Olá, habitantes deste planetinha pré-apocalíptico! O assunto de hoje é mais polêmico e mais sério, mas, como eu sempre digo, é algo que precisa ser abordado.

Recentemente, eu escrevi novamente sobre a Goo Hara, contando que a mãe, que a abandonou na infância, agora está na briga pela sua herança e comentei que ela sempre foi julgada por seus atos e recebia muitos comentários maldosos. Então, vocês me perguntaram o que ela fazia de tão horrível para receber ofensas, e é agora que eu vou falar pra gente sentar um pouquinho e conversar sobre o peso das palavras.

O problema é exatamente este: a crítica vem de todos os lados. Não só Hara, como todos os idols do k-pop estão sempre medindo cada passo que dão, pois um em falso é motivo de crítica.

Não é que os idols são perfeitos. Eles precisam passar essa imagem perante os juízes: a mídia e o público; eles precisam ser perfeitos. O problema é que cada ação humana, às vezes denominada por erro, os colocam sob o fogo. Ao longo da matéria, eu tentei anexar alguns comentários, porém eu já vi tanta coisa cruel em todos esses anos, que faltaria página pra isso. Então, resolvi colocar apenas alguns para não alongar muito o texto.

Jonghyun

Em 2010, o falecido membro do SHINee Jonghyun teve que assumir seu namoro e, bem, pessoas namoram, certo? Errado! Pra quem acompanha o básico da cultura pop ocidental, é só pensar que existem ships de cantores e atores pra todos os lados, sempre tem uma obcecada inconformada no meio, mas até o Justin Bieber teve “fandom de couple”.

Mas isso é algo bem raro de se acontecer no k-pop. E o que aconteceu em 2010 foi que as fãs ficaram revoltadas e começaram a pressionar o grupo exigindo o término do casal, protestando nas apresentações e atacando ele e a namorada até chegar num ponto em que tudo se tornou insuportável, e os dois romperam. E Jonghyun ficou por meses visivelmente depressivo depois disso. Bem, amor de fã, né?

Em dezembro de 2019, o solista Kang Daniel cancelou toda a sua agenda comunicando que sofria de depressão e ataques de pânico. Meses antes, em agosto, ele havia assumido o namoro com a integrante do TWICE Jihyo e também sofreu com comentários negativos por estar “namorando cedo demais”.

O trabalho de um ídolo é vender uma fantasia, e agora que a fantasia se despedaçou, não consigo imaginar como os fãs se sentem magoados ao pensar que eles estavam preocupados com o seu processo enquanto ele estava saindo em encontros.

Ele teve a oportunidade de ganhar milhões de milhões, mas acabou com a namorada.

[+1.454, −227] Esse cara mal estreou e já está namorando

Goo Hara

Como eu disse, Hara sempre foi criticada por tudo desde o início de sua carreira. Lembro-me que, em 2013, o integrante do Super Junior, KyuHyun, fez ela chorar num programa de tv porque ficou insistindo e a importunando sobre seus relacionamentos. Para resumir, vou apenas colocar os principais comentários depois do escândalo de setembro de 2018, que foi quando seu ex-namorado entrou bêbado em sua casa enquanto ela dormia e a agrediu, supostamente motivado por ciúmes. Na briga, ele começou a agredi-la enquanto ela ainda estava dormindo; ela ficou com hematomas e deixou arranhões nele, e ele chegou a quebrar eletrodomésticos de sua casa. Ele ainda deu queixa primeiro, e, por causa disso, ela foi desacreditada pelos internautas quando comparecia para as investigações com comentários dizendo que seu rosto parecia “bom” para quem foi agredido, questionando os locais dos hematomas e até o modo que ela cumprimentava a imprensa. Depois de agredi-la, ainda a chantageou de vazar vídeos íntimos dela, e capturas de CCTV vazadas mostraram ela ajoelhada implorando para ele não o fazer. No fim, ele foi julgado como culpado e condenado, mas até a sentença, ela recebeu muito ódio.

Tive que separar apenas dois ou três comentários por artigo para não ficar extenso demais, mas se quiserem, faço uma segunda parte mais detalhada. No desenrolar da história, houve, sim, comentários positivos, mas o foco do assunto são os comentários de ódio. É aquela coisa, se você não tem nada de bom pra dizer, não diga, porque ficar de “morde e assopra” não adianta muito, amiguinhos!

Goo Hara será investigada por agredir namorado – 12/09/2018

Ela fuma, agora agride pessoas … ela é uma bandida.

Que mundo fácil para esses palhaços … Ela provavelmente tocará a mídia mais tarde e voltará à TV chorando e choramingando

Ela parece muito doente mental

Ela realmente namora sem parar

Mesmo depois de o Portal Dispatch revelar os dois lados da história e o lado da Hara, contando que ele quem a agrediu primeiro e a chutou:

Namorado de Goo Hara revela gravidade de seus arranhões no rosto – 15/09/2018

Confira a situação do rosto e os hematomas da Hara: 1, 2

[+1.182, −62] Ela sabe que ele trabalha no setor de serviços e, no entanto, coçou o rosto tão profundamente. Isso é 100% assustador, ela é tão sem-vergonha. Aposto que ela vai sair do hospital parecendo mais frágil e fraca possível para suas investigações policiais. Todo o tempo sendo apoiado por seu gerente ~ que nojento.

Ela está errada nesse caso. O rosto do namorado estava arranhado como se ela tivesse usado uma faca.

Por que ela está hospitalizada? Ainda não consegue controlar sua raiva?

Então Goo Hara estava dizendo a verdade. Ele quebrou a porta dela e olhou para todos os machucados no corpo dela… ele usou seu status de celebridade para ameaçá-la !!!

Ainda em meados de setembro e outubro, Hara não estava conseguindo processá-lo pela chantagem e pressão psicológica em gravar o vídeo, pois, segundo o namorado, ele havia sido gravado sob consentimento e não chegou a ser divulgado. Foram vazadas capturas de CCTV dela ajoelhada implorando para ele quanto ao vídeo.

Goo Hara atualiza rede social pela primeira vez desde o escândalo com ex-namorado – 19/10/2018

[+614, −35] Não .. apenas fique quieto …… por que as redes sociais são tão importantes para você ?. .. suspiro

Uau .. ela não é normal

Essa v*dia deve ficar envergonhada! Não é hora de postar as fotos

Goo Hara compartilha suas dificuldades emocionais nas redes sociais – 09/11/2018

Difícil, mas precisa atualizar as redes sociais

Hoje em dia é difícil para todos

Fique quieta, sua tola

Fique quieta …

Hara-ya, se você é sensata o suficiente para fazer login no SNS*, postar uma foto e escrever uma legenda, realmente não é tão difícil para você

[+1.745, −245] Por que ela continua copiando Sulli? ㅋㅋ ㅋㅋㅋ –

Atualização de Foto: Hara posta mensagem ambígua em seu Instagram: “Olá/Adeus” – 25/05/2019

A verdadeira atenção que nunca se suicida. Eles se sentem satisfeitos com a atenção que recebem.

[+122, −11] Atenção … *

Não faz sentido se preocupar com celebridades. Eles são todos ricos e vivem bem. Eles só aparecem de vez em quando assim quando precisam de atenção.

E sim, ela havia tentado suicídio, mas felizmente daquela vez foi encontrada com vida e levada ao hospital e recuperou a consciência no dia 27.

Goo Hara assina com agência japonesa: “Vou trabalhar mais duro” – 22/06/2019

É realmente assim que uma pessoa que tentou suicídio deveria estar agindo … O jeito que ela está agindo depois me faz pensar se era tudo um show.

Ela não tentou se suicidar há muito tempo? Ela já está bem o suficiente para voltar a promover? Isso é estranho.

Eu pensei que sua tentativa de suicídio era tudo um show e parece que realmente era

Não é assim tão rápido? Manager Seu gerente alegou que ela estava inconsciente quando aparentemente não teve problemas com a respiração. O gerente a levou para o hospital e inventou tudo isso? ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ Isso é hilário

Então, isso prova basicamente que sua tentativa de suicídio foi totalmente inventada?

Eu realmente acho que ela fez tudo para mostrar . Provavelmente abriu a janela um pouco como Son Ho Young. As pessoas que realmente querem se matar simplesmente fazem isso em silêncio e de uma só vez. Eu acho que ela queria mostrar que estava sofrendo para poder encher seu coração com o consolo deles.

Goo Hara compartilha um conjunto de selfies divertidas – 28/08/2019

Acho que ela perdeu a cabeça

Ela finalmente está ficando louca …

Suspiro, ela é impensada ou apenas de casca grossa? Pelo menos viva em silêncio, tsk tsk

Eu sinceramente não a acho bonita, ela parece estranha

Não dê a atenção a ela

Atualização de Foto – 15/09/2019

A testa de um ser humano realmente se parece com isso …?

Seus olhos parecem lasers saindo deles .. ela parece má ㅠ

Goo Hara desfila na passarela num desfile de moda japonesa – 07/10/2019

[+1.026, −110] Essa última foto ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ suas proporções parecem hilárias ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ ela tem 160 cm de altura? Como ela é uma modelo?

Sério, por que ela fez os olhos (*cirurgia)?

Suas proporções são m*rda, o que é isso ㅋ ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ

Na última foto, eu sou o único que acha que o rosto dela parece grande demais para o corpo? Como ela está modelando com essas proporções ㅋㅋㅋ

ㅋㅋ Fique no Japão ~~ seu tamanho é perfeito para o Japão

[+10, −2] Essa última foto … sua cabeça sempre foi tão grande ;;; Ela se parece com Gollum

Qual é a última foto? Uma idosa?

Bem, gente, eu passei o dia peneirando os comentários sobre a Hara e eram muitos! E eu realmente coloquei só alguns, e ainda assim ficou gigante. Os comentários negativos sobre o escândalo com o ex acusando ela como culpada, os comentários sobre a tentativa de suicídio acusando ela de querer atenção, principalmente depois que ela tentou seguir em frente assinando com uma empresa japonesa, foram muitos, e eu só trouxe alguns dos que foram traduzidos para o inglês.

T-ara

Antes de falar da Sulli, vou falar brevemente do T-ara, que foi uma das maiores injustiças do k-pop. Geralmente as integrantes mais bonitas, que mais se destacam, as mais ousadas ou extrovertidas costumam receber muitas críticas por parte das internautas mulheres, e esse sempre foi o caso da Jiyeon, que apesar de ter sido uma das “queridinhas da Coreia”, por outro lado sempre recebeu comentários negativos.

Porém, depois do escândalo de bullying, sobre o qual eu estou preparando um dossiê completinho pra vocês, as meninas receberam os comentários mais desumanos possíveis, e todos os dias eu agradeço muito por elas estarem vivas e tentando seguir suas carreiras.

Mas, por cinco anos, elas receberam todo o ódio da Coreia e de fãs internacionais. As pessoas comentavam em redes sociais, enviavam cartas e até mesmo gritavam dizendo para elas se matarem. Durante cinco anos. Diziam para desistirem de suas carreiras, queimavam seus álbuns e pôsteres. A integrante Soyeon sofreu um acidente de carro, e os internautas encheram de comentários dizendo que ela deveria ter morrido. Outros disseram que ela provocou o acidente para ficarem com pena dela. Eu digo isso com propriedade porque eu sou fã do grupo há oito anos e acompanhei tudo, todos os comentários por todos esses anos.

Uma vez enviaram um rato morto disfarçado de “presente” para Jiyeon. O problema disso tudo é que esse bullying nunca aconteceu. E pior: a integrante que se fingiu de vítima e se aproveitou dos holofotes enquanto o grupo ruía por cinco anos na verdade praticou bullying com uma outra integrante mais nova que ela, e isso só veio à tona depois que a carreira das outras sete estava devastada. Como eu disse, vou trazer mais detalhes para vocês em breve, mas é essa história que me ensinou muito sobre o poder de nossas palavras e como é importante ir atrás dos fatos antes de ao mesmo espalharmos uma notícia. E se hoje eu sou redatora, uma das coisas que me motivaram foi o T-ara, e eu garanto pra vocês que todo o conteúdo que eu trago para vocês é com muita dedicação e eu vou atrás de comprovação de cada linha que eu escrevo (momento feels, alguém abraça a tia ;-; ).

As meninas ganhando um music show depois de cinco anos sem ganhar nenhum prêmio na Coreia e irem para festivais em que foram convidadas e não terem nem onde sentar. Essa foto destrói meu coraçãozinho de um jeito absurdo :'(

Sulli

Por fim, quanto aos comentários da Sulli, eu vou deixar alguns dos comentários aqui, mas para não deixar o texto ainda mais gigante do que está, abaixo vou linkar o vídeo do lindo do André Melo lendo, analisando e contextualizando os comentários para quem quiser entender melhor as situações em que eles foram feitos. Mas, independentes das situações, são coisas que nenhum ser humano merece ouvir. E parafraseando o que ele diz: “não foi suicídio, a sociedade quem matou”.

[+903, −203] Por que ela quer atenção dessa maneira? Ela não tem confiança em si mesma?

Se você não tem vergonha ou moral, você não é diferente de um porco

Ela é psicopata

[+1.165, −104] Voto positivo se você acha que ela encenou isso de propósito, voto negativo se você acha que foi um acidente

Ela não é louca … ela apenas gosta desse tipo de atenção

Eu nem me importaria se ela tivesse um peito bonito pelo menos ㅋㅋㅋ ㅋㅋㅋ Ela é tão magra que seu peito não é tão grande e é realmente flácido, por que ela está aterrorizando nossos olhos com eles ?

O grupo poderia ter durado muito mais se Sulli nunca fizesse parte dele, mas ela arruinou tudo

Por favor, não use f (x) fotos com Sulli ainda nelas

Ela não tem pais ou família ?! Ela foi renegada ?!

Eu posso entender que ela age assim se estivesse drogada, mas é assustador pensar que ela está tão sóbria ..

Choiza deve se sentir tão feliz por ter terminado com ela, ele deve estar doente e cansado dela ;;;

Sua boca se parece com o Coringa – *Numa foto onde ela estava normal, com roupa esportiva e sorrindo.

Ela parece tão burra

Ela não cresceu em uma casa divorciada quando era pequena? Mostra a importância da educação familiar.

Alguém, por favor, verifique se está drogada

Apenas seu típico tolo sem cérebro que nunca teve uma educação familiar adequada ou uma educação real

Ela está doente com alguma obsessão por se mostrar?

Apenas curiosa, ela realmente tem as habilidades de canto para isso?

É incrível para mim que ela ainda seja uma celebridade ㅋ

Ela se parece com uma avó

Eu vi um vídeo de dança dela no YouTube e me fez pensar em como ela se tornou uma ídolo por ser tão ruim. Ela também não pode cantar.

Nossas palavras podem tanto levantar quanto terminar de derrubar alguém. Precisamos tomar consciência das consequências dos nossos atos e palavras, não é porque é uma sociedade virtual que não o que fazemos e dizemos não acarreta em reações. E de novo eu volto a citar o ator que me motivou a escrever também este artigo, Bob Morley, o Bellamy de The 100. Que como eu contei anteriormente, também desativou o Twitter devido à comentários maldosos.

Sejam bons, sejam gentis!

Às vezes temos medo de agir como fangirls/fanboys. Mas eu penso que com o tanto de ódio e pressão que nossos ídolos sofrem, por mais que sejamos apenas um na multidão, eu acredito que um comentário positivo pesa muito no meio da pressão que eles sofrem. Não tenham medo de dizer “ei, eu adoro seu trabalho”, “você atua muito bem”, “eu te acho muito engraçado”. Elogie e reconheça o trabalho daqueles que você admira, demonstre apoio, e eu não falo apenas de famosos, mas de todas as pessoas que você gosta! Spread Love ~