bakemonogatari, desde o roteiro, ao cenário, faz essa uma das melhores novels já escritas e demonstradas através de um anime. História envolvente e misteriosa pelo passado, traços divinos e expressões infantis juntas, só engrandecendo a parte cômica, típica de todos os light novels. Por fim pode se dizer que a vida cotidiana vivida sem problemas segue um caminho reto e sem desvios, todas as garotas principais dessa história se envolveram com problemas, não apenas com stress excessivo mais também com problemas amorosos e a busca pelo caminho de casa, onde lá, talvez, se encontre a tão esperada felicidade, nisso o autor coloca magicamente os mitos japoneses e asiáticos, com o verdadeiro intuito da “escapada” rumo a felicidade, apenas uma mera ilusão, e através disso que o protagonista se mostra capaz de guia-las para um caminho de paz.  
 

Confira a opening.