Olá, meus caros viajantes, tudo bem? Hoje vim aqui comentar sobre o episódio 4 de Bleach: Thousand-Year Blood War. E sim, o texto terá muitos spoilers!

Bleach: A Guerra Sangrenta dos Mil Anos

Último arco canônico da obra criada por Tite Kubo nos mangás. A trama coloca o protagonista Ichigo Kurosaki contra os poderosos Wandenreich. O grupo, liderado pelo rei Yhwach, é formado pela elite dos mais poderosos Quincies. Os Quincies supostamente tinham sido derrotados pelos shinigamis há milhares de anos, mas enquanto todos pensavam que tinham sido extintos, eles se esconderam esperando o momento certo para contra-atacar, finalmente declarando uma guerra em busca por vingança. Toda a verdade e os segredos escondidos pelos Soul Reapers durante mil anos finalmente serão revelados à medida em que a batalha final de Ichigo Kurosaki avança e a história de Bleach se aproxima do fim.


O episódio 4 de Bleach: Thousand-Year Blood War inicia com uma recapitulação dos episódios anteriores: os Sternritter iniciaram seu ataque à Soul Society, acendendo 16 pilares de chamas azuis Reishi em todos os 13 distritos, e vemos uma sequência dos eventos até ali: a tentativa fracassada de Ebern de roubar a Bankai de Ichigo, o domínio completo de Sternritter J sobre o Hueco Mundo, nos fazendo recordar não apenas dos principais pontos da trama, mas também dos mistérios não resolvidos da série. Desde o retorno de Bleach três semanas atrás, esperávamos mais respostas sobre de onde os Wandenreich vieram, como eles conseguiram acumular tanto poder e o que será necessário para detê-los. Nos ataques anteriores, o Wandenreich tinha entrado e saído antes que qualquer um dos tenentes e capitães Soul Reaper mais populares pudessem responder. Agora, Shunsui Kyōraku, Tōshirō Hitsugaya, Sajin Komamura, Suì-Fēng, Rōjūrō Ōtoribashi e Byakuya Kuchiki, alguns dos personagens mais fortes que vimos em Bleach, têm a oportunidade de enfrentar os Quincies cara a cara!

Embora eu entenda por que os capitães queiram lidar com a situação por conta própria, sinto que eles deveriam ter decidido entrar em contato com Ichigo antes, considerando que ele ajudou a Soul Society inúmeras vezes e é incrivelmente poderoso. Acho que pedir ajuda o mais rápido possível poderia ter evitado muitas das mortes que ocorreram, mas compreendo a decisão de Tite Kubo de aumentar as apostas e manter Ichigo fora do conselho. Os capitães se posicionaram para proteger a todos, porém ir para a batalha sem muitas informações sobre o inimigo traz grandes riscos. Devido ao Sternritter ser muito forte (falarei mais a frente sobre isso), o shinigami não teve chance de lutar contra eles sem ativar sua Bankai, o que em contrapartida significava que essa ativação permitiria que o Sternritter os “selasse”.

Era necessário um certo tipo de sacrifício. Byakuya Kuchiki foi o primeiro a afirmar isso. Seu plano era liberar sua Bankai na frente de seu inimigo e então pedir a Renji para observar como sua Bankai seria “selada” para que o shinigami pudesse usar essas informações. Juntamente com Byakuya Kuchiki, Sajin Komamura, Suì-Fēng e Tōshirō Hitsugaya também tiveram suas Bankais retiradas. A percepção de que suas Bankais não havia sido “selada”, mas, sim, “roubada” estava bem nítida! Deixar quatro capitães impotentes foi um grande baque para a força de combate da Soul Society, mas Kurotsuchi e Urahara apresentarão uma contramedida brevemente, eles só precisam sobreviver. Kisuke Urahara descobre três habilidades dos Sternritter que ele quer que Ichigo saiba. Primeiro, os Sternritter podem ativar sua forma final, Vollständig, que absorve todos os Reishi na área circundante, incluindo o terreno do Hueco Mundo e habilidades espirituais como Santen Kesshun de Inoue Orihime e Fullbring de Chad. Segundo, os Sternritter podem infundir Reishi em suas veias através de uma habilidade chamada Blut. E terceiro, os Sternritter podem roubar a Bankai de um Soul Reaper (como falei anteriormente). Uma observação adicional é que os Sternritter não podem usar Vollständig e Blut simultaneamente, e isso pode ser usado por Ichigo posteriormente.

Por que a Bankai de Ichigo não pode ser roubada?

Como afirmado pela análise de Urahara, Ichigo é o único Soul Reaper que não é afetado pela habilidade de roubarem sua Bankai. Embora essa imunidade forneça a Ichigo uma razão para retornar à Soul Society, ela também cria mais mistérios que não vão ser solucionados neste episodio. Pode haver uma razão mais fundamental, mas essa informação não será revelada agora, teremos que esperar um pouco mais antes de descobrir se a imunidade de Ichigo é causada por acaso ou ligada a outra coisa.

Os Sternritter

Mostrados nos três episódios anteriores, os Sternritter são revelados como a força de combate de elite do Wandenreich sob o comando direto de Yhwach. Dessa forma, vários dos membros são apresentados oficialmente com cartões de nome neste episódio, incluindo Sternritter B, Sternritter F, Sternritter E e Sternritter U. Sternritter B parece ser o comandante dos Sternritter, porém ainda não houve confirmação oficial no anime. Sternritter F parece ser o membro silencioso, mas letal do grupo ao usar habilidades para torturar seus alvos mesmo após a morte. Sternritter E é uma lutadora experiente, e Sternritter U parece não ter escrúpulos como visto quando ele reclama sobre Sternritter B deixando sobreviventes. Podemos presumir que mais títulos associados a letras do alfabeto irão ser apresentadas no futuro, e é certo que haverá pelo menos mais alguns membros diretamente envolvidos no ataque à Soul Society. Vários membros dos Sternritter mencionam que seu objetivo primordial é purgar todos os Soul Reapers na Soul Society (semelhante ao genocídio dos Quincies há mil anos), mas não parece ser tudo que eles querem, e posso afirmar que há uma grande chance de que revelações mais chocantes apareçam mais à frente.

Conclusão

Todas as vezes que aparece uma maneira da Soul Society prevalecer, ela é eliminada com a mesma rapidez. Em arcos anteriores, sempre havia uma nova habilidade ou outra camada para aumentar o poder que nós ainda não tinham visto. Até este ponto, esse não é o caso. O Wandenreich superou todos que enfrentou, exceto Ichigo, e até agora não fica claro como que vão conseguir derrotar o Quincy King e seus Sternritter, mas voltarei aqui próxima semana para conversar com vocês sobre e irmos descobrindo juntos! De forma geral, o episódio 4 do anime Bleach: The Thousand-Year Blood War, foi sobre morte e sacrifício enquanto a Soul Society tentava manter-se de pé.


O que você achou de Kill the Shadow? Por que você acha que os Quincies estão roubando Bankais?