Olá, galera da Rádio J-Hero! Hoje quero contar para vocês uma história que conheci há pouco tempo, uma bela história de amizade além do tempo. Uma amizade que foi formada através dos games que, assim como eu, vocês também devem ter.

Espero que gostem, e, se curtirem, trago mais matérias assim no futuro! Boa leitura!


O cenário competitivo de fighting games hoje em dia não é um dos maiores, mas, com toda certeza, nomes como Daigo “The Beast” Umehara, Infiltration (Seon-woo Lee), Tokido (Hajime Taniguchi), SonicFox (Dominique McLean) entre outros deixaram sua marca na história dos jogos de lutas. Não foi diferente com Zéng “Xiǎo Hái” Zhuōjūn, um jovem chinês que hoje é considerado o maior jogador de The King of Fighters de todos os tempos — e é desse mito que irei falar hoje.

A história de Xiǎo Hái com jogos de luta começa desde muito cedo em sua terra natal, a China, que, apesar de ser um dos países mais ricos do mundo, também é um dos que possuem a maior desigualdade social entre sua população. Xiǎo Hái tinha apenas seis anos quando conheceu o The King of Fighters ’96 e já se mostrava um prodígio mesmo com pouca idade.

Ele morava em uma área muito pobre da China e não tinha dinheiro para conseguir comprar fichas para jogar. Por conta disso, um amigo — que também era pobre — sempre o ajudava a comprar de alguma forma, para que Xiǎo Hái pudesse treinar em meio a toda dificuldade de ambos.

Xiǎo Hái sonhava em competir e se tornar um pro-player em fighting games, mas devido a sua realidade era quase impossível. Então, um dia esse amigo vendeu sua bicicleta para ajudar Xiǎo Hái a realizar seu sonho. Contudo, o pai desse amigo o castigou severamente, pois a família passava dificuldades, e o afastou de Xiǎo Hái. Os dois nunca mais se viram desde então.

Essa grande amizade — e o esforço do amigo — tornou-se a principal motivação para que Xiǎo Hái alcançasse o seu sonho, não só por ele, mas também pelo outro garoto. Ele treinou ainda mais, se dedicou ainda mais, para que um dia se tornasse o melhor do mundo, assim ele poderia novamente encontrar o velho amigo e agradecer por tudo o que ele fez.

Com 12 anos, Xiǎo Hái conquistou seu primeiro título no FGC em Guǎngzhōu e, em 2012, se tornou oficialmente pro-player se juntando a elivepro. Em 2014, ele conquistou seu primeiro título expressivo: a coroa da EVO no King of Fighters XIII. Xiǎo Hái havia alcançado o seu sonho de se tornar um profissional de jogos de luta e ser reconhecido mundialmente, mas ainda faltava uma coisa: encontrar seu velho amigo.

Anos depois, em um campeonato, Xiǎo Hái estava prestes a iniciar o combate contra seu oponente, mas, quando observou a plateia, em meio a tantas pessoas estava um rosto familiar… o rosto de seu velho amigo — que estava lá, torcendo por ele e erguendo uma placa com a escrita: “Não se preocupe, eu tenho fichas!”.

Xiǎo Hái finalmente encontrou seu amigo e naquele momento percebeu que, assim como ele nunca desistiu de alcançar os seus sonhos, o amigo nunca deixou de torcer e acreditar nele.

Atualmente, Xiǎo Hái e seu amigo sempre se encontram e nutrem uma amizade mais forte do que nunca. Xiǎo Hái também conquistou diversos outros títulos durante os anos, sendo indicado pela Tencent como o “Competidor de E-sports do Ano”. Conquistou também o título popular de “Maior jogador de The King of Fighters de todos os tempos”, principalmente pela sua grande habilidade que o possibilita jogar com apenas uma mão.