Tuzi, da lua, diz: Olá, jovens gafanhotos, esta semana a coelha que vos fala trouxe um dos mitos mais populares da Ásia! Enrolando, esticando, mas nunca se quebrando, vamos conhecer um pouco mais sobre a lenda do fio vermelho!

O mito na Ásia

A lenda é popularmente conhecida no mundo como Akai Ito, e em seu país de origem, a China, é chamado de Hóngxiàn. Não há precisão do ano em que surgiu, nem a forma como foi inserida na cultura japonesa. Contudo, é considerado o conto mais romântico e difundido pela Ásia em geral.

Ao sair da China, cada país asiático que assimilou este conto a sua cultura (Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Vietnã, Filipinas e outros) adaptou-o a sua própria cultura. Isso ajudou a propagar ainda mais o mito que acabou sendo conhecido como o equivalente ocidental para alma gêmea.

Yuè Xià Lǎorén e Hóngxiàn

Como é um mito muito antigo, não se sabe exatamente qual foi sua primeira versão; entretanto, não importa o enredo que se conte, o deus do casamento e do amor, Yuè Xià Lǎorén, sempre será um personagem fixo.

Yuè Lǎo, ou velho da lua, é um deus de aspecto idoso que caminha pelo mundo sob a luz do luar. Ele carrega consigo fios de seda vermelhos e um livro. Segundo a lenda, ele une as pessoas que estão destinadas a ficarem juntas amarrando a seda vermelha no tornozelo esquerdo de cada uma.

Unmei no Akai Ito

Diferente de como é contado no país de origem, os japoneses costumam acreditar que Yuè Lǎo amarra um fio vermelho no mindinho esquerdo de um recém-nascido. Quando essa pessoa falece, o fio continuará amarrado para que continue encontrando a pessoa que ama em outra vida.

Outras versões também mantêm Yuè Xià Lǎorén como o deus que une as pessoas através do fio vermelho; contudo, este está amarrado no pulso esquerdo dos dois.

Nem tudo é sobre romance

O do fio vermelho é um vaso sanguíneo conectado ao coração que é compartilhado entre as duas pessoas. Dessa forma, ainda que contenha um fundo romântico, seu significado vai além, ao mostrar que este laço criado entre dois corações pode ser sobre qualquer tipo de amor.

Contudo, estando ligadas pelo fio, quanto mais esticado e enrolado ele está, mais distante e doloroso será para os dois; quanto mais direto e curto, melhor será para ambos.

Indicações da Tuzi

Sendo algo popular em toda a Ásia, é fácil encontrar conteúdo com este tipo de tema.

Tuzi indica alguns deles, como o mangá yaoi Akai Ito No Shikkō Yūyo, o anime Koi to Uso (2018) e os filmes Akai Ito (2008) e Kimi no Na Wa: Your Name (2016).

Until We Meet Again

E doramas também, porque Tuzi é dorameira! Akai Ito (Japão, 2008), Goblin (Coreia do Sul, 2016) e os recentemente lançados The King Eternal Monarch (Coreia do Sul, 2020) e Until We Meet Again (BL tailandês, 2020).

Tuzi, da lua, diz: E por hoje é só, jovens gafanhotos! Espero que todos possam encontrar um dia a outra ponta do seu fio vermelho, mas se você não encontrou, ou não acredita, não tem problema!

Aproveite para navegar pelas outras colunas e matérias da J-Hero, e fiquem atentos na programação da Rádio J-Hero! Esta que é sempre do seu jeito, do seu gosto!