Hoje, dia 3 de novembro, é o Dia da Cultura no Japão, também conhecido como Bunka no Hi (文化の日), um feriado cujo objetivo é a celebração da vida, da liberdade e valorização da arte e cultura. Acredita-se que tenha sido originalmente celebrado como o aniversário do Imperador Meiji, responsável pela Restauração Meiji, período de rápidos avanços na sociedade japonesa no século XIX, marcado pela transição de um Japão feudal a uma das maiores potências industriais do mundo. O Dia da Cultura Japonesa foi estabelecido oficialmente em 1948 e desde então tem sido observado e comemorado por uma semana!

Um pouco da história

Por muitos séculos, o Imperador era uma figura controlada pelos ditadores militares conhecidos como xoguns:

Os xoguns governavam em nome do Imperador e como unificador da nação e, para se conseguir essa unificação, formavam alianças com outros chefes samurais, eliminavam sumariamente os inimigos e as resistências através da força militar. Nesse tempo, o Japão era uma nação armada.

O Imperador Meiji foi o primeiro a reivindicar o poder para a família imperial. O Xogunato Tokugawa foi abolido em 1868 e o Japão começou a se modernizar. A data era conhecida inicialmente como Tenchō Setsu (天長節). Com a morte do Imperador Meiji, em 1912, 3 de novembro deixou de ser um feriado até 1927, quando retornou com o nome de Meiji Setsu (明治節)!

Dias atuais

Em 1948, a data foi promulgada como Bunka no Hi (Dia da Cultura no Japão) e ganhou uma nova contextualização, se tornando uma tentativa de manter viva as tradições culturais da nação para que não caiam no esquecimento as tradições e costumes milenares. Dessa forma, são realizados inúmeros eventos associados à cultura e atividades acadêmicas, que envolvem exposições de arte, atividades práticas em escolas, universidades, festivais e desfiles em templos e santuários – a entrada para Galerias de Arte e Museus é gratuita durante esse período de celebrações. O Dia da Cultura é estatisticamente um dos dias mais claros do ano no Japão (entre 1965 e 1996, houve apenas três anos com chuva ocorrendo em Tóquio no Dia da Cultura), o que dá aos visitantes uma oportunidade ótima de testemunhar a rica herança cultural do Japão e também serve como um evento turístico no país.

Podemos observar muitas pessoas vestidas de quimono, e muitos escolhem a data para celebração de casamentos tradicionais. Na província de Kanagawa, em Hakone, é realizado o desfile anual do Senhor Feudal (箱根大名行列 Hakone Daimyō Gyōretsu), para retratar os antigos trajes usados durante o Período Edo (1603-1868). Outro destaque é o Santuário Meiji (明治神宮), que é um dos santuários xintoístas mais populares em Tóquio e que se localiza perto da estação de Harajuku e do Parque de Yoyogi, sendo uma parada obrigatória para quem visita a cidade. Este santuário consagra o espírito do Imperador Meiji e possui uma série de eventos no Dia da Cultura, dentre eles, apresentações de artes marciais são realizadas como o de arco e flecha, conhecido como Yabusame.

Premiação Ordem da Cultura

Como parte das celebrações do Dia da Cultura, é realizada a Cerimônia de Premiação para a prestigiada Ordem da Cultura no Palácio Imperial de Tóquio. O prêmio é entregue pelo próprio Imperador no Palácio Imperial em Tóquio para as pessoas que se destacaram em alguma área no decorrer do ano (artes marciais, teatro, música ou pesquisas acadêmicas em ciências, artes ou cultura). Essa honraria não se limita a cidadãos japoneses: qualquer um que tenha demonstrado merecimento poderá receber a premiação por suas ações.


O Bunka no Hi é uma data muito especial para os japoneses, afinal, mantém toda a cultura e tradição milenar nas ruas de todo o país. Do que você mais gostou de saber a respeito da data?