Olá pessoas, chegou a hora de apresentar pra vocês a segunda parte dos Digimons que foram criados com base na Mitologia. E antes de começar, peço a vocês que compartilhem este artigo em suas redes sociais porque isso me motiva e muito para continuar trazendo matérias especiais e curiosas pra vocês. Então vamos começar…

Hoje começo apresentando à vocês…

 

Bom, como é fácil de percebermos o nome deste Digimon remete ao besouro rinoceronte, também conhecido como besouro Hércules em algumas regiões. (esse da “fotim”)

SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA…

Esse bichinho é nativo da América do Sul e pode erguer 850 vezes seu próprio peso. Se os humanos fossem tão fortes quanto este besouro, poderiam erguer 15 elefantes – um peso equivalente a 60 toneladas.

Voltando ao nosso Digimon, Ancient Beetlemon é um dos dez guerreiros lendários. Em Digimon Frontier, logo que os dez guerreiros lutaram contra Lucemon (que ainda vou falar), todos sofrem consequências gravíssimas, não conseguindo sobreviver após ela, e liberando um digiespírito humano e outro digiespírito fera (vale lembrar este é o digiespírito utilizado para evolução nesta geração Digimon). Seu nome é uma alusão a Hércules devido a sua extrema força.

E vamos para o próximo da lista…

 

AncientMermaimon: é mais um dos Guerreiros Lendários da Geração Frontier. O seu nome vem da lenda das sereias.

Sereia ou Sirena é uma figura mitológica universal, presente em lendas que serviram para personificar aspectos do mar ou os perigos que ele representa. Quase todos os povos que dependiam do mar para se alimentar e sobreviver, tinham alguma representação feminina que enfeitiça os homens até se afogarem. O mito das sereias representada na Mitologia Grega, como um ser que continha o corpo de um pássaro e a delicadeza de uma  mulher. Ao longo do tempo, transfiguraram-se na idade média em mulheres metade peixe. É muito provável que o mito tenha origem em relatos da existência de animais com características próximas daqueles que, mais tarde, foram classificados como sirênios.

O Digimon AncientMermaimon, foi criado com base nas sereias. No desenho, ele é representado com um tridente, que é o símbolo de Poseidon, instrumento com o qual ele controlava os oceanos.

 

Este próximo Digimon que apresento é, na minha opinião, é um dos mais interessantes apresentado. Como os demais, AncientSphinxmon (sphinx = esfinge) é mais um dos Guerreiros Lendários. O seu nome evidente, vem da Esfinge e apesar de no desenho ele parecer egipcio, a esfinge também existe na Mitologia Greco-Romana.

Existia apenas uma esfinge na mitologia Grega, um demônio exclusivo de destruição e má sorte, de acordo com Hesíodo uma filha da Quimera e de Ortros ou, de acordo com outros, de Tifão e de Equidna. Ela era representada em pintura de vaso e baixos-relevos mais frequentemente  assentada ereta de preferência do que estendida, como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas garras e peitos de um leão, com uma calda de serpente e as asas de uma águia. Hera ou Ares, mandaram a esfinge de sua casa na Etiópia (os gregos lembram a origem estrangeira da esfinge) para Tebas e, em Édipo Rei de Sófocles, pergunta a todos que passam o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o Enigma da Esfinge, decifra-me ou devoro-te.

O enigma era: Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois e à tarde tem três?

E assim a esfinge estrangulava qualquer um que não soubesse a resposta. Até que um dia Édipo resolveu o enigma. Eis a resposta:

O Homem. Ele engatinha quando bebê, anda sobre os dois pés quando adulto e usa um arrimo (bengala) quando é ancião.

Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício.

AncientSphinxmon teve seu nome com base na esfinge e é a digivolução de Cerberumon.

E por falar em Cerberumon…chegou a vez dele.

 

Como o próprio nome diz, este Digimon é inspirado em Cérbero, o cão de três cabeças guardião de Hades. É ele que impedia que as pessoas que não tivessem mortas passassem o portão de Hades, e adentrassem o reino. Apenas um conseguiu tal feito. 

A descrição da morfologia de Cérbero nem sempre é a mesma, havendo variações. Mas uma coisa que em todas as fontes  está presente  é que Cérbero era um cão que guardava as portas de Tátaro (Hades) não impedindo a entrada e sim a saída. Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa, era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir embora, ele a impedia, tornando-se uma fera temida por todos. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero saindo vivos do submundo foram Hércules, Orfeu, Eneias, Psiquê e Ulisses.

Cérbero era um cão com várias cabeças, não se tem um número certo, mas na maioria das vezes é descrito como tricéfalo. Sua calda também não é descrita da mesma forma, às vezes aparece como dragão, outra hora como cobra e outra como de cachorro mesmo.

Outra curiosidade é que às vezes junto as suas cabeças, aparecem serpentes cuspidoras de fogo saindo de seu pescoço ou até mesmo de seu tronco.

Para acalmar a criatura, os mortos que residiam no submundo jogavam-lhe um bolo de farinha e mel que os seus entes haviam deixado no túmulo.

Seu nome, Cérbero vem da palavra Kroboros, que significa comedor de carne. Cerberu comia pessoas. E uma outra curiosidade. Quando Cérbero esta dormindo, ele está com os olhos abertos, agora quando ele está acordado, ele está de olhos fechados. Uma estratégia na verdade.

No desenho Digimon Frontier, neste conceito de morte, Cerberumon está corrompido pelo mal, sugando os códigos do digimundo e encaminhando-o para a morte.

O nome deste Digimon vem do ser mitológico Cocatrice. Certamente você já ouviu falar sobre ele, só que com outro nome…

 

Cocatrice ou Cocatriz simplesmente é uma criatura simplesmente fantástica…

Na maioria das descrições tem um corpo de uma réptil alado com pernas e crista de galo e uma cobra na cauda. Em algumas versões, é dito que a cocatrice possui várias formas, sendo ou um reptil alado, ou uma quimera completa.

Desde a Grécia Antiga, o animal entrava na categoria de seres fantásticos conhecido como Basilisco (visto em Harry Potter) que possui a capacidade de transformar em pedra todos que fixam o olhar ao dele.

Para a Heraldica, a cocatrice é vista como um animal semelhante a um dragão com a cabeça de galo.

Já em Portugal, a cocatrice se tornou uma personagem folclórica. Seu nome foi abreviado para coca, e seu papel e semelhante ao Jack Lanterna americano, ou à um bicho-papão.

No Brasil, se assemelha com a cuca do sítio do Pica Pau Amarelo.

Em Digimon, esta criatura é representada como um galo que não sabe voar e que transforma os digimons dos digiescolhidos em pedra.

 

E então pessoal? Gostaram de mais esta parte da Mitologia Digimon? Então compartilhem esta postagem em suas redes sociais para me motivar a estar trazendo mais curiosidades e a continuação desta incrível jornada pela Mitologia Digimon.

Conto com os comentários de vocês. Dependendo dos pedidos eu trago logo a terceira parte. Um forte abraço e até mais.