A terceira parte de nossa matéria sobre a mitologia no universo de Digimon. Dessa vez o foco são nas criaturas místicas provinientes da mitologia grega. Sem delongas vamos lá!

 

ALPHAMON: O nome desse Digimon provém da primeira letra do Alfabeto Grego, por ser o primeiro dos Cavaleiros Reais, tem a responsabilidade de manter a ordem no Digimundo.

 

AncietIrismon: É um digimon antigo, sendo um dos dez guerreiros lendários em Digimon Frontier. Este Digimon é baseado na deusa mensageira Iris…

Iris, a deusa do arco colorido do céu e mensageira de Hera, representa o lado feminino de Hermes. Era adorada pelos deuses e pelos mortais por sua natureza de bondade. Sempre que havia uma mensagem para os mortais, Iris tomava a forma humana ou na maioria das vezes, se apresentava como uma mulher alada. E nestas ocasiões cortava os céus com a mesma rapidez que o seu marido, Zéfiro, o vento oeste. Outras ocasiões descia suavemente através do Arco Iris, que servia de ponte entre o céu e a Terra.

Iris entrava em qualquer lugar que quisesse e precisasse. Inclusive o mundo das trevas que abria suas portas para ela. E sempre recepcionava os deuses com néctar e ambrosia quando estes retornavam de suas viagens. Iris preparava os banhos para Hera  e lhe prestava serviços dia e noite, estando sempre à sua disposição. Assim, Hera também usava os serviços de Iris em suas vinganças, embora sua tarefa fosse sempre de consolar e pacificar as coisas.

Iris representa a construção de uma personalidade estável e equilibrada. E em nome da harmonia, ela não provoca conflito, não discute e serve devotamente aos deuses e não sobrevive sem alguém para servir.

Irismon possuía as mesmas características de Iris e as mesmas funções, sendo uma mensageira, consegue transitar tanto pela terra quanto pelo mar, deixando sempre um arco Iris por onde passasse. Um dos digiespíritos liberados por Irismon é o Zephyrmon.

 

Harpymon: Como o próprio nome sugere, Harpymon teve como inspiração as Haspias. Mas você conhece a história delas?

As harpias são criaturas da mitologia grega frequentemente representadas como aves de rapina com rosto de mulher e seios. Na história de Jasão, as harpias foram enviadas para punir o cego rei trácio Fineu, roubando-lhe a comida em todas as refeições. Os argonautas Zetes e Calais, filhos de Bóreas e Orítia, libertaram Fineu das Harpias, que, em agradecimento, mostrou a Jasão e aos Argonautas o caminho para passar pelas Simplêgades. Segundo Hesíodo, as harpias eram irmãs de Iris, filhas de Taumate e a Oceania Electra, e seus nomes eram Aelo (a Borrasca), Celeno (a Obscura) e Ocípede (A rainha no voo)

Em Digimon, Harpymon segue fielmente a tipificação da Harpia, utilizando rajadas de vento como principal ataque, originando assim o seu nome.

 

Minotauromon: Esse Digimon foi inspirado no famoso Minotauro, orinado do cruzamento de uma mulher com um touro…

Na mitologia, Minos pede a Poseidon que o faça rei dos mares e em troca sacrificaria um dos touros de sua manada. Poseidon faz a sua parte no acordo, mas na vez de Minos, o rei tenta enganar o deus e sacrifica um touro de segunda categoria. Se sentindo afrontado, Poseidon fica furioso e pede ajuda a Afrodite em sua vingança. Afrodite então, induz Pasifae, mulher de Minos a amar um touro branco da manada do marido, o qual deveria ter sido sacrificado ao deus dos mares. Porém, como levar adiante esse amor sendo ela humana e ele um animal? Desesperada, Pasífae pela ajuda a Dédalo, o famoso construtor do labirinto do Minotauro, monstro que coincidentemente é filho da rainha. Dédalo cria um jeito de Pasífae se unir ao touro, ele criou uma espécie de vaca onde ela ficasse dentro e assim pudesse ser “cobrida” pelo touro. Dessa união surge o Minotauro.  

O Digimon é exatamente igual ao minotauro original, salvo apenas o canhão no lugar de uma de suas mãos.

 

Nefertimon: Como o nome sugere, esse Digimon foi inspirado na rainha Nefertite, uma das mais belas rainhas do Egito Antigo. Possuía alusão com a deusa Hathor…

Hathor é uma deusa da religião do Egito Antigo que personifica os princípios do amor, beleza, música, maternidade e alegria. É uma das divindades mais importantes e populares do Egito Antigo, venerada tanto pela realeza quanto pela população comum, em cujas sepulturas é descrita como a “senhora do ocidente”, que recebe os mortos na próxima vida.

Os ataques de Nefertimon fazem alusão à cultura egípcia, sendo eles “maldição da rainha”, “pedra roseta”, “joia do Nilo” e “Laço do Santuário”, sendo este último uma união com Pegasumon. Suas digivoluções posteriores são Hippogryphomon e depois o Gryphomon, duas criaturas inspiradas no hipogrifo e no grifo, respectivamente.

 

E esses foram os Digimons apresentados hoje. Não deixem de compartilhar esta matéria com seus amigos, deixem um comentário, sugestões pois isso me ajuda bastante e me motiva para continuar a trazendo mais matérias pra vocês. Um forte abraço e até nosso próximo encontro.