Olá, meus amores! Em nossa viagem hoje, vamos aprender mais sobre a cultura japonesa e iremos conhecer um feriado muito importante para todos os cidadãos do Japão!

No Brasil e em muitos países pelo mundo, o Dia do Trabalho é comemorado no dia 1 de maio, mas no Japão, essa data é comemorada no dia 23 de novembro. Ele é chamado de Kinrō Kansha no Hi, cuja tradução seria Dia da Ação de Graças ao Trabalho.

Origem

Inicialmente neste feriado era comemorado o Festival da Colheita, que se chamava de Niiname-sai ou Shinjō-sai. Neste festival, o Imperador dedicava a colheita do ano para os deuses xintoístas e depois dedicava-o para si mesmo, para agradecer e comemorar pela colheita do ano. Não se sabe ao certo quando esta tradição começou; porém, o Nihon Shoki, livro que relata as histórias mais antigas do Japão, cita que o ritual da colheita tem início durante o reinado do Imperador Jimmu (660–585 a.C.), tendo sido formalizado durante o reinado do Imperador Seinei (480–484 d.C.). No entanto, alguns estudiosos acreditam que os rituais tenham se originado durante o reinado do Imperador Temmu (667–686 d.C.), e a escolha da data é por um motivo bem simples: novembro é o mês da colheita do arroz, o principal produto agrícola cultivado no Japão.

Feriado e celebração

No final da Segunda Guerra Mundial, o Japão instituiu novos feriados, entre eles o Kinrō Kansha no Hi, em 1948, como uma maneira de reconhecer os direitos dos trabalhadores. É um dia de respeito e agradecimento aos trabalhadores em geral, independente de qual profissão. Muitas pessoas aproveitam o dia para fazer visitações nos santuários/templos locais, para agradecer o trabalho árduo de todos.

Nas instituições escolares as crianças que fazem ensino fundamental participam de atividades em que desenham ou fazem cartões de agradecimento que são entregues aos professores, pais ou nos kobans (postos de polícia). Se fôssemos fazer um paralelo, as comemorações do Kinrō Kansha no Hi são similares ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos (Thanksgiving Day), mas, embora os japoneses se reúnam à mesa para comemorar, não existe nenhuma refeição tradicional estabelecida para a data.

Para finalizar, trago para vocês um vídeo produzido pela equipe de redes sociais da J-Hero (postado em nosso canal do YouTube — se você ainda não nos segue, não deixe de se inscrever!) que fala um pouco sobre a data. Espero que possam gostar!


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com.