Fala pessoal! Esta semana vou relembrar junto com vocês um dos melhores animes de robôs (mecha) produzidos, com um excelente enredo e claro um mecha muito, mas muito legal. Estou falando de Voltron (que me marcou muito não só pelo excelente anime como também por sua linha de brinquedos. Foi o primeiro e único brinquedo que ganhei dos meus tios. Eles tinham a fixação de que eu gostava de ganhar roupas nos meus aniversários seguintes. Aliás, mania esta que a maioria dos tios imaginam…)

Voltando ao anime, Voltron: Defender Of The Universe foi o primeiro título a aparecer por aqui. Estreou lá em 1984, sendo exibido até novembro de 1985. Foi realmente muito popular em sua época de estreia, afinal eram leões mecânicos que se juntavam e formavam o gigante Voltron. Quer coisa melhor do que isso? O anime gerou uma série de sequências, inúmeras histórias em quadrinhos e um especial de uma hora para a TV. Então, convido vocês a mergulhar um pouquinho mais neste universo e conhece,r ou relembrar, este anime de sucesso. Isso mesmo pessoal, apesar de figurar como sendo uma produção americana, Voltron é claramente um anime e por isso merece um espaço aqui no Tsukasa Space.

 

A série original foi criada por Peter Keefe e John Teichmann lá por volta de 1984 usando o material licenciado dos animes de nome Beast King Golion e Armored Fleet Dairugger XV. Na época os produtores não tinha meios de traduzir a série para o inglês e a solução foi criar novos diálogos, tomando o devido cuidado de editar (os famosos cortes) as cenas consideradas mais violentas e com o áudio remasterizado para o estéreo. Não preciso nem dizer que a série foi um tremendo sucesso superando o mercado em meados da década de 80 nos EUA.

Falando sobre o Robô Gigante Voltron, posso afirmar que ele é um robô que defendeu planetas espalhando a justiça pelo universo até o dia em que uma bruxa maligna de nome Haggar tentou destruí-lo. E teria conseguido se ele não se dividisse em cinco partes, sendo cada uma um leão robô alimentado por elementos do planeta chamado Arus, a saber: Black Lion alimentado por um raio, Red Lion alimentado por magma, Green Lion alimentado por ciclone, Blue Lion alimentado pela água, e o Yellow Lion alimentado pelas areias do deserto.

Vontron teve ao todo três temporadas respectivamente:

 

Voltron – Força Leão (Voltron do Extremo Universo)

Esta primeira temporada (a melhor na minha opinião) foi retirada diretamente de Beast King Golion (Hyakujü-õ Goraion) contando com uma equipe de cinco membros que comandam cinco leões robôs que ao se juntarem formavam o grande robô gigante Voltron. Nesta fase, a Força Voltron tinha como prioridade proteger os habitantes do Planeta Arus que era governado pela princesa Allura contra as investidas do maligno rei Zarkon, do seu odiado filho Lotor e da maligna bruxa Haggar.

 

Voltron Veículo – (Vontron Perto do Universo)

Esta segunda temporada veio diretamente do anime japonês Armored Fleet Dairugger XV (Kikô Kantai Dairugger XV), onde teve o seu enredo literalmente adulterado. No novo enredo, os planetas natais da frota da aliança estavam lotados e uma equipe é enviada pelo universo para procurar novos planetas para colonizar. E é exatamente aí que acabam chamando a atenção do maligno Império Drule.

Então, como o Voltron do Planeta Arus estava muito distante para ajudá-los, surge um Voltron totalmente novo que é construído para ajudá-los contra o Império Drule. O diferencial aqui é que ao invés de cinco membros, a equipe agora era formada por quinze membros divididos em três equipes distintas: The Agua Fighter (equipe mar), O Turbo Terrain Fighter (Equipe Terra) e Strato Fighter (Equipe Ar).

 

Quando era necessário os quinze se uniam para formar o gigante Ultron. Não preciso dizer que essa temporada não foi tão boa quanto a anterior e nem muito aceita pelos fãs da série como eles esperavam, o que influenciou muito na temporada seguinte.

 

Voltron Gladiador – O Voltron do Universo Médio

Bom, esta temporada nunca deu as caras por aqui, ficando apenas no Japão mesmo. Isso porque a popularidade extrema do Voltron Leão e a falta de popularidade do Voltron Veículo, os produtores acharam por bem não trazer esta versão para os Estados Unidos. Esta terceira temporada é oriunda totalmente do Lightspeeed Electroid Albegas (Kosoku Denjin Albegas). E apesar da série nunca ter sido apresentada aos americanos, a linha de brinquedos por outro lado chegou por lá com o nome de Voltron II.

Diversos outros especiais foram lançados a partir de 1986 e inúmeros produtos foram lançados entre brinquedos e games.

 

Em 2011 a Nickelodeon trouxe de volta em seu canal Nicktoons uma nova série de Voltron onde acompanhamos um grupo de três membros que são reunidos pelos antigos membros da Força Voltron para defender o universo contra um Lotor ressuscitado. A nova série foi um projeto da Mundial Events Productions em parceria com a Kick Start e Classic Media Productions.

 

E pessoal, se você ainda não conhece Voltron, em junho de 2016 a Netflix trouxe uma nova série de Voltron esta baseada na primeira temporada lançada lá em 1986 contando com quatro temporadas pra você maratonar.( #netflixpaganois.)

Enfim pessoal, Voltron é um anime que nos trás muitas saudades do tempo em que passávamos horas na frente da TV comendo biscoitos com suco esperando ansiosos para assistirmos este anime maravilhoso. Um sentimento que só quem é da geração 80 e 90 entende muito bem. Eu recomendo que você que não conhece Voltron procure conhecer. Tanto a série clássica quanto a de 2016 que você não irá se arrepender.

Eu vou ficando por aqui. Vejo vocês na próxima resenha de animes aqui no Tsukasa Space. Até breve pessoal!