Olá, caros viajantes, como vocês estão? Ultimamente tenho consumido muitas obras que não consegui ver no período em que foram lançadas, e com isso me veio o desejo de escrever um pouco sobre as mesmas. Se gostarem desse formato de texto, tentarei trazer outras vezes. Hoje quero conversar com vocês sobre Tenki no Ko (Weathering with You), o filme do diretor Makoto Shinkai.

Após o estrondoso sucesso do seu filme anterior de 2016, Kimi no Na Wa (Your Name), Shinkai lançou seu novo filme primeiramente no Japão e posteriormente pela Ásia, chegando ao Ocidente no início de 2020. Consegui assistir ele hoje, pela plataforma do Google Play, que permite que você alugue ou compre.

Antes de continuarmos, é importante ressaltar que esse filme foi um grande sucesso, conquistando feitos como o prêmio de “Melhor Animação do Ano (2019)”, alcançou o sexto lugar no ranking de animações de maior bilheteria do Japão e ainda foi submetido ao Oscar!

Sinopse

O estudante do ensino médio Hodaka Morishima foge de sua casa numa ilha isolada e se muda para Tóquio. Ele vive seus dias em isolamento, mas finalmente encontra um emprego como escritor para uma revista obscura ocultista. Em Tóquio, dia após dia chove sem parar, e o clima parece não querer melhorar. Nesse tempo, Hodaka conhece Hina Amano, uma garota que é capaz de fazer parar de chover.

Quando Hodaka foge de casa e decide se mudar para a capital japonesa, a cidade passa por problemas climáticos. Chove constantemente, e Hodaka, que esperava que a metrópole potencializasse a realização de seus sonhos, se frusta: é um ambiente cinzento e amargo, com vielas sujas e prédios abandonados. E vai mais além: o filme consegue pincelar assuntos modernos como porte de armas, condições precárias de trabalho e a exploração sexual infantil, ou de forma resumida: os problemas que são típicos de uma cidade grande.

É interessante como diretor tem o objetivo de passar a ideia de que a humanidade está refém do clima e como isso é um desafio para a sociedade. Em Tenki no Ko, Shinkai traz à tona a dicotomia entre tradição e modernidade, dialogando com a mitologia e discutindo sobre aquecimento global, retratando uma Tóquio tão espetacular quanto a de Your Name, porém muito mais melancólica.

A mitologia japonesa aparece quando Hodaka arruma o emprego de “caça-lendas” — alguém que se utiliza de incidentes sobrenaturais para gerar conteúdo em um site de entretenimento. Em sua primeira caça, ele ouve a lenda das “Mulheres do Sol e da Chuva”, que são possuídas por deuses e são capazes de controlar o tempo. Hodaka vai descobrir que Hina é uma dessas mulheres e vai propor a ela que os dois trabalhem juntos levando o sol de volta para alguns pontos da cidade.

A narrativa cria muitas nuances repletas de empatia, humor e descobertas, que encaixam com diálogos assertivos e que impulsionam o espectador, à medida que realiza uma conexão entre o que é dito, e belas imagens que aparecem quando a protagonista usa os seus dons.

Umas das grandes certezas que nos é apresentada é de que o tempo sofre transformações constantes e, em meio as nossas tentativas, existem situações que precisam acontecer para nos ensinar, nos amadurecer e nos fazer seguir em frente, com a garantia de que tudo passa! Tenki no Ko é um espetáculo narrativo e visual que nos fala sobre esperança e recomeço, sobre o que se pode acreditar e em quem se pode depositar nossos melhores sentimentos.

Dilemas da vida contemporânea são bem presentes na história. Cada um dos personagens tem algum tipo de drama: Hodaka tenta se ajustar à vida na metrópole; Hina é jovem, mas precisa assumir responsabilidades de adulto para cuidar de si e de seu irmão mais novo; Natsumi é sempre alegre, mas luta para se adequar aos padrões da sociedade japonesa; e Keisuke ainda não superou a morte de sua esposa. Os temas são sérios e o tom é melancólico, mas a narrativa é conduzida com cenas leves e um pouco de humor.

O diretor Shinkai vai trazer à tona uma temática muito comum em seus outros filmes que é a questão onipresente da natureza, Em seu filme Kotonoha no Niwa (The Garden of Words/O Jardim das Palavras), a chuva assume um papel importante dentro da obra. Em seu longa Byōsoku 5 Centimeter (5 Centimeters per Second/Cinco Centímetros por Segundo), Shinkai utiliza elementos da natureza como a neve, servindo de uma espécie de impedimento para o encontro dos dois protagonistas e a árvore de cerejeira permeando o cenário no início da obra. Já em Tenki no Ko, a chuva vai ser o elemento estruturante da narrativa.

Parte técnica: um espetáculo

Partindo agora para os aspectos técnicos, o filme é um espetáculo! A animação é detalhada e realista. Todos os detalhes são incríveis. A animação tem várias cenas repletas de elementos elaborados, como ruas movimentadas, visões distantes da cidade etc. A fotografia é apresentada por meio de ângulos ousados e criativos. A ambientação nos passa diversos sentimentos: a chuva e o cinza trazem uma sensação de melancolia, e o verde e a luz do sol conseguem representar a alegria dos personagens.

A fotografia encontra apoio nos primeiros minutos nos tons acinzentados justamente para nos fazer entender que a mudança se aproxima e, quando acontece, temos brilho, cores e a cidade apresentada no início ganha novas nuances que também são vistas nos personagens, que recebem ainda mais detalhes!

Trilha sonora

A trilha sonora foi produzida pela banda RADWIMPS e é bem marcante, especialmente nas músicas originais. Destaco três músicas: Is There Still Anything That Love Can Do, Grand Escape (interpretado por Tōko Miura) e We’ll Be Alright. Elas conseguem entregar uma atmosfera envolvente, misteriosa e agitada nos momentos certos. Confira abaixo um pouco desse som:

Considerações finais

Tenki no Ko é, para mim, um dos melhores trabalhos de Makoto Shinkai, cujo defeito é o “azar” de ter saído após Your Name, pelo mesmo ter cativado público de todo o mundo e que se tornou um dos filmes de anime de maior bilheteria de todos os tempos. Dessa forma, é inevitável que se teçam comparações entre ambas as obras, mas para quem já gosta do trabalho do diretor, o filme vale muito a pena, e para os que ainda não o conhecem, é uma excelente maneira de começar.

Time With You é uma história sobre o conflito entre a vontade de uma pessoa e o bem-estar da maioria. A história de uma dupla de jovens que optam por desafiar as normas e expectativas, trilhando o próprio caminho numa perspectiva de esperança! O roteiro propõe o estabelecimento de amizades, a forma como entendemos quem está ao nosso redor, as consequências que o clima pode trazer na vida de muitos e, principalmente, a vontade de viver uma vida diferente, longe daquilo que não é relevante.

Ficha técnica

  • Título original: Tenki no Ko
  • Duração: 114 min
  • Lançamento: julho de 2019
  • Classificação: 12 anos
  • Gêneros: animação, romance, fantasia
  • Direção: Makoto Shinkai
  • Elenco de dublagem: Kotarō Daigo (Hodaka), Nana Mori (Hina), Shun Oguri (Keisuke Suga), Tsubasa Honda (Natsumi), Chieko Baishō (Tomi), Sakura Kiryū (Nagisa Amano), Sei Hiraizumi (Yasui) e Yūki Kaji (Takai).

Trailer


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com