Olá, meus caros viajantes! Hoje venho falar sobre o episódio 16 de Spy × Family e já adianto que o texto contém muitos spoilers (mas, em minha defesa, eu dei uma semana inteira para vocês assistirem…).

Sinopse

Um espião talentoso, Twilight recebeu uma difícil missão: conseguir uma esposa e filha para se infiltrar em uma escola particular de elite. O que ele não sabe é que a esposa que escolheu é uma assassina, e a criança que ele adotou é uma telepata.


Na introdução do episódio 16 de Spy × Family, o episódio faz um ótimo trabalho ao brincar com a expectativa do espectador sobre o que está acontecendo com Yor. Da perspectiva de Loid, recebemos dicas de que algo estranho está acontecendo. Quando o significado da chegada tardia de Yor em casa é revelado, damos boas risadas: depois da estadia prolongada no banheiro de Loid na semana retrasada, Yor está se sentindo a pior esposa e mãe do mundo, o que a faz pedir pedir aulas de culinária à sua desagradável colega de trabalho Camilla. A série ainda consegue utilizar bem o irmão de Yor, Yuri.

Há um pouco de confusão na vida doméstica dos Forgers. Nunca tínhamos visto qualquer indicação do desastre que Yor é na cozinha. Loid foi mostrado cozinhando algumas vezes, mas não cheguei a pensar que ele era o cozinheiro da casa, e o fato de que ele e Anya estão apenas esperando Yor voltar para casa sem qualquer indicação de que ele tem algo fervendo no fogão só torna tudo mais confuso. Camilla consegue que Yor cozinhe algo comestível: o prato em questão envolve um ovo frito, então Yor replica o ensopado em que o ovo estava.

Minha parte favorita é Yuri provando a comida de Yor enquanto simultaneamente vomita. Ter visto Yor cortando a carne e aparecendo com um saco de tomates esmagados contribuiu muito para fortalecer a narrativa de que ela não sabia cozinhar. Também é um bom toque de que Yor e Yuri realmente não tiveram uma infância “normal”. Quando Camilla questiona Yor sobre a comida de sua mãe, ela não consegue se lembrar de nada inicialmente, e isso diz muito sobre o quão duro ela teve que trabalhar após a morte de seus pais. Yor assumiu toda responsabilidade para si mesma, e isto explica porque Yuri é tão apegado a ela: ela é toda a sua família, sim, mas ele também sabe o quanto ela desistiu de ser isso por ele e ele adora a comida de Yor porque é o que ele está acostumado, e porque ele reconhece o esforço dela.

Enquanto a Yor é o foco do episódio 16 de Spy × Family, também temos uma pincelada no compatriota de Loid, Franky. Vemos esse personagem coadjuvante entrar em contato com Loid com um pedido de ajuda. Eu gostei bastante dessa parte pois nos permitiu ver Loid tendo um momento para compartilhar emoções com alguém com quem ele não precisa fingir (o que é uma novidade). A parte visual do episódio fez um excelente trabalho nas duas narrativas que foram contadas. O desejo de sucesso de Yor é gritante ao longo de sua história, e, por outro lado, os conflitos de Franky recebem a quantidade certa de atenção, ambos parecem impactantes e importantes. O episódio 16 de Spy × Family continua a nos apresentar uma família e não apenas três pessoas lutando para proteger a si mesmas e seus interesses pessoais.


Spy × Family está sendo transmitido na Crunchyroll de forma simultânea com o Japão, tanto legendado quanto dublado. O mangá está sendo lançado no Brasil pela Panini e também pode ser lido no Manga Plus.