Em todo o território japonês, o segundo domingo do mês de maio é dedicado a comemoração do Haha no Hi (ははのひ), que pode ser traduzido como Dia das Mães. É um dia especial para a maior parte da população japonesa, que se organiza nas mais diversas maneiras para homenagear suas mães.

Imagem de coisas que gostaríamos de ver 🙁 – Créditos Amino Community

Originalmente era comemorado no dia 6 de março, data de aniversário da imperatriz Kōjun. A história conta que, como forma de homenagear sua mãe, o imperador Akihito elaborou um grande banquete e dedicou a sua mãe, declarando um dia festivo em todo o território japonês. Porém, alguns historiadores afirmam que, na verdade, o feriado foi introduzido por missionários cristãos em 1913.

Por volta de 1949, a prática dessa festividade havia se espalhado por todo o país; no entanto, durante o período da Segunda Guerra Mundial, a prática de costumes ocidentais foi abolida por lei no Japão. Ao final da Segunda Guerra Mundial, o Japão, que havia saído extremamente prejudicado ao final da guerra, sofreu um processo de americanização, então o Dia das Mães passou a ser comemorado no dia 8 de maio.

Feliz Haha no Hi, mãe do Ash!

Como os japoneses comemoram o Haha no Hi

Durante o Haha no Hi, é comum ver famílias passeando ou até mesmo fazendo piqueniques nos diversos parques e praças japonesas. Algumas famílias, no entanto, preferem ficar em suas casas, e os filhos se mobilizam para cozinhar deliciosas refeições para suas mães. São realizados grandes eventos em todo país para celebrar o Haha no Hi, incentivados pelo governo japonês. Desde a escola primária, as crianças são incentivadas a comemorar o feriado, fazendo desenhos, retratos da mãe e outros artesanatos.

Outra prática comum durante o Haha no Hi é a de orar em família: os filhos oram desejando bênçãos para suas mães. Algumas orações são oferecidas às mães e avós que já faleceram, e presentes e outras lembranças são deixados sobre os túmulos ou próximos às urnas.

Eren e sua mãe.

Concluo este artigo desejando um feliz Haha no Hi à minha mãe, assim como também às mães de todos da equipe J-Hero. Por fim, desejo um feliz Haha no Hi para todas as mães do mundo!